TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Administração

Tese: Trabalho Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Tese  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

As organizações estão, cada vez mais, dando importância a um assunto até pouco tempo discutido, o "Conhecimento". Com isso, torna-se necessário a revisão das atuais estruturas e rotinas das formas de remuneração, pois com esse novo argumento, a remuneração passa a focar o indivíduo e não mais o seu cargo.

Atualmente, quando se fala em remunerar dentro das grandes organizações, não podemos simplesmente pensar em pagar um salário para um determinado cargo, devemos lembrar que a remuneração estratégica deve ir ao encontro dos objetivos, necessidades, prioridades e valores da empresa, bem como os profissionais que queremos reter ou atrair do mercado.

A metodologia de Remuneração por Habilidades e a Remuneração por Competências vêm ao encontro de objetivos como: produzir mais com menores custos; desenvolver carreiras pelo conhecimento e não pelos níveis hierárquicos e; tornar a empresa numa "Learning Organization".

Remuneração por Habilidades e Remuneração por Competências

Conceito

Skill - a special hability to do something.

Competency - The hability to do something to a level that is acceptable.

Utilizaremos uma palavra-chave para definirmos estes conceitos: flexibilidade, onde as grandes organizações caminham à procura de maneiras para encorajar seus colaboradores a desenvolver novas habilidades e competências.

Com esta nova abordagem conceitual, os colaboradores serão pagos de acordo com grupos de habilidades ou competências que possuírem, e não mais pelos cargos que ocupam. Isto faz com que exista um aumento na produtividade e na qualidade, diminuição de "turnover" (rotatividade de pessoal), de absenteísmo e de acidentes.

A diferença

Remuneração por Habilidades

A Remuneração por Habilidades recebe diversos nomes, como remuneração baseada no conhecimento, sendo em inglês, nomes como: pay-for-knowledge, knowledge-based pay, multiskill compensation, pay-for-skill, job enrichment progressions.

O conceito adotado por nossa consultoria divide os dois tipos de remuneração: a Remuneração por Habilidades, a princípio, trabalha no nível operacional. As habilidades estão ligadas a procedimentos que não variam muito, como habilidades específicas para linhas de montagem ou para atendimento aos clientes. Essas habilidades possibilitam a sua Identificação, Observação, Mensuração, Treinamento e Certificação.

A Remuneração por Habilidades pode trazer diversas vantagens à organização, pois os funcionários tornam-se multihabilitados, ou seja, na ausência de um outro funcionário ele poderá exercer as duas funções com qualidade, isso faz com que nas ocorrências de problemas, os colaboradores sejam capazes de solucioná-los, gerando comprometimento com o seu trabalho e com a organização, além de contribuir com um ambiente participativo.

Como em todo o processo, não existem só vantagens, mas há desvantagens também, que não chamaríamos assim, mas sim de investimentos, pois quando se remunera por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com