TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  29/4/2015  •  Seminário  •  2.158 Palavras (9 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 9

PROJETO DE INTERVENÇÃO

aa

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO, JUSTIFICATIVA................................................................3

2. OBJETIVO GERAL E ESPECIFÍCO, PÚBLICO ALVO.....................................4

3. METAS A ATIGIR, METODOLOGIA.................................................................5

4. RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS, PARCEIROS, APOIADORES........ 6

5. AVALIAÇÃO.......................................................................................................7

6. CRONOGRAMA................................................................................................8

7. BIBLIOGRÁFIA..................................................................................................9

1- APRESENTAÇÃO

PROJETO DE INTERVENÇÃO

O Projeto de Intervenção com o tema (A Importância do Vínculo Familiar na Primeira Infância), referente ao Estágio Curricular Obrigatório II, Curso Serviço Social; será desenvolvido no CRAS ( Centro de Referencia da Assistência Social), Mabília dos Santos Furtado, localizado no Bairro Primavera III; Rua Cajueiro, n° 903, no município de Primavera do Leste.

2- JUSTIFICATIVA

Devido às várias formas deproblemas encontrados no âmbito das famílias principalmente aquelas de baixa renda e que vivem em área de vulnerabilidade social, a desigualdade social, a desestrutura familiar, entre outros fatores, são as causas da ausência da afinidade entre os membros dessas famílias, e nesse sentido as crianças menores são as mais atingidas.

Com enfoque nessa questão, esse projeto pretende atuar tanto com as mães como com as crianças de 0 a 6 anos, buscando uma forma de interação relacionado com o serviço de convivência e fortalecimento de vínculo familiar, propondo a harmonia e o estímulo no convívio entre os integrantes da família, principalmente quando essa é composta por crianças.

Segundo a psicóloga da ACIP Fátima Aparecida Siqueira de Almeida ( CRP 06/102658), “A família tem dupla função no desenvolvimento da criança. Primeiramente na satisfação das necessidades básicas como alimentação, calor e abrigo. Em segundo lugar, proporcionando-lhe um ambiente onde possa desenvolver ao Maximo suas capacidades físicas mentais e sociais. Os pais constroem o caráter da criança sua personalidade e por isso que é fundamental a presença dos mesmos, durante o desenvolvimento físico e emocional dos pequenos”.

Em concordância com Dra: Fátima, a proposta deste projeto é, discutir situações adversas presenciada no âmbito das famílias, observando através das reuniões com o grupo de mães e seus filhos menores de 6 anos, buscando resgatar a importância do vínculo familiar desde a primeira infância.

3. OBJETIVOS

3.1- GERAL:

Pesquisar e refletir, sobre o tema (A importância do vínculo familiar na primeira infância), o quepoderá ocorrer com a ausência desses vínculos, as causas e o surgimento desses problemas relacionado-os ao programa de “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiar”. Tomando como partida, a fala das mães e a desenvoltura das crianças nas atividades propostas.

3.2 - ESPECÍFICOS:

Discutir com as mães as principais causas que levam o desinteresse pela afetividade entre ambas e seus filhos menores de 6 anos.

 Refletir sobre a necessidade de desenvolver trabalhos de reestruturação familiar na unidade CRAS.

 Desenvolver palestra com mensagem que estimulem a reflexão sobre a importância da convivência familiar.

 Construir uma proposta de intervenção contra a rejeição ocasionada por problemas passados.

4. PÚBLICO ALVO:

Mães que possuem filhos menores de 0 a 6 anos, acompanhadas dos mesmos; pois, os trabalhos serão desenvolvidos, entre aos dois grupos específicos.

5. METAS A ATINGIR:

 A expectativa é que, através deste projeto, seja possível desenvolver um trabalho de resgate dos valores e do respeito entre pais e filhos especificamente as “mães”, sensibilizando-as primeiramente no prazer de ser mãe, e o prazer da afetividade que começa desde a amamentação.

 Serão abordados assuntos importantes direcionados a boa convivência no ambiente familiar, como, orientar que; desde cedo, ou seja; ainda no colo, a mãe inicia o processo de preparação do adulto de amanhã, responsável e cidadão de bem.

 Alcançar uma meta de 30 mulheres “mães” com filhos menores de 6 anos, devidamente cadastradas no PAIF; e freqüentes nas atividades ofertadas noCRAS( Mabilia dos Santos Furtado), e que vivem em áreas de abrangência e risco social.

6. METODOLOGIA:

O projeto será desenvolvido através de pesquisas feitas, que proporcione uma maior reflexão sobre as causas e conseqüências, devido a escassez do vínculo entre as referidas famílias, também serão utilizadas as seguintes estratégias metodológica.

Palestra com as mães ou responsáveis de filhos de 0 a 6 anos;

Escuta

Dinâmica de grupo

Vídeos

Mensagem de reflexão.

7. RECURSOS MATERIAIS:

TV ,

Pen-drive

data-Show

DVD

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com