TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Ensaios: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  2.078 Palavras (9 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

A presente produção textual objetiva abordar metodologicamente os diferentes aspectos, conceitos e vertentes que abarcam um único caso.

Por meio de uma situação, conteúdos estudados em diferentes disciplinas se correlacionam, tais como liderança e seus diferentes estilos, clima organizacional, ética profissional, e uma síntese acerca da parceria entre uma empresa privada e administração pública para atuar em uma campanha de trânsito.

Serão abordados os problemas apresentados pelo DETRAN/RS em relação ao custo despendido na campanha, e o porquê dos cortes orçamentários efetuados pela Assembleia Legislativa.

Por fim, é importante salientar que o desencadear da situação apresentada desde a contratação da empresa até o final de uma campanha da Trânsito, estão ligados ao controle dos gastos pela Administração Pública, mas com foco principal a preservação da vida humana no trânsito.

2 DESENVOLVIMENTO

Desde os anos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas, já se buscavam o controle dos gastos e dos orçamentos anuais, mensais e diários.

O Orçamento Nacional deve ser equilibrado. As Dívidas Públicas devem ser reduzidas, a arrogância das autoridades deve ser moderada e controlada. Os pagamentos a governos estrangeiros devem ser reduzidos, se a Nação não quiser ir à falência. “As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, em vez de viver por conta pública.” Marcus Tullius Cícero - Roma, 55 a.C..

2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA

A situação proposta gira em torno de uma parceria entre uma entidade de publicidade e o Estado representado pelo DETRAN. Com o fito principal de saber como funciona as coisas nos órgãos públicos apresentamos algumas definições básicas:

O Orçamento público é um instrumento de planejamento e execução das Finanças públicas. Na atualidade o conceito está intimamente ligado à previsão das Receitas e fixação das Despesas públicas. No Brasil, sua natureza jurídica é considerada como sendo de lei em sentido formal, apenas. Isso guarda relação com o caráter meramente autorizativo das despesas públicas ali previstas. Os orçamentos contem estimativa das receitas e autorização para realização de despesas da administração pública direta e indireta em um determinado exercício, que, no Brasil, coincide com o ano civil.

A Lei orçamentária anual deve trazer em peça única a previsão de todas as receitas, bem como a autorização de todas as despesas da administração direta e indireta, relativamente aos três Poderes e, ainda, da seguridade social. Para cada ano deve existir uma lei orçamentária (art. 165, III, da Constituição brasileira).

Existem princípios básicos que devem ser seguidos para elaboração e controle dos Orçamentos Públicos, que estão definidos no caso brasileiro na Constituição, na Lei 4.320/64, no Plano Plurianual, na Lei de Diretrizes Orçamentárias e na recente Lei de Responsabilidade Fiscal.

O Poder Legislativo do Brasil é um dos poderes constituídos pelo chefe do país. A Constituição Federal adota os princípios da soberania popular e da representação, segundo os quais o poder político pertence ao povo e é exercido em nome deste por órgãos constitucionalmente definidos. Para tanto, a Constituição Federal constitui três Poderes, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, independentes e harmônicos. O Poder Legislativo do Brasil é exercido, no âmbito federal, desde 1891, pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, compostos, respectivamente, por deputados federais e senadores.

No Brasil, a Assembleia Legislativa de uma unidade federativa (estado) é o órgão de representação do Poder Legislativo dos estados através dos deputados estaduais.

Empresa publica -----Aquela que possui personalidade jurídica de direito privado, patrimônio próprio e capital exclusivo do Estado, sendo criada mediante lei específica e administrada pelo Estado, para suprir suas necessidades.

Administração Direta é aquela composta por órgãos ligados diretamente ao poder central, federal, estadual ou municipal. São os próprios organismos dirigentes, seus ministérios e secretarias. Ex. (DETRAN)

Administração Indireta é aquela composta por entidades com personalidade jurídica própria, que foram criadas para realizar atividades de Governo de forma descentralizada. São exemplos as Autarquias, Fundações, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista.

Depois de conhecermos o que é orçamento público e como ele é elaborado, e sabermos em qual poder insere a Assembleia Legislativa e sua principal função, vamos analisar a situação do caso DETRAN/RS, Apesar da boa receptividade do projeto até o momento, nem tudo eram flores para a equipe de Vitor. Alguns problemas e desafios se colocavam em seu cotidiano:

A verba limitada do cliente, o governo, em virtude de cortes de orçamento feitos pela Assembleia Legislativa, obrigando as campanhas a ter qualidade, mas custo baixo de produção e veiculação.

O tempo escasso do cliente para discussões sobre o projeto, levando a equipe da MTV a ter de ser proativa em decisões e ações rápidas. A pressão de aparecer com uma ideia realmente boa e inovadora, pois havia uma expectativa em cima da marca MTV, para tratar o assunto “trânsito seguro” de maneira que não soasse “careta”, mas realmente envolvesse o publico jovem.

A empresa MTV passou a mostrar para o poder publico que poderia mensurar com indicadores que apontassem com o investimento publicitários valeria a pena para as pretensões do governo sobre o assunto

Mostrar ao cliente que poderia haver formas de mensuração, com indicadores que apontassem como esse investimento estava valendo a pena, e que enfrentassem pressões internas de outros órgãos do governo que desejavam emplacar outros projetos.

Com a necessidade de desenvolver o projeto com rapidez e pro atividade, a equipe comandada por Vitor buscou recurso junto ao Professor Kulter que orientou que marketing se baseia em promessas: de valor, de satisfação, de qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com