TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Academico: O Caso Dos Exploradores De Caverna (autor Lon Fuller)

Casos: Trabalho Academico: O Caso Dos Exploradores De Caverna (autor Lon Fuller). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  3.656 Palavras (15 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 15

O Caso dos Exploradores de Caverna

 Historia

Tudo começou quando cinco homens resolveram explorar uma determinada caverna formada por pedras calcarias e de grande profundidade, e foram vitimas de um trágico acidente. Este acontecimento ocorreu no inicio do mês de março, em que os mesmos eram denominados como pessoas amadoras, membros de uma sociedade espeleológica, eles, porém quando tentaram explorar esta caverna e ao adentrarem próximos dos quinhentos metros, foram surpreendidos por um grande desmoronamento, o qual a saída ficou completamente fechada com uma imensa quantidade de entulhos, que certamente tenha impossibilitado a fuga desses cinco indivíduos. Esses homens ficaram presos sem nenhuma alternativa para que conseguissem salvar as suas vidas.

Sem água suficiente e com escassez de alimentos, permaneceram lá por muito tempo sobre custodia do próprio destino. Diante de muito sofrimento e sem alternativa de fuga, a esperança só ressurge quando eles conseguem obter contatos com a equipe de salvamento através de um pequeno aparelho de comunicação que possuíam em seu poder, ao se comunicarem com a equipe de socorro, obtiveram informações não tão precisas de quanto tempo seriam necessários para fossem eles resgatados, na comunicação, foram informados pelos engenheiros da expedição que o necessário seria aproximadamente mais uns dez dias, devido a dificuldades causadas pelo desmoronamento. Os espeleógos pediram também para falar com um médico da equipe, e com isso conseguiram um dialogo com o profissional da área.

O senhor Whetmore era uma espécie de mediador e fazia o papel de principal comunicante do grupo, ele perguntou se ali havia possibilidade de sobrevivência sem se alimentarem durante esse prazo do resgate, e foi nesse momento desiludido de sua esperança, quando descobriu que não havia diante daquela complicada situação nenhum tipo de possibilidades de sobreviverem. A morte era certa dizia o medico, se eles caso não consumissem algum tipo de alimento entre período de resgate. Whetmore perguntou por todos os seus amigos se caso eles consumissem carne humana estariam livres da morte, o medico então afirmou a tal possibilidade, foi aí que ele só percebeu realmente naquele momento que seria necessário o sacrifício de um deles como uma solução para o problema.

O grupo Já bastante debilitado provocada pelo alto grau de desnutrição Whetmore ainda fez perguntas aos médicos se havia ali um Juiz ou até mesmo outro oficial do governo para que pudesse lhe tirar algumas de suas duvidas, pois não havia entre os presentes nenhuma dessas pessoas, ele prosseguiu perguntando se ainda havia algum padre ou ministro, mais ninguém se pronunciou como tal, a conversa foi interrompida mediante a um silencio, os membros da equipe de socorro pensaram até que houvesse algum problema com os aparelhos de comunicação ou até mesmo se as baterias que eles levavam estivessem sido descarregadas.

O pior só aconteceu quando no interior da caverna o Sr. Whetmore sugeria aos demais um acordo de sacrifício. Ele e sua equipe resolveram formar uma espécie de pacto em que a morte de um deles através de um jogo seria como a única solução para o problema, e eles de fato confirmaram o acordo, nesse momento. Whetmore se arrepende e sugeriu para que o grupo aguardasse mais um tempo, o restante da equipe não acatou a sua opinião, foi aí que Whetmore desistiu do acordo, mas já era tarde os seus companheiros nesse momento já tinham firmado a decisão e até o acusarão de covarde alegando que houve uma quebra de pacto e foi justamente daí que eles de heróis se tornaram vilões.

Após varias tentativas de resgate que era formada por grupos de operários, engenheiros e médicos que trabalhavam incessantemente na operação entre dia e noite, todos motivados pela grande ansiedade de resgate, inclusive esta ansiedade se estendia até a maioria das pessoas, fazendo com que, este fato se tornasse bastante conhecido não só no local, mas por todo mundo. Este acontecimento ficou também marcado como uma operação trágica, abalizados por imensos danos, um prejuízo que também causou a morte de cinco operários na tentativa de mover os escombros que vedava a saída da tal caverna. Quando o resgate foi obtido, os quatro confinados já se encontravam bastante debilitados, foram medicados e levados para o hospital da cidade, e ao receberem altas, foram indiciados pelo o assassinato de Roger Whetmore.

Perante o caso os réus foram condenados e sentenciados pelo tribunal de 1º estância do condado de Stowfield, A pena aplicada pelo presidente do Tribunal Truepenny, C.J. Seria a morte por enforcamento já que a lei vigente nesse país diz um seguinte “Qualquer um que, de vontade própria, retira a vida de outrem, deverá ser punido com a morte”. Os réus, porém apelaram, apresentando argumentos e fatos necessários para a apreciação desta apelação perante o tribunal, junto com o pedido do advogado de defesa e o promotor. Ficaram firmados pela decisão do presidente do tribunal que o caso seria decidido com a participação de cinco ministros apontados para analisar o julgamento dos quatro homens envolvidos, já que se tratava de um caso bastante complexo e extraordinário, ao analisarem o caso alguns dos juízes ficaram abalados emocionalmente, que de certa forma o resultado de suas decisões influenciaram no resultado final do caso, portanto na desistência de um juiz haveria um empate e a resolução ainda se tornaria mais complicado devido a este resultado na decisão.

O primeiro juiz do caso a se pronunciar foi Fost, J.(Ministro) Responsável pelas duras criticas ao presidente do tribunal por ter repassado a total responsabilidade aos Juízes. Pois criticou a forma dura da lei vigente no país, alegando também que os réus se encontravam presos em um local distante da sociedade e que a situação podia se comparar como legitima defesa, e que a morte de um dos integrantes da expedição era a única forma para mantê-los vivos, além de que os indivíduos praticantes do ato encontravam-se presos em uma caverna sem meios de sobrevivência, pois estariam também fora do estado da sociedade civil, mas sim se encontravam no estado natural. A sua conclusão foi inocentá-los diante da morte de Whetmore.

Tatting, J.(Ministro) Foi um juiz de opinião dividida sobre a atitude dos réus. Se mostrando sentimentalmente abalado, ele foi um juiz altamente critico nas atitudes do seu amigo de profissão Foster, por ter objurgado o Tribunal as leis vigentes em seu país, e também o criticou por ter aliviado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com