TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Academico

Trabalho Universitário: Trabalho Academico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1.1 Vantagens para a empresa........................................................................4

2.1.2 Vantagens para o empregado....................................................................4

2.1.3 Desvantagens para a empresa...................................................................4

2.1.4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11

ANEXO A – Título do anexo 12

1 INTRODUÇÃO

Através da flexibilidade do horário os funcionários, principalmente os que ocupam cargos de maior qualificação, tem mais liberdade para controlar seus horários cumprindo suas obrigações. Eles apresentam maior autonomia nas realizações de tarefas e maior esforço para se chegar ao produto final.

O colaborador fica mais motivado ao saber que pode alterar seu horário de expediente e não precisar justificar faltas ou ausências. Isso facilita a vida do trabalhador.

Um dos aspectos mais importantes do horário flexível é o de permitir que o trabalhador programe o seu trabalho de forma a minimizar os conflitos entre as suas necessidades pessoais e as obrigações laborais.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1.1 Vantagens para a empresa:

A empresa evitaria atrasos, o desgaste dos funcionários pelo intenso horário de transito, o funcionário se sentiria mais satisfeito ao desempenhar as funções, os negócios ganham com a maior produtividade dos funcionários , redução do número de faltas, aumento da capacidade de concentração e diminuição dos acidentes de trabalho além da diminuição de horas extras, devido ao acoplamento dos horários às necessidades de produção.

A flexibilidade funciona bem para o empregador, pois isso mostra o quanto a empresa se preocupa com seu funcionários.

2.1.2 Vantagens para o empregado:

Os funcionário não se sentem ligados por meio de programação e isso eventualmente promove o entusiasmo para trabalhar, a saúde e o bem estar iram melhorar, as iniciativas que abrem caminho para horários flexíveis encorajam o empregado a se cuidar mais, os funcionário não se sentiriam obrigados a trabalhar quando estavam doentes, os funcionários tem um nível mais alto de energia, diminuição do cansaço emocional.

2.1.3 Desvantagens para a empresa:

Dificuldade na gestão de pessoas, reorganização cultural da empresa, perda da qualidade de comunicação entre os empregados, controle menos rígido sobre algumas atividades, uma vez que seu empregados passam a dispor de seu tempo com autonomia, crescimento dos problemas de coordenação do pessoal com as atividades a serem realizadas, já que a empresa não tem como saber com quantos funcionários pode contar a cada dia.

2.1.4

2.1.5

2.1.6 Elementos do processo de grupo:

Papéis: cada membro do grupo tem funções e propósitos diferentes, porém é claramente definido e interdependente;

Normas: são as regras de comportamento institucionalizadas aceitas e propagadas pelo grupo;

Status: uma posição social definida ou atribuída pelas pessoas a um grupo ou a membro de um grupo;

Coesão: soma de forças que mantêm o grupo unido e fortemente motivado para permanecer no grupo.

2.1.7 Grupos formais e informais:

Formais: são definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que oferecem tarefas. Nestes grupos, o comportamento das pessoas é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais. Os sei membro de uma tripulação de um voo comercial são um exemplo de grupo formal.

Os tipos de grupos formais são: grupos funcionais permanentes, grupos de administração, grupos temporários e comissões e comitês.

Informais: são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização. Estes grupos são formações naturais dentro do ambiente de trabalho, que surgem em resposta à necessidade de contrato social. Três funcionários de departamentos diferentes que se encontram para almoçar juntos são um exemplo de grupos informais.

Os tipos de grupos informais são: grupos de amizade e grupo de interesse.

2.1.8 As equipes:

Quando as competências dos integrantes de um grupo são aprimoradas, com o propósito de torná-lo um grupo de alto desempenho, surge uma equipe. Os tipos de equipes estão diretamente ligados ao estilo de gerenciamento das organizações, bem como a sua cultura organizacional, favorecendo e incentivando o desenvolvimento do relacionamento interpessoal entre as áreas e grupos existentes, para a manutenção e o desenvolvimento de equipes de alto desempenho.

2.1.9 Diferença entre grupo e equipe:

Equipes: esforço coletivo para atingir um objetivo, compartilham diante dos resultados globais, objetivos compartilhados e unidades de trabalho semiautônomas ou autônomas.

Grupos: esforço individual para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com