TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Acadêmico

Artigo: Trabalho Acadêmico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  3.055 Palavras (13 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 13

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Acadêmicos

Adriana Medeiros, Leandro Bispo, Rogério Conceição

Professor-Tutor Externo

Jaciara Barreto

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso (Administração) – Prática do Módulo I

07/Julho/2014

RESUMO

O Planejamento Estratégico é uma ferramenta auxiliar para o gerenciamento das empresas,pois permite nortear as ações gerenciais da empresa dentro de um plano previamente determinado de metas e estratégias diminuindo, com isso a possibilidade de tomada de decisões equivocadas dentro do mercado extremamente competitivo. No planejamento estratégico, encontramos a alta cúpula empresarial, a qual está diretamente ligada com o processo de implementação, controladoria e analise sistêmica. Assim, constitui uma das mais importantes funções administrativas, pois é através dele que o gestor e sua equipe estabelecem os parâmetros que irão direcionar a organização da empresa, a condução da liderança, bem como, o controle das atividades. Considerando o exposto, questiona-se: Por que é importante as organizações adotarem o planejamento estratégico? Deste modo, pode-se evidenciar a importância de uma estratégia que orienta a empresa para que seja possível alcançar seus objetivos, seja através da produção de bens ou de oferecimento de serviços. Este estudo tem como objetivo geral identificar a importância do planejamento estratégico organizacional nas ações gerenciais da empresa. Desta forma, para compreender o objetivo proposto aplica-se o seguinte objetivo específico: Justificar a importância do planejamento estratégico nas organizações. Será desenvolvida uma revisão bibliográfica através de dados coletados em sites e livros que abordam o tema proposto. Espera-se dessa pesquisa que as organizações percebam a importância de traçar um plano, que é uma premissa básica para o alcance dos objetivos e metas da empresa.

Palavras-chave: Planejamento,Estratégia,Planejamento estratégico.

1 INTRODUÇÃO

O Planejamento Estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considerada premissa básica que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.

De acordo com Kotler (2000), o planejamento estratégico é o desenvolvimento de um plano de ação para um de seus negócios, visando atingir os objetivos propostos no longo prazo,considerando a sua posição no setor e fazendo uso de suas habilidades e recursos.

Para Bateman e Snell (1998), a administração estratégica é um processo envolvendo administradores de vários níveis da organização, que formula e implementam objetivos estratégicos. Já o Planejamento estratégico séria o processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativas (MAXIMIANO, 2006).

O planejamento estratégico prevê o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. De forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. Este é crucial para o sucesso da organização, e a responsabilidade deste planejamento assenta sobretudo nos gestores de topo, dado o nível de decisões que é necessário para tomar.

2 PLANEJAMENTO

Para Maurício Fernandes Pereira (2010, p. 44) a palavra “Planejamento” lembra pensar, moldar ou mesmo tentar controlar o futuro da organização dentro de um horizonte estratégico. Podemos dizer que Planejamento pode ser o processo formalizado para gerar resultados a partir de um sistema integrado de decisões.

Nesse sentido, Planejamento difere de improvisar. Enquanto o primeiro está preocupado em elaborar um plano para fazer algo ou mesmo criar um esquema para agir, o segundo prepara algo às pressas no momento em que as coisas acontecem e às vezes age ao acaso.

O processo de Planejamento inicia-se formalmente quando Taylor (“Pai da Administração Científica”) propôs a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de organizações. Seu foco baseia-se na eficiência e na eficácia operacional na administração industrial. Com Fayol, o fundador da Teoria Clássica da Administração e autor de Administração industrial e geral (Administration industrialle ET générale-prévoyance organisation-commandement, coordination-contrôle), começam os primeiros estudos da Administração, entre 1903 e 1961; porém, naquele momento a Administração era entendida como a simples adoção de métodos racionais e padronizados, buscando a máxima divisão de tarefas, sem considerar o papel dos funcionários no conjunto do resultado da organização.

2.1TIPOS DE PLANEJAMENTO

Na consideração dos grandes níveis hierárquicos, podem-se destiguir três tipos de planejamento:

• Planejamento estratégico;

• Planejamento tático;

• Planejamento operacional

O Planejamento estratégico reúne a tomada de decisões, metas e estratégias. Oliveira (2002 p. 48) diz que “planejamento estratégico é de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto à formação quanto a seleção de cursos ação a serem seguidos para a execução”.

O Planejamento tático é responsável por uma parte da organização. Na opinião de Oliveira (2002) planejamento tático tem como objetivo aperfeiçoar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Planejamento operacional cuida de toda parte burocrática da empresa, mexe com todos os documentos, métodos e toda parte escrita.

Segundo Oliveira (2002, p. 49), “planejamento operacional é considerado como a formalização, através de documentos escritos, metodologias de desenvolvimento e implementação estabelecidas”.

3 ESTRATÉGIA

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com