TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Academico

Artigos Científicos: Trabalho Academico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

O texto lido e a historia As tranças de Bintou nós mostra como a influencia do meio que a criança vive a influencia em diversas formas e para que a aprendizagem ocorra à criança deve passar por diversas situações de desafio de acordo com sua faixa etária.

DESENVOLVIMENTO

A criança no meio em que esta inserida aprende a forma que o grupo que ali estão sua forma de vida e cultura, com isto o educador deve ficar atento em suas maneiras de aplicar o seu conhecimento para não desvalorizar a cultura de cada individuo.

As tranças de Bintou é um conto africano escrito por Sylviane A. Diouf que nos mostra a história de uma criança que sonhava em ter tranças compridas e belas, como as de sua irmã mais velha, porém usava quatro birotes. A menina admira as tranças de todas as mulheres de sua aldeia e sempre questiona as pessoas e até mesmo os animais quando ela cresceria para poder usar tranças. Então, um belo dia sua avó conta a ela uma história e explica o porquê as crianças não usam tranças na sua aldeia, e a partir desse momento ela fica mais conformada. Então, sua avó arruma seus cabelos, com laços de fitas coloridos. A menina então se sente orgulhosa e bela por ter birotes coloridos como os pássaros.

Essa história que valoriza a diversidade cultural e dos afrodescendentes como um povo rico em conhecimento e valores, mostra que cada povo tem a sua história, sua origem, seus costumes e que estes devem ser valorizados e cultivados, e sem preconceitos. Bintou apenas se conformou que ela era criança e usava birotes nos cabelos porque sua avó com muita paciência, sabedoria e muito carinhosamente explicou o motivo pelo qual as crianças deveriam usar birotes, o que lhe deu um significado na vida de Bintou, que consequentemente se sentiu mais valorizada e amada, principalmente por sua avó.

Essa história é uma grande lição para nós professores, que devemos nos inspirar nessa história, para ensinar os conteúdos. Desta forma, estaremos ensinando com significado fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma prazerosa.

A leitura desta história faz uma intertextualidade com o texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem” para que a aprendizagem ocorra de maneira prazerosa e significativa deve-se usar diversas atividades integrando experiências cientificas com outras áreas do currículo, desta forma ocorrerá diversas conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem, e assim ajudamos as crianças a aumentarem seu desempenho mental.

ATIVIDADES

NATUREZA E SOCIEDADE

Objetivos

-Conhecer e vivenciar produções culturais brasileiras com influências africanas.

- Enriquecer o ambiente lúdico e as brincadeiras, aproveitando as informações estudadas sobre o povo Africano.

- Conhecer a influência dessa cultura em nosso país.

Conteúdos

- Heranças culturais africanas e brasileiras.

- Música, dança e brincadeiras.

Desenvolvimento

Apresente músicas brasileiras de ritmos de origem africana (como o samba e o maracatu) e converse com as crianças sobre elas: já conhecem? Se parecem com algo que já ouviram? Gostam ou não? Por quê? Explique que essas músicas têm origem em um continente chamado África, separado do Brasil pelo oceano Atlântico. Para comparar, escute com o grupo outra música (escolha, agora, uma canção tradicional africana). Questione: ela se parece com a que ouvimos antes? Peça, ainda, que a turma leve livros, fotos e outros registros do continente. O professor também deve preparar a mesma pesquisa.

Avaliação

Para avaliar o aprendizado dos procedimentos de música e dança, observe o desempenho da turma ao longo das atividades, prestando atenção especialmente na evolução, na parte rítmica. Para verificar conteúdos conceituais (como é a África, onde se localiza etc.), avalie a participação da classe nas rodas de conversa e na construção do painel coletivo, procurando perceber se cada criança levanta hipóteses, ouve a contribuição dos outros e registra no mural suas descobertas.

Alfabetização

Nomes próprios

Objetivos

-Identificar a escrita do próprio nome.

- Escrever com e sem modelo o próprio nome.

- Ampliar o repertório de conhecimento de letras.

Conteúdos

Desenvolvimento

Selecione situações em que se faz necessário escrever e ler nomes. Escrever o nome de colegas para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com