TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  23/9/2015  •  Monografia  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 7

Biografia de Aristóteles

Aristóteles foi um dos principais filósofos da Antiguidade, assim como Sócrates e Platão. Nasceu na cidade de Estagira, na Macedônia no ano de 384 a.C. Filho de Nicômaco, o médico pessoal do rei Amintas III, recebeu umas das melhores educações da Grécia. Aos 17 anos foi viver em Atenas, em busca do conhecimento e oportunidades de se aprofundar nos estudos, optou pela Academia fundada por Platão, em 387 a.C.

Tornou-se o principal discípulo de Platão que o apreciava muito, estudou na Academia cerca de 20 anos dos mais variados assuntos, até a morte de seu mestre em 347 a.C. Foi impedido de suceder o posto de Platão, apesar de ser o melhor indicado por ser considerado estrangeiro, que naquela época eram mal vistos pela sociedade ateniense.

Angustiado pela rejeição mudou-se para Assos, que se localiza no litoral da Ásia Menor, onde reinava o tirano Hérmias. Ali integrou um grupo de filósofos que tinha a assessoria direta do rei Hérmias, que por acaso era filósofo, político e conhecido de Platão. Casou-se com Pítias que era sobrinha de Hérmias, após o assassinato deste durante a invasão dos persas fugiu para Mitilene, na ilha de Lesbos, na qual passou a maior parte do tempo se dedicando a suas pesquisas e estudos. Em seguida, Pítias viria a falecer e Platão se casaria com Hérpilis, que daria à luz a Nicômaco, seu primeiro filho, a quem dedicaria um de seus livros “Ética a Nicômaco”.

Em 343 a.C. recebeu o convite do rei Felipe II de educar seu filho, portanto teve que voltar a Macedônia com a tarefa de ser tornar o professor particular do príncipe Alexandre, que mais tarde viria a ser chamado de Alexandre, o Grande. Permaneceu nesta função durante 4 anos, quando então o príncipe Alexandre assumiu o cargo do rei com apenas 20 anos, no ano de 336 a.C., depois de seu pai ter sido assassinado.

Aristóteles retorna a Atenas por volta do ano 335 a.C., no mesmo ano ele fundou a escola Liceu, que recebeu este nome por se localizar próxima aos templos do Apolo Lício, que também era chamada de peripatética, já que Aristóteles tinha o costume de dar as aulas enquanto caminhavam pelo templo de Apolo.

No ano de 323 a.C., o rei Alexandre viria a falecer depois de contrair uma febre, com apenas 33 anos e 13 anos de reinado. Após isso uma revolta liderada por Demóstenes que previa uma retomada de poder em Atenas acontecia. Diante dos acontecimentos Aristóteles teve que se mudar, visto que era macedônio temia pela sua vida e fúria dos atenienses. Deixou o Liceu a cargo de Teofrasto.

Exilou-se no sudeste da ilha Eubéia, em Cálcida, na qual morreu aos 62 anos de idade, depois de um ano de isolamento em 322 a.C. No seu testamento concedia a carta de alforria a seus escravos.

Aristóteles foi um dos filósofos mais notáveis que existiu, estudou as diversas áreas do conhecimento, como: lógica, matemática, geometria, física, metafísica, astronomia, medicina, psicologia, botânica, zoologia, biologia, teologia, antropologia, pedagogia, didática, poesia, drama, arte, retórica, ética, moral, política.

Ao contrário de Platão, Aristóteles não se limitou por que, segundo ele:

"O verdadeiro discípulo é aquele que consegue superar o mestre." Aristóteles (D.L. 5, 18).

Fica evidente que Aristóteles visava muito superar seu mestre Platão e o superou, em diversos sentidos. Ele também escreveu inúmeras obras de variados assuntos, embora muitos deles não tenham sobrevivido com o tempo e atualmente só temos conhecimento de uma pequena parcela do seu trabalho de uma vida toda.

Conhecido bem como o criador do pensamento lógico, foi o primeiro a descobrir que o morcego não é um pássaro e a baleia um peixe, pois ambos eram mamíferos. Foi o primeiro a classificar os animais a partir de suas semelhanças e diferenças, até então como ninguém o havia feito. Formulou e criou as “Quatro Causas“ que, de acordo com ele implica na existência das coisas.

Sobretudo Aristóteles foi um ser humano formidável, assim como suas ideias foram fundamentais e auxiliaram no caminho e avanço da humanidade até os dias de hoje.

Teorias e ideias de Aristóteles

Lógica Aristotélica

Aristóteles se dedicou integralmente ao campo da lógica, tido como o criador do raciocínio lógico, escreveu sobre lógica em um conjunto de livros denominado, “Organon”, que em grego significa instrumento, que para os filósofos era considerado um tipo de instrumento, daí o nome. Em sua obra ele fala que o silogismo é o objeto da lógica, dividida em três partes:

1- Princípio de Identidade: menino é menino.

2- Princípio de não contradição: impossível menino ser menino e menina ao mesmo tempo.

3- Princípio do terceiro excluído: ou o menino é menino, ou então não é menino.

A partir de momento verifica-se a lógica de acordo com as proposições que se classificam: afirmativas, negativas, universais, particulares, singulares, possíveis, necessárias, impossíveis ou não-necessárias.

Outro exemplo que parte da lógica fundamentada por Aristóteles é:

“Todos os mamíferos são vertebrados, o cavalo é um vertebrado, logo, todos os cavalos são mamíferos”

Isto é, se pode deduzir a lógica através do silogismo, que a conclusão decorre do entendimento do primeiro e segundo argumento.

A metafísica de Aristóteles

Para Aristóteles apenas havia um mundo, ou seja, aquele em vivemos, e a essência das coisas estariam nelas mesmas, diferente de Platão que segundo ele existiam dois mundos, o físico (o que nos vemos) e o ideal (aquilo que não vemos), que acreditava que as coisas eram cópias de ideias perfeitas. Por isso o mundo deveria ser explorado, de forma que o homem pudesse compreende-lo.

Aristóteles considerava na física um modelo de 5 elementos constituintes da matéria: água, fogo, terra, ar e éter (substância do qual seria feito os corpos celestes), discordava que os elementos pudessem ser constituídos por meio de figuras geométricas, como afirmavam Platão e Pitágoras.

Na física talvez o pior erro de Aristóteles fosse ter elaborado o Sistema Geocêntrico, que diz que a Terra é o centro do Universo e os planetas giravam em torno de dele, assim como o Sol. Anos mais tarde descobriu-se que na verdade o Sol era o centro do Universo e os planetas giravam em volta dele, incluindo a Terra. Mas contribuiu dando nome a Física, do mesmo modo também nomeou outras, como: metafísica, meteorologia, lógica, retórica, economia, política, ética, psicologia.

Outro ponto no qual Aristóteles colaborou foi em o primeiro a classificar os seres, do qual o exigiu um grande trabalho, já que teve que observar e dissecar diversos animais para realizar os estudos, dividiu em duas categorias: animais (móveis) e plantas (não-móveis), inclusive foi ele que dividiu os animais em: vertebrados e invertebrados. Por suas contribuições neste campo é também conhecido como o “pai da zoologia”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com