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Por:   •  9/10/2014  •  1.876 Palavras (8 Páginas)  •  430 Visualizações

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Roteiro de estudo av1

1. Introdução a Organização de Computadores

Conceito de sistema

Conceitos de processamento de dados

O Computador

Conceito de Dado e informação

Etapas básicas de processamento:

• DADOS (entrada) > processamento > INFORMAÇÃO (saída);

Hardware / Software / Sistema Operacional

2. Evolução Histórica dos computadores

Dispositivos mecânicos;

Primeira Geração – Válvula;

Segunda Geração – Transistor;

Terceira Geração – Circuitos Integrados;

Quarta Geração – VLSI;

Quinta geração – Computadores Quânticos ...

3. Estrutura básica de um computador

UCP - Processador: Responsável pela execução de operações definidas por uma instrução de máquina. É constituído de milhões de componentes eletrônicos cujas funções básicas são ler, interpretar instruções e realizar operações matemáticas;

Memória / Entrada/Saída / Barramento

4. Fundamentos da programação de computadores.

Algoritmos / instrucoes.

linguagem binária

linguagens de um nível mais alto, ex: Pascal, Java, C, C++, Cobol, Delphi

compiladores e ligadores(link editor ou linker).

Função dos compiladores: traduzir um programa escrito em uma linguagem de alto nível em código binário. O arquivo resultante é chamado código objeto.

Função dos ligadores: agregar módulos em um único programa, inserindo informações de relocação de endereços e referência entre os módulos. O arquivo resultante é chamado código executável.

5. Unidades de informação

Bit: unidade para composição de uma informação. Os bits 0 e 1 são os algarismos na numeração binária e com estes dois algarismos todos os demais números podem ser representados.

Byte: unidade mínima de informação composta por 8 bits.

Word: unidade de armazenamento e recuperação de uma informação; múltiplo de byte.

Múltiplos: São representados por potência de 2.

1KB = 210 bytes / 1MB = 220 bytes / 1GB = 230 bytes

1Kb, 1Mb, 1Gb

6. Representação de dados

Sistemas de numeração

Os sistemas decimal, binário e hexadecimal

Algarismos na base 10: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Algarismos na base 2: 0 1

Algarismos na base hexadecimal: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 A B C D E F

A representação dos números nas bases binária e hexadecimal obedece às mesmas regras da representação na base decimal.

7. Álgebra computacional

A conversão entre bases, - consiste em representar um número em uma outra base e para isso serão apresentados algoritmos de conversão.

a) Da base decimal para outra base

repita

Dividir o número decimal pela base

Extrair o resto como algarismo e colocá-lo à esquerda do anterior enquanto o quociente da divisão for diferente de 0

Exemplo: representação do número 22 em binário

22 |2_

0 11 |2_

1 5 |2_ > (22)d = (1 0 1 1 0)b

1 2 |2_

0 1 |2_

1 0

Exemplo: representação do número 22 em hexadecimal

22 |16_

6 1 |16 > (22)d = (1 6)h

1 0

b) Da outra base para base decimal

Multiplicar cada algarismo pela potência da base referente a posição do algarismo e somar todos os resultados

Exemplo: 10110b = 1 x 24 + 0 x 23 + 1 x 22 + 1 x 21 + 0 x 20 = 16 + 0 + 4 + 2 = 22

16h = 1 x 161 + 6 x 160 = 16 + 6 = 22

c) Da base binária para base hexadecimal

Cada conjunto de 4 bits representa um digito em hexadecimal pois com 4 bits podemos escrever 16 números diferentes ( 24 = 16).

O número é convertido da direita para a esquerda.

Exemplo: 1 0 1 1 0 equivale a 0 0 0 1 0 1 1 0 > 1 6h

1 6

...

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