TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Academico

Ensaios: Trabalho Academico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

2.0. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO.

2.1. Conceituar Avaliação de Desempenho.

A análise de desempenho do ER Butantã ocorre mensalmente, desde 2006. Esse trabalho tem como objetivo fazer uma avaliação da eficiência das 15 Unidades de Negócio de distribuição da Sabesp por meio da metodologia Análise Envoltória de Dados (DEA), utilizando como variáveis os indicadores de desempenho do BSC para o ano de 2009.

Os resultados mostram que quatro unidades atingiram a eficiência máxima, servindo de benchmarks para as outras. Tem-se, ainda, o quanto cada unidade não eficiente precisa melhorar e onde esta melhoria deve acontecer para que a mesma possa se tornar eficiente. Com isso estes resultados poderão contribuir positivamente para a melhoria contínua da gestão da empresa.

A Sabesp adotou o Balanced Scorecard (BSC) como artefato gerencial para traduzir e acompanhar a execução do seu planejamento estratégico, no qual o Orçamento Empresarial exerce papel fundamental. Juntos, o BSC e o Orçamento atuam como grandes instrumentos de alinhamento dos planos estratégico, tático e operacional da empresa.

Sendo assim, o objetivo deste estudo é analisar o desempenho das Unidades de Negócio da Sabesp, através da aplicação da DEA á alguns indicadores do BSC da empresa para o ano de 2009. Com isso, procura-se formar um ranking de desempenho das unidades, identificar as unidades tidas como benchmarks para as outras, bem como estudar as melhorias necessárias nas unidades com baixo desempenho a fim de torná-las eficientes.

O cenário econômico da década de 1980 nos Estados Unidos foi especialmente marcado pela competitividade com outros países, principalmente Japão e Alemanha. Esse fato pressionou as organizações norte-americanas a repensar seus processos de produção e gestão, no esforço de encontrar soluções que levassem à melhoria da eficiência produtiva. O grande desafio que, se superado, poderia reverter esse quadro, consistia na adequação dos sistemas de contabilidade gerencial à tecnologia, estratégia e estrutura da organização (JOHNSON e KAPLAN, 1991).

Ainda segundo Johnson e Kaplan (1991), os três objetivos da informação gerencial são: controlar processos, avaliar o custo dos produtos e avaliar o desempenho dos gestores. No entanto, esses objetivos não vinham sendo atendi dos, e no que tange ao terceiro, as empresas necessitavam de sistemas para motivar e avaliar o desempenho de seus gestores.

2.2. Descrever os métodos utilizados pela empresa estudada e discorrer sobre suas vantagens e desvantagens;

Esta pesquisa pode ser caracterizada, de acordo com Vergara (2009), como sendo descritiva e quantitativa, pois procura-se através da aplicação da Análise Envoltória de Dados (DEA) às informações das unidades de negócio de uma certa empresa, expor características a respeito do desempenho das mesmas.

Em 2002, fruto da definição estratégica de alinhar a gestão da MO ao Modelo de Excelência, a unidade começou a estruturar uma prática sistêmica de identificação, seleção, obtenção e uso de informações comparativas, foram estabelecidos padrões de trabalho para orientar a definição “o que comparar”, “com quem comparar” e “como obter tais informações”.

2.3. Analisar os procedimentos utilizados pela organização para implementação da Avaliação de Desempenho.

As decisões geram ações corretivas, preventivas e melhorias, quando o desempenho dos indicadores não atinge o resultado planejado ou apresenta tendência negativa. Essas ações são acompanhadas pelos responsáveis e o impacto nos resultados é verificado subsequente. As decisões ficam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com