TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Ensaios: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as estratégias pedagógicas para a melhoria da aprendizagem e comportamento dos alunos a partir da Terapia Assistida por animais na Educação. Este estudo tem por objetivo avaliar o nível de sociabilização no comportamento da criança/adolescente com deficiência intelectual em terapia assistida por animais (TAA).

Para refletir:

“Cães nunca falam sobre si mesmos, mas escutam

você enquanto você fala de si mesmo e

mantêm aparentemente interesse na conversa”

Jerome K Jerome

Passo 2

Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais

Criança 1 - Felipe nove anos mora com a mãe, padrasto e três irmãos menores, depois da aula ajuda a mãe a recolher materiais recicláveis. Frequentemente aparece com marca roxa nos braços e pernas.

Regras morais: apanha os objetos dos colegas, vive arrumando briga com os colegas, responde o educador, fala palavrões, cuspiu no colega.

.

Regras disciplinares: não respeita o educador, chega sempre atrasado, chuta a carteira, cadeira, ausenta da aula sem pedir permissão, não aceita repreensão, cospe nos colegas.

Hábitos: não toma banho, uniforme rasgado e sujo. Não penteia o cabelo, está com piolhos.

Criança 2 – Vitória oito anos foi abandonada pela mãe e adotada por um casal que já possuía uma filha, esta acima do peso, vive gritando com todos a sua volta, não gosta de ser contrariada, arremessa os materiais no chão.

Regras morais: não respeitam os pais, os professores e vive dizendo que eles não mandam nela, usa palavrões.

Regras disciplinares: não usa o uniforme escolar, quer ir ao banheiro toda hora, come na sala de aula, faz uso do celular, masca chiclete.

Hábitos: gosta de comer guloseimas em horários impróprios, não gosta de tomar banho.

Passo 3

Problemas de aprendizagem específicos

Fabiano nove anos

Dificuldade de atenção, concentração e hiperatividade.

Fabiano é o segundo filho de um casal que mora na periferia e devido às dificuldades da família, não tem condição de dar um tratamento adequado ao filho, pois os pais permanecem a maior parte do tempo fora de casa porque trabalham e o menino fica com a irmã mais velha de 15 anos. E com isso acaba prejudicando mais ainda o comportamento dele, por causa do distúrbio de hiperatividade. O fator que mais caracteriza é a falta de capacidade do indivíduo se concentrar e prestar atenção no que está sendo apresentado a ele sem se distrair com qualquer outro estímulo. Aparentemente sente uma necessidade extrema de prestar atenção em estímulos novos e muitas vezes irrelevantes. Criança com dificuldade passa a impressão que nunca conseguem completar nenhuma tarefa iniciada, pois assim que começam uma nova empreitada facilmente se distraem e passam a fazer outra coisa e assim sucessivamente deixando um rol de tarefas incompletas assim que elas vão passando de uma para outra. Esta criança também apresenta uma dificuldade de memorizar coisas e se lembrar de compromissos, encontros, onde deixou certos objetos (como chaves). A criança acostuma a apresentar problemas com o aprendizado seja através da dificuldade em prestar atenção e manter a concentração por outros problemas sociais no ambiente escolar por causa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com