TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Academico

Ensaios: Trabalho Academico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  2.563 Palavras (11 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ – UNOPAR

JONATHAS TROMBETTA LAMAISON

Trabalho apresentado para obtenção de nota da disciplina de Marketing do Curso de Administração de Empresas da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Prof: Fabiano Galão e Henry Nonoka - Marketing

Prof: Gisleine Fregoneze - Pesquisa de Mercado

Prof: Vânia Machado – Análise Contábil

Prof: Karen Manganotti- Mercado de Capitais

Prof: Negociação- Lissandro Falkowiski

CRUZ ALTA - RS

2013

INTRODUÇÃO

Atualmente percebem-se rápidas mudanças ambientais na economia mundial e no segmento de atuação de O Boticário, essas mudanças são constantes. Nesse mercado percebe-se por meio da globalização, que vêm modificando o mesmo, principalmente com a vinda de fortes grupos do exterior para o Brasil, o que gera grande competitividade neste setor.

Assim, torna-se necessário a busca de diferenciações visando à fidelidade do cliente. Com isso o varejo tem sido pressionado a utilizar estratégias cada vez mais focadas no consumidor final.

A aplicação de estratégias de marketing adequadas, e que estejam de acordo com as possibilidades financeiras de um empreendimento, certamente ajudarão em muito uma empresa tornasse competitiva no mercado em que atua.

1. Comunicação Integrada de Marketing:

É o desenvolvimento da comunição estratégica organizacional junto ao mercado, promovendo, posicionando e divulgando produtos, serviços, marcas, benefícios e soluções.

Tem como base um sistema gerencial integrado, utilizando como ferramenta o composto de comunicação - propaganda, publicidade, assessoria de imprensa, promoção de vendas, patrocínios, venda pessoal, internet, marketing direto, eventos culturais e relações públicas. Busca atingir, com a utilização holística de todos os elementos deste composto, uma comunicação eficaz por parte do emissor junto ao seu consumidor - alvo.

2. Principais Ferramentas do composto de Comunicação:

• Propaganda: trata-se de qualquer forma paga de divulgação que tenha como objetivo apresentar e promover ideias, produtos ou serviços, de caráter não pessoal, subsidiada por um patrocinador.

• Promoção de vendas: são estratégias de marketing, efetivadas dentro e fora da mídia, em um período limitado, oferecendo suporte e incentivo a ações de venda pessoal (utiliza ferramentas de merchandising).

• Relações públicas: variedade de esforços para criar e manter uma imagem positiva da organização com seus diversos públicos (trabalha também com a geração de publicidade).

• Marketing direto: sistema interativo de comunicação que usa um ou mais meios de propaganda para obter uma resposta ou transação mensurável sem o uso de intermediários.

• Venda pessoal: é a venda em si, busca a interação e o relacionamento pessoal com o cliente, visando apresentar soluções com base em benefícios percebidos e valores agregados.

3. O Boticário e as Principais Ferramentas da comunicação:

Observa-se como consumidor que hoje em dia nas lojas da rede, usam-se as principais ferramentas do composto de comunicação da seguinte forma:

 Propaganda: As campanhas publicitárias dos produtos de O Boticário são desenvolvidas e criadas por agências especializadas em propaganda.

 Promoção de Vendas: Verifica-se o uso de algumas ações que vinculam a empresa à causa de preservação ambiental, sobretudo na linha infantil. Em 2001, por exemplo, foi lançada uma promoção em que a compra de um estojo da linha Boti – shampoos, água de colônia e sabonetes destinados à faixa etária de 3 a 7 anos - oferecia um livro de presente para crianças, com conceitos básicos sobre a preservação dos animais silvestres, dos rios, e de todo o mundo natural. Há ainda, com relação à promoção de vendas, um programa de fidelização no qual, a partir da compra do produto, a criança pode se inscrever no Clubinho Amigos do Boti, para receber materiais sobre os animais e as plantas do Brasil, além de dicas sobre a preservação da natureza.

 Relações Públicas: Alguns exemplos de destaque que foram transformados em notícia são o prêmio Top Social que a Fundação O Boticário de Proteção a Natureza recebeu em 1999 pelo programa de reciclagem “Reduzir, Reciclar e Reutilizar” e o fato da Reserva Natural de Salto Morato, mantida pela Fundação, ter sido reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. Outro exemplo de uma estratégia de relações públicas bem sucedida foi o patrocínio da Fundação O Boticário de Proteção a Natureza à edição brasileira Global da Biodiversidade, que é um documento mundial que serviu de base para as discussões da Rio 1992 e para o tratado da Biodiversidade.

 Marketing Direto: verificou-se a utilização de duas plataformas de comunicação, sendo elas o telemarketing e o email. Informações sobre os canais de comunicação direta estão disponíveis no site da empresa e nas embalagens dos produtos. O site traz algumas informações sobre a causa social adotada e um link com o site da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. Os operadores de telemarketing estão instruídos a responder questões básicas relacionadas às ações que a empresa promove na área ambiental.

 Venda Pessoal: Em relação à venda pessoal, a empresa promoveu um treinamento aos vendedores especialmente formatado ao conceito das lojas, vinculado ao merchandising. Os funcionários das lojas recebem informações periódicas sobre as ações sociais da companhia por meio de boletins enviados aos franqueados, que entre outras instruções, também destacam as ações sociais desenvolvidas.

4. O Boticário e os Fatores de Sucesso:

Vários fatores têm contribuído para este excelente crescimento do setor, como a participação crescente da mulher brasileira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com