TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Artigo: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  179 Visualizações

Um homem atormentado. Estudioso. Cuidadoso. Detalhista ao extremo. Assim era o pintor francêsNicolas Poussin (Les Andelys, 1594 - Roma, 1665) em relação a seu processo de criação. Isso, entre outras coisas, é o que descobri em mais uma excelente aula ministrada pelo Prof. Renato Brolezzino MASP. Não é a primeira vez, aliás, que menciono neste blog as aulas desse mestre que consegue aliar uma erudição incrível a uma leveza e um bom humor impressionantes. E não é por acaso que todas as suas aulas no Grande Auditório do MASP fiquem completamente lotadas e, não raro, faltem lugares para sentar.

Desta vez, a obra analisada foi 'Hymenaeus travestido durante um sacrifício a Príapo' ou 'Himeneu assistindo a uma dança floral em homenagem a Príapo', um imenso óleo sobre tela de Poussin que pertence ao MASP, mede 1,67 m X 3,76 m e foi pintado, provavelmente, entre 1634 e 1638.

Mas antes de analisarmos a pintura, vamos falar um pouco de quem a pintou: Nicolas Poussin. Embora tenha nascido na França, Poussin não gostava de Paris: era apaixonado por Roma, cidade rica e culta que adotou para viver a maior parte da vida. Sabe-se que, em 1623, o artista já estava na cidade. Ao chegar lá, enfrentou inúmeras dificuldades, mas conseguiu travar relacionamento com homens importantes. Um deles foi o poeta Giambattista Marino, que o apresentou a grandes aristocratas romanos que passaram a encomendar suas pinturas. Sabe-se que Poussin conheceu

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com