TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  12/1/2016  •  Seminário  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

4        REFERÊNCIAS        

5        APÊNDICES        



  1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é discutir sobre as ações do Banco HSBC em espionar os seus funcionários, documentos comprovam que a instituição financeira do Banco HSBC contratou uma empresa de inteligência empresarial para realizar investigações privadas devido ao alto número de trabalhadores afastados por motivos de saúde. Ainda falarei sobre a sociedade da informação e do conhecimento de seus benefícios e problemas trazidos para a sociedade porque sem dúvida é necessário um tratamento adequado para que a informação se transforme em conhecimento e assim os colaboradores possam crescer junto com essas informações e ambos possam se transformar em grandes conhecimentos para a empresa.


  1. DESENVOLVIMENTO

O HSBC é multado em R$ 67,5 milhões por espionar funcionários, os funcionários do banco HSBC sem duvida tiveram sua privacidade violada, a empresa não foi nem um pouco ética em sua ação com seus colaboradores, a vida dos funcionários foi completamente investigada inclusive sobre a família de cada um deles. A empresa deve monitorar e controlar seus colaboradores mais dentro da empresa respeitando seus limites e privacidade.

Monitorar e controlar são os esforços para garantir que as decisões que cabem aos outros subsistemas foram tomadas de acordo com as politicas da organização. Se estas decisões estão alinhadas ao objetivo estratégico e se de fato vão contribuir para os resultados desejados e se estão de acordo com valores e não ferem a cultura da organização, o objetivo é acompanhar os funcionários de perto para garantir seu melhor desempenho através da satisfação, remuneração adequada, motivação e desenvolvimento individual e não invadir a privacidade dos colaboradores como fez o Banco HSBC, com isso podemos constatar que houve sim dano moral coletivo, atingido injustificadamente do ponto de vista jurídico.

O Banco HSBC estava com um alto número de funcionários afastado por motivo de saúde, com isto deveria ter entrado com uma estratégia junto com RH, para manter seus funcionários dedicados e a fim de manter-se na empresa. De acordo com Toledo (1982 APUD SILVA, SACOMANO, MENEGHETTI, 2009), a área de recursos humanos é a área de estudos e de atividades que lida com os aspectos relativos ao elemento humano em geral, nas organizações e mais pode ser definida como um conjunto de princípios, estratégias e técnicas desenvolvidos com o intuito de atrair, manter, treinar e desenvolver o patrimônio mais valioso de uma organização, seu patrimônio humano.

A justiça investigou e comprovou que realmente o banco exagerou em suas investigações com seus funcionários, assim o banco foi condenado a não mais realizar investigações particulares sobe pena de pagamento de multa de R$ 1 milhão por empregado investigado, este ocorrido com o Banco também servira de exemplo para outras empresas a não cometer os mesmos erros com seus colaboradores.

Sociedade da informação e do conhecimento, este novo modelo de organização das sociedades assenta o modelo de desenvolvimento social e econômico, onde a informação como meio de criação de conhecimento, onde as transmissões de dados são de baixo custo e as tecnologias de armazenamento são amplamente utilizadas, onde a informação flui a velocidades e em quantidades antes imagináveis. A sociedade da informação desempenha um papel fundamental na produção de riqueza e na contribuição para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos. Tem também um papel muito importante nas empresas, pois a tecnologia e as informações utilizadas de forma correta nas empresas faz com que elas cresçam e produzam mais. Apesar de todos os benefícios não podemos esquecer dos problemas trazidos pela sociedade da informação e do conhecimento, com a introdução de maquinas e robôs nas indústrias tem-se aumentado a taxa de desemprego, existe também um alto grau de exigência, visto que é uma sociedade que vive do poder da informação, não podemos esquecer de falar também sobre a invasão de privacidade, pois em todos os lugares existem câmeras e até mesmo pessoas usando a tecnologia de forma errada para ferir outras pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (109.2 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com