TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Academico

Dissertações: Trabalho Academico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  2.888 Palavras (12 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Comportamento organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e seus resultados no ambiente empresarial. Visa trazer entendimento para desenvolver soluções assertivas. Toda empresa tem sua estrutura organizacional que influencia por meios de suas inovações para gerir pessoas e buscar resultados que as transformem em referencias. Para entender o que é comportamento organizacional, é fundamental saber que ele traz melhorias na gestão de pessoas, confere aos líderes a possibilidade de prever e acertar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores resolvendo tudo com qualidade e objetividade.

A eficiência refere-se a capacidade de dispor de algo ou alguém para alcançar um propósito, e o uso racional dos meios para chegar a um objetivo. A eficiência corresponde a capacidade do administrador em obter bons produtos (produtividade e desempenho) utilizando a menor capacidade de recursos possíveis (tempo e matéria) e realizar sua tarefa da melhor forma. O que significa ação, força e virtude em produzir algo ou um trabalho correto com eficácia, que diz respeito a capacidade de fazer aquilo que é preciso, fazer o que é correto para alcançar determinado objetivo tratando-se de eficácia no meio empresarial; que está relacionada a forma de gerenciamento e alcançar os resultados planejados os objetivos propostos e suas metas.

Definições de Comportamento Organizacional

O comportamento organizacional segundo Wagner III A. J. e Hollenbeck R. J. é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas.

Atualmente os fundadores do campo de pesquisa sobre o comportamento organizacional está dividido em três áreas bem distintas, são elas:

1.1 Comportamento Microorganizacional

Enfoca os comportamentos observáveis, tais como conversar com os colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou preparar um relatório. Porém também lida com as ações internas, como pensar, perceber e decidir, as quais acompanham as ações externas. Três foram as vertentes para essa definição de Comportamento Microorganizacional, são elas:

Psicologia experimental;

Utiliza teorias sobre aprendizagem, motivação, percepção e stress.

Psicologia Clínica;

Utiliza modelos de personalidade e desenvolvimento humano.

Psicologia industrial;

Utiliza teorias sobre seleção de empregados, atitudes no local de trabalho e avaliação de desempenho.

1.2 Comportamento Mesoorganizacional

Estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores. Teve sua origem a partir de pesquisas nos campos de comunicação, de psicologia social e da sociologia interacionista que forneceram teorias sobre tópicos como socialização, liderança e dinâmica de grupo.

1.3 Comportamento Macroorganizacional

Este analisa o “comportamento” dessas unidades sociais maiores, grupos e organizações, por si. Porém ambos não se comportam do mesmo jeito que uma pessoa. Entretanto certos eventos de unidades sociais maiores não podem ser explicados somente como resultados de comportamentos individuais. Esses eventos devem ser entendidos em termos de processos grupais ou organizacionais. A origem desta vertente pode ser atribuída a quatro disciplinas: a sociologia com teorias sobre a estrutura, status social e relações institucionais; a ciência política com suas teorias de poder, conflito, negociação e controle; a antropologia com suas teorias sobre simbolismo, influência cultural e análise comparativa; e a economia com suas teorias sobre competição e eficiência.

Segundo Robbins P. S.; Judge A. T. e Sobral F. o Comportamento organizacional e definido como um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura organizacional têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Essa afirmação significa que se trata de uma especialidade com um corpo comum de conhecimentos. E estuda três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. Aplicando conhecimento obtido para fazer com que as organizações trabalhem de maneira eficaz.

Em resumo podemos dizer que o comportamento organizacional se ocupa do estudo sobre os que as pessoas fazem nas organizações e de como comportamento afeta o desempenho organizacional. Enfatiza-se o comportamento relativo a tarefas, trabalho, rotatividade, produtividade, desempenho e administração.

Embora haja controvérsia sobre a importância relativa de cada um dos tópicos do comportamento organizacional, é consenso que ele inclui componentes básicos como: motivação, poder, liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudança, resolução de conflitos e negociação, desenho da tarefa e stress ocupacional.

1.4 Considerações

Os autores Wagner III A. J. e Hollenbeck R. J. discorrem sobre as vertentes do comportamento organizacional atualmente em uso, porém, em primeiro momento, não expondo sua opinião sobre o tema, em contrapartida os autores Robbins P. S.; Judge A. T. e Sobral F. tem uma definição clara sobre o assunto, se enquadrando em uma das três teorias citadas pelos autores Wagner III A. J. e Hollenbeck R. J., todavia a teoria defendida pelos autores Robbins P. S.; Judge A. T. e Sobral F. é uma teoria de meio, que faz ponte entre as duas outras áreas de comportamento organizacional mostradas, mas entende-se que apesar da aparente divergência entre as opiniões, objetivo final de ambos é a eficiência da organização em si.

1.5 Sistema Aberto e Sistema Fechado

Um sistema e qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes inter-relacionadas, interatuantes ou interdependentes dotadas de um objetivo.

1.6 Sistemas abertos

A estrutura de sistemas abertas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com