TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Artigos Científicos: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

Processo artístico em seu estágio inventivo

Este trabalho vem para o meio acadêmico com o objetivo de falar sobre o papel da Arte musical nas escolas e promover reflexões sobre a integração das atividades artísticas no currículo escolar enquanto área específica como mecanismo para promoção de uma aprendizagem significativa, área que por muito tempo vem sendo trabalhada na sala de aula como mera auxiliadora das demais disciplinas.

Ao adentrar a sala de aula, seja pelo estágio ou pelo ¹PIBID/Música, é perceptível no discurso dos alunos, na maioria deles, o anseio por se aprender música. Ao mesmo tempo, a preocupação em se ter o ensino de música abordado de uma forma tradicional, em que todos aprenderão única e exclusivamente o que o professor deseja, sem se preocupar com o discurso da turma, também amedronta os alunos.

Acompanhamos nas salas de aula inúmeros discursos sobre as dificuldades na aprendizagem musical, ora pela falta de instrumentos que eles considerem interessantes para tocar, ora pela falta de preparo dos professores. Porém, a maioria das falas traz a questão de o aprendizado se tornar desinteressante por ser rico em teorias e pouco pautado na prática musical, fator que também torna difícil a compreensão dos elementos musicais por parte dos alunos.

Trazemos para a sala de aula uma proposta de material didático que prioriza a prática musical, através da criação e execução, e o desenvolvimento de uma escuta mais crítica, através da apreciação musical consciente. Tudo isto, sendo abordado de forma interdisciplinar com os conteúdos de arte visuais, onde cada unidade de trabalho contará com atividades de prática e também de apreciação visual. E, a partir daí, será construído o conhecimento acerca da música e das artes visuais, partindo do discurso dos alunos e fazendo intervenções que instiguem as suas reflexões acerca deste conhecimento. Esta proposta (no que tange majoritariamente aos conteúdos musicais) faz parte dos princípios de SWANWICK que, se postos em prática, podem ajudar a entender ainda melhor o estágio em que os alunos se encontram. E, desta forma, vem-se obtendo dados e resultados importantes nas avaliações diagnósticas com os alunos, que têm apresentado uma devolutiva positiva em relação ao aprendizado musical, que foi um conteúdo avaliado isoladamente, enquanto o projeto ainda não se pautava na interdisciplinaridade.

Tendo isso em mente, é preciso seguir três princípios. Primeiro, preocupar-se com a capacidade da criança de entender o que é proposto. Depois, observar o que ela traz de sua realidade, as coisas que também pode contribuir. Por fim tornar o ensino fluente, como se fosse uma conversa entre estudante e professor. Isso se faz muito mais demonstrando os sons do que com o uso de notações musicais. (SWANWICK 2010, p.23-24)

Assim, esta proposta de ensino de música e artes visuais organizar-se-á em forma de materiais didáticos, para serem utilizados em sala de aula, pelo professor e pelos alunos, de forma que, possam contribuir para que as dificuldades no ensino-aprendizagem sejam amenizadas, possibilitando uma aprendizagem significativa do aluno.

[...] suprir a lacuna a respeito do material instrucional produzido na área de música, bem como oferecer subsídios ao debate sobre livro didático de música, não apenas apontando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com