TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Exames: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Este desafio profissional norteia-se na necessidade por mudanças no modelo de gestão e busca de soluções para o novo cenário na Indústria de Bebidas Pira.

A empresa Pira é uma empresa familiar, fundada pelo Doutor João, de origem nordestina e conhecido pelas suas superações e por ser carismático As empresas familiares ocupa um espaço importante no cenário econômico e social.

Fundada em 1965, a empresa pira iniciou suas atividades de produção de cachaça e conhaque artesanal. Em pouco tempo adquiriu equipamentos e sistemas robustos de armazenagem e envelhecimento, consolidando-se no mercado regional e tornando-se uma empresa de qualidade em todo Brasil.

Com o peso da idade o Dr. João decidiu em assembleia quevai aposentar-se e transferir a responsabilidade de Gestão para os filhos Paulo e Iran. Os 138 funcionários da empresa temem a falta de qualificação profissional de Paulo e Iran, que sempre respeitaram o conhecimento intuitivo e gerencial do pai e esse foi um motivo pelo qual não buscaram a qualificação profissional para gerenciar a empresa.

A seguir vamos apresentar alternativas para o processo de sucessão previsto para a Indústria de Bebidas Pira.

PASSO 1

1 - COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO GESTOR

PAULO IRAN

Relacionamento interpessoal X X

Gestão de pessoas X X

Foco nos resultados X -

Pro atividade X -

Liderança X -

Criatividade - X

Boa comunicação X -

Flexibilidade - X

Capacidade de negociação X -

Visão estratégica X X

Capacidade de trabalhar em equipe X X

Comprometimento com a empresa X X

Foram constatadas que os dois possuem habilidades para se tornarem gestores da empresa, Porém PAULO e IRAN possuem algumas deficiências que talvez possam se tornar competências, desde que desenvolvidas possam se aperfeiçoar, a tabela mostra as competências e habilidades deficitárias encontradas, inerentes ao perfil de Paulo e Iran.

Iran possui 5competências e habilidades deficitárias, Foco nos resultados, pro atividade, liderança, boa comunicação e por ultimo capacidade de negociação. Paulo por sua vez possuí 2competências e habilidades deficitárias, criatividade e flexibilidade. Participar de palestras para empreendedores os ajudara a enfrentar essas deficiências e transforma-las em competências.

Paulo e Iran possuem competências e habilidades deficitárias, porém Paulo abrange maiores habilidades para se tornar gestor da empresa. Devido a isso sugerimos que Paulo seja o sucessor de Dr. João.

Contudo Iran possui qualidades úteis para Indústria, poderá assumir o cargo de Gerente administrativo, visto que também é um ótimo profissional e possui qualidades para assumir o cargo.

PASSO 2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com