TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Ads 4 Semestre Unopar

Ensaios: Trabalho Ads 4 Semestre Unopar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade disseminar o conhecimento acerca dos Sistemas Operacionais e Linguagem de Programação.

2 Sistemas Operacionais

Sistema operacional de tempo real (RTOS - Real-time operating system). É utilizado para controlar máquinas, instrumentos científicos e sistemas industriais. Geralmente um RTOS não tem uma interface para o usuário muito simples e não é destinado para o usuário final, desde que o sistema é entregue como uma "caixa selada". A função do RTOS é gerenciar os recursos do computador para que uma operação específica seja sempre executada durante um mesmo período de tempo. Numa máquina complexa, se uma parte se move mais rapidamente só porque existem recursos de sistema disponíveis, isto pode ser tão catastrófico quanto se uma parte não conseguisse se mover porque o sistema está ocupado.

Monousuário, monotarefa. O sistema operacional foi criado para que um único usuário possa fazer uma coisa por vez. O Palm OS dos computadores Palm é um bom exemplo de um moderno sistema operacional monousuário e monotarefa.

Monousuário, multitarefa. Este tipo de sistema operacional é o mais utilizado em computadores de mesa e laptops. As plataformas Microsoft Windows e Apple MacOS são exemplos de sistemas operacionais que permitem que um único usuário utilize diversos programas ao mesmo tempo. Por exemplo, é perfeitamente possível para um usuário de Windows escrever uma nota em um processador de texto ao mesmo tempo em que faz download de um arquivo da Internet e imprime um e-mail.

Multiusuário. Um sistema operacional multiusuário permite que diversos usuários utilizem simultaneamente os recursos do computador. O sistema operacional deve se certificar de que as solicitações de vários usuários estejam balanceadas. Cada um dos programas utilizados deve dispor de recursos suficientes e separados, de forma que o problema de um usuário não afete toda a comunidade de usuários. Unix, VMS e sistemas operacionais mainframe como o MVS são exemplos de sistemas operacionais multiusuário.

É importante diferenciar os sistemas operacionais multiusuário dos sistemas operacionais monousuário que suportam rede. O Windows Server e o Novell Open Enterprise Server podem suportar centenas ou milhares de usuários em rede, mas os sistemas operacionais em si não são sistemas multiusuário de verdade. O administrador do sistema é o único "usuário" do Windows Server ou do Novell Open Enterprise Server. O suporte à rede e todos os usuários remotos são, do ponto de vista do sistema operacional, um programa sendo executado pelo administrador.

3 Linguagem C

Não existe uma linguagem de conhecimento obrigatório. Mas se existisse esta linguagem, seria o C. Também não recomendo ninguém começar a programar por ela. Mas seria uma ótima 2a ou 3a linguagem.

C está apenas uma camada de abstração acima do chamado código de máquina. Então é uma linguagem importante para você aprender ‘como as coisas realmente funcionam’.

Outro forte argumento para aprender C é que no mundo da programação, a cultura C impera. C influenciou e/ou foi utilizado para criar várias outras linguagens. Isto significa que a sintaxe C está espalhada por várias outras linguagens como C++, Java, C#, PHP ou Javascript. Logo se você aprende C, várias outras linguagens passam a ser familiares.

O próprio C++ inicialmente era compilado para C e, utilizando o compilador C, era compilado para linguagem de máquina. Embora hoje tenhamos compiladores C++, em geral compiladores C++ também compilam as instruções em C. E fato é que esta dobradinha C/C++ tem criado e inspirado várias outras linguagens. Para dar um exemplo, baixe o código fonte do PHP. Veja que ele é construído em C.

Se com C construímos o interpretador e bibliotecas da linguagem PHP, logo tudo o que pode ser feito com PHP também poderia ser produzido com C. Com C poderíamos até dispensar o Apache fazendo com que nosso programa responda diretamente as requisições que chegam pela porta 80. É claro que nunca sugeriria que alguém fizesse isso. Utilizar o PHP para desenvolvimento web é muito mais prático. A linguagem PHP é focada em desenvolvimento web. E, caso seja necessário, pode-se criar novas extensões para PHP utilizando a linguagem C.

Outro ponto é que a possibilidade de acessar diretamente endereços de memória, faz com que teoricamente tudo possa ser feito com C. Como conseqüência, C é a escolha lógica para com deseja construir um novo sistema operacional. C está na base dos sistemas Windows, Linux, Unix, Minix etc.

Em resumo, não seria exagero afirmar que a base da tecnologia hoje está, em sua maior parte, construída em C, direta ou indiretamente.

2.1 JavaScript

Enquanto as linguagens do grupo anterior são baseadas em classes, JavaScript é uma linguagem orientada a objetos baseada em protótipo. Assim, conceitualmente, tudo é objeto e não temos classes. Ter contato com este outro paradigma é o primeiro motivo para conhecer a linguagem. Vale comentar que, em relação a criação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com