TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho AVA Parlamentarismo E Presidencialismo

Artigos Científicos: Trabalho AVA Parlamentarismo E Presidencialismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade proposta

Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.

Nos dias atuais o presidencialismo e parlamentarismo andam juntos tem suas divergências por ter vários partidas uns com a mesma visão outros não.

Há vantagens e no presidencialismo e no parlamentarismo tais ela que a população escolhe as propostas feitas pelos candidatos e a que se jugar melhor pela maioria será eleita visão o bem estar do povo, que tem por obrigação fiscalizar e cobrar de forma correta o presidentes e os parlamentares eleitos que juntos criam novas proposta de leis visão beneficiar o povo, que com o decorrer dos anos está aprendendo a cobrar e fiscalizar os candidatos a presidência e parlamentares que acho que foi primordial na época dos caras pintas que em conjunto que não concordava com as propostas e corrupção que ocorria na época fizeram impeachment do ex. presidente Fernando Collor de Melo desde então a população começou a acompanhar mais a politica e ver resultado começando a florir como a criação do ficha limpa atualmente, ainda tem muito por melhorar não só dos futuros governantes mas sim de cada um popular que paga suas contas em dias, que batalha no dia a dia que tem vários meios de comunicação ao seu favor para cobrar e fiscalizar nossos representantes que por meio do presidencialismo elegendo seu presidente e ao parlamentarismo que se faz nos três poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, exercidos, respectivamente, pelo presidente da República, pelo Parlamento (no caso do Brasil, o Congresso Nacional) e pelo Supremo Tribunal ou Corte Suprema.

É no Legislativo que aprova os projetos de lei, os orçamentos que controla e divide as despesas e recursos destinados a cada estados, o Executivo e o Judiciário. Mas o presidente da República pode vetar o que foi aprovado pelo Congresso aumentando ou destinado os recursos necessários a outro estado ou projeto que assim fizer necessário.

É o presidente da República que escolhe os nomes dos membros do Supremo Tribunal que ele julgar apto a controlar o Judiciário. Mas o Legislativo deve aprovar esses nomes.

O Judiciário é que julga a aplicação das leis, podendo até mesmo suspender sua execução. Com isso, ele freia o Legislativo e o Executivo, o presidente que é o chefe de Estado que simbolizam o País, o presidente e os parlamentares são escolhidos por um período de tempo fixo e determinado, geralmente quatro. Salvo situações excepcionais, uma vez eleitos, eles têm seu mandato garantido durante esse prazo podendo ser reeleitos por mais 4 anos se julgado pela população que fez um bom trabalho durante este período e assim como aconteceu com ex. presidente Collor se não fizer bom trabalho para país poderá ser desposto ou não reeleito, mas com o andar dos anos os políticos estão sendo mais fiscalizado pelo povo há muito o que ser feito para melhoria da qualidade de vida dos brasileiros mas já estamos no caminho de um futuro bem melhor, temos o poder na mão basta sabermos utiliza-los para o bom andamento do nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com