TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Uberlândia

ICIAG- Instituto de Ciências Agrárias

Engenharia Ambiental

Trabalho De Meteorologia e Climatologia Ambiental

Aluna: Amanda Rodrigues Coelho

Matrícula: 11311EAB045

Uberlândia, 19 de abril de 2015

Este Trabalho teve como objetivo a obtenção de dados meteorológicos de uma determinada cidade, a partir do site do Instituto Nacional de Meteorologia ( INMET – www.inmet.gov.br), de dados de estações meteorológicas convencionais e automáticas. E depois foi comparado os dados das estações, com os dados climatológicos da mesma cidade.

As tabelas abaixo mostram a comparação feita entre os dados meteorológicos da cidade de Ilhéus- BA, dos meses de janeiro, fevereiro e março de 2015 e os dados climatológicos dos mesmos meses.

Temperatura

Janeiro

Fevereiro

Março

Temperatura média Instantânea (Estação Automática)

23,95

24,37

24,51

Normal Climatológica

25,9

26,0

25,9

A partir da análise dos valores da tabela, é possível perceber que as médias da temperatura encontram-se levemente mais amenas que a normal climatológica, tendo uma variação de no máximo 1,9ºC.

Em ambientes costeiros a influência do oceano é muito forte e direta. Sendo assim, a água possui um papel termorregulador o que não permite que a região tenha picos muito extremos.

Precipitação

Janeiro

Fevereiro

Março

Precipitação em mm (Estação Automática)

71,6

114,2

77,2

Normal Climatológica

151,2

182,4

216,9

Ao analisar os parâmetros de precipitação nota-se um grande desvio entre a normal climatológica e os dados fornecidos pela estação automática. Com decaimentos que chegam a até 139 mm a menos que o esperado, como visto em Março de 2015.  

Ilhéus é considerada, muito pela influência da maritimidade, uma região com alta incidência de chuvas, entretanto a realidade não coincidiu com o esperado.

Não somente na Bahia, muitas outras regiões, passam por um período de grande estiagem. Não há informações concludentes sobre a causa de tamanha variação. Pode-se então, ser considerado um período de anomalia climática, já que os índices encontram-se tão discrepantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com