TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  4/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.106 Palavras (17 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................

DESENVOLVIMENTO.................................................................................................4

CONCLUSÃO...........................................................................................................14

REFERÊNCIAS.........................................................................................................15



  1. INTRODUÇÃO

O atual trabalho tem por objetivo descrever e conceituar um pouco sobre o cenário de atuação das organizações e o planejamento dos processos de RH que são a base principal de qualquer ação dentro de uma organização, pretendo colocar aqui meu conhecimento adquirido com o trabalho e expressar o máximo do aprendizado que me foi proporcionado.


  1. DESENVOLVIMENTO

                        Os cenários que apresentam possibilidades para o crescimento e a evolução do setor de gestão de pessoas, que podem ser divididos em duas vertentes como a Globalização e a revolução da tecnologia de informação e comunicação. Ambos, na verdade, se completam e transforma o mundo em quase uma massa homogenia, Aonde as informações chegam rapidamente. O ambiente de atuação das organizações sofrem transformações cada vez mais rápidas e intensas influenciadas pelas mesmas que exigem capacidade de adaptação, melhorando a eficiência dos processos, a qualidade dos produtos e serviços, buscando excelência no atendimento ao cliente que, são requesitos de competitividade.

Planejar faz parte de um processo que tem como objetivo estabelecer um caminho que será seguido pelos os colaboradores durante a execução de um processo. Toda organização precisa de um modelo estratégico que impulsiona o desenvolvimento, a competitividade e garante a prosperidade da organização de forma sustentável e continua. Para o RH esse è o grande desafio, saber gerir pessoas sem deixar de lado a mensuração estratégica dos resultados.

Os colaboradores devem estar sempre preparados para postos de trabalho mais complexos e que exigem capacidade intelectual e de improvisações, as empresas querem atraí-los e retê-los aqueles profissionais que tem um diferencial entre os demais que são considerados Talentos que e aqueles dotados de conhecimento que possuem algo especial, e um diferencial competitivo, que tem como características: habilidade de comunicação, liderança, bom relacionamento interpessoal, flexibilidade, autoconfiança, cooperação, trabalho em equipe, iniciativa. As organizações retê-los visando eficácia operacional e sobrevivência da empresa essas características são as mesmas competências que o profissional de recursos humanos deve possuir para que possa assumir múltiplos papeis, participando da estratégia organizacional.

A descrição e analise de cargos e um documento de fundamental importância para uma organização, pois possibilita conhecer efetivamente os cargos bem como padroniza a realização de atividades. A descrição de cargos cria um referencial que inclui o que o ocupante faz e porque faz, ao o passo que a analise basicamente detalha o que lhe e exigido em termos de conhecimentos, habilidades e capacidade necessária para que o ocupante de um cargo possa realizar adequadamente as atividades previstas para o cargo. Esse tipo de serviço oferece beneficio tanto para o empregado quanto para o empregado, e na análise de cargo que se define o perfil ideal de um candidato às competências que eles possuem.

A análise e descrições de cargo são imprescindíveis para a área de gestão de pessoas, pois contribuem o bom desenvolvimento do processo de recrutar e selecionar pessoas, dando apoio para uma possível administração de salários, facilitando assim, o entendimento de cada cargo que compõe a estrutura organizacional.

Com a industrialização e com a forma de gerenciamento que ocorreu no inicio dessa era industrial, não havia a necessidade de mão de obra com muita especialização, porem ao longo dos anos com o desenvolvimento da tecnologia, o aumento de concorrência e a globalização, surge uma necessidade bem maior de mão de obra especializada. Com toda essa revolução a necessidade de um recrutamento bem realizado os recursos e promovendo pessoas ideais para cargos em organizações trazem benefícios às empresas de todos os portes.

O processo de recrutar, ou seja, identificar e encontrar talentos e definitivamente uma atividade mais complexa, pois são realizados procedimentos que visam às necessidades das empresas e valorizam o processo com uma opinião direcionando ao candidato sendo a nova pratica de muitas empresas que pretendem alcançar o lado humano ao recrutar e aquele que será o seu maior investimento.

O recrutamento refere-se ao processo que decorre entre a decisão de preencher um cargo vago e o apuramento dos candidatos que preenchem o perfil da função e reúnem condições para ingressar na empresa. Assim o recrutamento torna-se uma das principais ferramentas em que o gestor consegue verificar se um candidato tem ou não o perfil necessário para preencher uma vaga de trabalho na empresa e consequentemente consegue sucesso á empresa bem como economia com abstinência e rotatividade de pessoas ale de conseguir maiores resultados com as pessoas mais eficientes e comprometidos com os ideais da organização.

Após receber a solicitação de pessoal, recomenda-se que o profissional de RH analise o mercado de trabalho, identificando onde estão localizados os profissionais que necessita. Cada profissão tem o seu mercado especifico suas próprias características e utilizam diferentes meios de comunicação.

Chiavenato (2010) explica que o mercado de trabalho e dinâmico e, dependendo de sua situação, oferta ou procura (ou demanda), influenciada as praticas de gestão de pessoas e o comportamento dos candidatos a emprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (179.1 Kb)   docx (39.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com