TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  14/4/2015  •  Abstract  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

TEORIA DO DÉBITO E DO CRÉDITO.

ORIGENS E APLICAÇÕES . ORIGEM DE RECURSOS! Na contabilidade significa DE ONDE VEIO o que voce precisou usar, como exemplo: dinheiro, água, luz, salário. Por que dinheiro? porque alguem teve que lhe dar dinheiro. Ou seja, se você pede dinheiro emprestado quem lhe cedeu? OS SEUS CREDORES! Se lhe emprestaram, você fica devendo, e as dívidas ficam no PASSIVO. Então posso considerar que as companhias de água e luz são credores da empresa? Claro, porque lhe cederam isto para você usar e depois pagar! Ou seja, o que você vai pagar por ter usado está também no PASSIVO. Mesmo assim é o salário, alguém lhe dá força de trabalho para depois você pagar. por isso SÃO ORIGENS!!!! Não esquecer também uma exceção do ativo: A CONTA CAIXA E CONTA BANCO, apesar de ser no ativo, SÃO ORIGENS!!! Lógico! Pois, é de lá que a empresa vai retirar o dinheiro para comprar algo para a empresa. a conta DUPLICATA À RECEBER também significa origem, pois está mostrando o valor que a empresa tem à receber de clientes. APLICAÇÕES: tudo que a empresa adquirir com os valores que vieram das origens: estoque, veículo, prédios, máquinas, investimentos em ações, investir em bancos, e demais aquisições.

Com esta explicação, já faço uma ligação sobre DEBITAR, CREDITAR, SALDO DEVEDOR, SALDO CREDOR, CONTA DEVEDORA E CONTA CREDORA que são linguagens corretas da contabilidade e que são usadas erroneamente no cotidiano..

Vamos lá: lembra de falei que ORIGENS - DE ONDE VEM O QUE A EMPRESA VAI USAR...e que quem dá recursos para a empresa e a empresa deve é representado no passivo, não é mesmo? ou seja, se a empresa foi buscar recursos quem deu para ela é chamado de CREDORES DA EMPRESA!! São as pessoas credoras, que emprestam dinheiro ou cedem algum serviço para depois a empresa pagar (água, luz, salário...). DAÍ, QUE O PASSIVO É TODO CHAMADO DE CONTAS QUE REPRESENTAM OS CREDORES. Ou seja, tudo que for registrado no passivo é chamado de saldo credor, porque representam o valor que os credores cederam. Ao contrário disto está o ATIVO!!! Ora, é com ele que a empresa vai ter que pagar os seus credores, não é mesmo? Daí que os valores registrados no ativo são chamados de DEVEDORES. Porque representam quem vai pagar aos credores, ou seja, quem paga CREDORES?? OS DEVEDORES!!! assim, ATIVO SALDO DEVEDOR & PASSIVO SALDO CREDOR.

Daí entro definitivamente nas dúvidas de DEBITAR E CREDITAR: debitar e creditar é o ato de aumentar ou diminuir os valores das contas de ativo ou de passivo. tanto debitar como creditar pode aumentar ou diminuir, depende da conta ser de ativo ou de passivo. Olha só, se a empresa comprar um veículo ela está aumentando o seu ativo. já que o ativo são SALDOS DEVEDORES eu estou aumentando dando mais valores a ele. Ou seja, estou DEBITANDO. PORQUE O QUE AUMENTA CONTAS DEVEDORAS É DEBITAR. e o que diminue?? O que diminui é justamente o contrário: É CREDITAR. Ex: ao retirar dinheiro do banco a empresa está diminuindo o saldo dela. E já que a conta banco é do ativo e todo ativo são os devedores, o ato de diminuir um devedor é FAZER UM CREDITO = CREDITAR. Lembra do empréstimo que está no PASSIVO? pois bem, se a empresa pedir mais empréstimo ela vai aumentar o que deve aos seus credores. E já que os credores são PASSIVO, aumentar o passivo é fazer um crédito = creditar. Se a empresa pagar a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com