TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  2.620 Palavras (11 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA

SUPERIOR EM GESTÃO HOSPITALAR

GESTÃO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS HOSPITALARES

PROFE. ANA MARIA VIEGAS TRISTÃO

ARAGUAÍNA - TO

2014

RESUMO

Esta ATPS apresenta principais conceitos direcionados ao gerenciamento de equipamentos e materiais médico-hospitalar, como os requisitos relacionados à atividade destinada ao Hospital Padre Carmo que fica situado á 106 Sul, nesta cidade, trabalhando com ortopedia em geral, onde o mesmo possui um quadro de Cinco médicos especialistas e 12 funcionários auxiliares destinados a seus setores específicos, atendendo em médio de 50 a 100 pacientes por semana incluindo pacientes de outros estados.

Os objetivos da Administração de Materiais do Hospital citado podem ser resumidos de acordo com a frase: “A Administração de Materiais no hospital tem por finalidade assegurar o contínuo abastecimento dos materiais necessários e capazes de atender á demanda do mesmo, bem como cuidar de todos os problemas relacionados a materiais, fiscalizando, zelando e controlando no sentido de garantir a qualidade no abastecimento e padrão de atendimento” (Paterno, 1990).

Para atender os requisitos, tentaremos com este trabalho apresenta as etapas de elaboração de um programa de gerenciamento com base em nossas pesquisas, onde buscamos atender os itens de orientação proposto.

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento tecnológico de produtos e equipamentos tem sido induzido pela disputa do setor de saúde onde novas tecnologias permitem a melhoria de qualidade de vida da população.

Hoje a política de recursos materiais privilegia a obtenção de equipamentos com tecnologia avançada e sofisticada; consequentemente elevando seus custos de operacionalização e manutenção. Em carências de recursos básicos, nem sempre justifica essa sofisticação, como também não representa necessariamente qualidade total. Portanto, é essencial que o enfermeiro saiba encontrar equilíbrio entre essa tecnologia avançada e as reais necessidades do cliente. Eficiência nos gastos não significa comprar barato, mas, sim, preço baixo aliado á qualidade.

Os equipamentos assim como os produtos para a saúde, só podem ser comercializados no Brasil após registro no Ministério da Saúde. Esta obrigatoriedade garante que os produtos destinados aos cuidados de saúde sejam sujeitos à legislação sanitária, onde somente sejam disponibilizados a sociedade, para a utilização e/ou consumo, após o cumprimento das exigências sanitárias legais. Assim, com estes critérios tentam disciplinar o mercado, dando à população segurança quanto aos produtos e eficazes no uso a que se propõem.

Vale realçar que a qualidade e a eficiência de procedimentos envolvendo equipamentos dependem também do trato e do gerenciamento adequado. Assim, é muito importante que os profissionais tenham consciência dos riscos envolvendo a utilização dos equipamentos e que, para isso, tenham conhecimento sobre sua operação e princípio de funcionamento.

EQUIPAMENTOS

Cadeira de banho – Estrutura tubular confeccionada em alumínio aeronáutico, com cabo de empurrar, para peso de até 150 kg, com suporte para apoio dos braços, mãos e escamoteáveis, com braços laterais removíveis, com encosto anatômico para apoio total da região dorsal, rodas giratórias em nylon termoplástico (duas com freios ), montadas com rolamentos com blindagem de nylon á prova d’água, que proporcionem fácil movimentação e que não enroscam, freios de fácil acionamento manual.

Cadeira de rodas – Assento com dimensões aproximadamente de 0,45 cm x 50 cm e encosto de 50 cm de largura x 50 cm de altura, em espuma revestido em tecido impermeável, estrutura tubular em alumínio ou com tubos de aço carbono de alta resistência ou de aço inoxidável, com suporte para apoio dos bracos e mãos e estofado, sistema de assento, encosto com alinhamento postural, braço removível e que permita acesso lateral, com cabo de empurrar, apoio dos pes dobrável e regulável em altura, com suporte de soro de aço inoxidável bilateral, com breque de segurança ajustável, ser leve, de fácil manuseio e movimentações, rodas dianteiras e traseiras em alumínio que proporcionem fácil movimentação, pneu inflável com válvula.

Muletas e bengalas – Estrutura de alumínio, leve e com os pes de borracha antiderrapante; para atender a todos os tipos de incapacidade de locomoção do paciente.

Andadores – estrutura de alumínio, leve, e com os pes de borracha antiderrapante, com alturas ajustáveis.

MATERIAIS

Máscara Facial - Utilizada por um só paciente adulto ao qual foi prescrito o tratamento por pressão contínua e positiva das vias respiratórias ou por sistemas de dois níveis, em hospitais ou clínicas de saúde. Esta é uma máscara descartável que deve ser utilizada durante curtos períodos de tempo (um máximo de sete dias) para o tratamento de um só paciente, devendo ser descartada em seguida.

Gorros e Máscaras: Previne a queda de cabelo e a dispersão de partículas carregadoras de bactérias. A máscara evita a liberação de micro-organismos do nariz e da boa ao falar, tossir ou respirar. Cobertura completa do nariz, boca e regiões laterais.

Seringas - Usado por profissionais da área da saúde (ou eventualmente por usuários de drogas) para: inserir substâncias líquidas por via intravenosa, intramuscular, intracardíaca, subcutânea, intradérmica, intra-articular; retirar sangue; ou, ainda, realizar uma punção aspirativa em um paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com