TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  18/7/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

  • INTRODUÇÃO

Na atualidade o Brasil, vem enfrentando grandes problemas no âmbito educacional, devido uma serie de fatores que vem atrapalhando o desenvolvimento da educação brasileira, dentre estes problemas podemos perceber como um fator determinante à evasão que segundo dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos Anísio Teixeira), de cada 100 alunos que ingressam na escola na 1ª série, 15 não concluem o ensino fundamental, ou seja 85  concluem o ensino médio(IBGE, 2007). Com a taxa de 24,3%, o Brasil tem a terceira maior taxa de abandono escolar entre os 100 países com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), só atrás da Bósnia Herzegovina (26,8%) e das ilhas de São Cristovam e Névis, no Caribe (26,5%).

Ainda um relatório da ONU sugere que o país adote  "políticas educacionais ambiciosas" para mudar essa situação, por causa do envelhecimento da população brasileira, que deve se intensificar nas próximas décadas e reduzir o percentual de trabalhadores ativos. Levaria o nosso pais a um verdadeiro caos por falta de mão de obra Qualificada, assim torna-se necessário o aproveitamento de grande parcela dos jovens qualificando-os para evitar essa eminente realidade.

No Maranhão a situação não é diferente pois este  estado aparece na região nordeste com o maior índice de jovens fora da escola, na faixa dos 7 aos 14 anos, com índice de 4,9%. Entre todos os estados da federação a situação consegue ainda piorar, pois o estado perde apenas para o Acre que por sua vez é o primeiro da lista, sendo assim o Maranhão ocupa o segundo maior índice de evasão escolar no país.

Contudo, houve relativo crescimento em nosso estado, no número de alunos no ensino médio. Segundo relatórios do INEP, em 2004 foram 308.818 matrículas. Já em 2005 foram 312.459 e, neste ano, 327.822. Percebe-se maior investimento do poder público na rede estadual de ensino médio, em detrimento da educação básica. Nos últimos anos, o Governo do Estado priorizou esta modalidade, passando de 267.848 matrículas em 2004; 266.428 em 2005, fechando este ano com 275.725 matrículas. Acompanham este crescimento as escolas municipais de ensino médio. Foram 11.901 matrículas em 2004; em 2005 foram 14.753 e este ano 20.235 novos alunos.

Porem a evasão escolar ainda apresenta-se como um grande desafio seja para pais e escolas, seja para o governo, que apesar de saber da grande importância da educação para o desenvolvimento do pais vem investindo, porem não o bastante para resolver este problema.

Devido à falta de informações mais detalhado da evasão escolar em nosso município, torna-se necessário uma pesquisa no principal colégio de ensino médio de nossa cidade (Centro de Ensino Cristóvão Colombo), este colégio com sede na zona urbana e com polos na zona rural, apresenta-se como uma referencia no tange ao cenário do ensino médio Local, assim será possível fazer um apanhado genérico do tema em questão, para que seja feita um diagnostico da verdadeira situação do ensino médio em nosso município.

O presente artigo a ser realizado na escola Centro de Ensino Cristóvão Colombo, situado no município de Lago da Pedra/MA, pretende fazer um levantamento dos números da evasão do Ensino Médio escolar em nossa cidade, tomando como base a maior escola de Ensino Médio deste, bem como identificar eventuais causas deste problema, propor possíveis soluções.


  • Metodologia

A presente pesquisa foi realizada em um em uma escola do Ensino Médio Regular, da rede Pública Estadual de ensino, Localizada no Município de Lago da Pedra, Maranhão, precisamente, no estabelecimento aqui denominado, Centro de Ensino Cristóvão Colombo, e constitui como estudo de caso. A necessidade de se utilizar a estratégia de pesquisa “estudo de caso” nasceu da intenção de quantificar a evasão escolar, descrendo em no sobre maneira no contexto de nossa cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com