TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Administração Da Produção

Casos: Trabalho Administração Da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  2.018 Palavras (9 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 9

Conceito de Qualidade Total (GQT ou TQM)

A Gestão para a Qualidade Total (GQT) ou, na terminologia inglesa, Total Quality Management (TQM), corresponde a um tipo de gestão caracterizado pela procura permanente de introdução de melhorias graduais e contínuas nos processos e procedimentos já existentes, procurando sempre a excelência na qualidade (ausência de lacunas, isto é, obtenção da satisfação total do cliente). Envolve, geralmente, a participação de todos os membros da organização e baseia-se na hipótese de que a organização é um sistema, tal como definido pela Abordagem Sistémica da Gestão.

Algumas das características mais relevantes da Gestão para a Qualidade Total são as seguintes:

. Focalização no Cliente: o grande objectivo da GQT é o aumento da qualidade percebida pelo cliente, ou seja, qualquer melhoria introduzida tem sempre em vista a melhor satisfação das necessidades dos seus clientes.

. Ferramentas: algumas das principais ferramentas utilizadas pela GQT são os gráficos de acompanhamento e de controlo desenvolvidos por W. Eduards Deming, os diagramas causa-efeito e o benchmarking.

. Participação de Todos: a GQT, ao contrário da Reengenharia, é um processo que envolve um elevado grau de participação de todos os membros da organização, qualquer que seja o seu nível hierárquico.

Resumo Gestão da Qualidade: TQM e Modelos de Excelência.

Conceito de gestão da qualidade e a evolução para Qualidade Total

A gestão da qualidade consiste no conjunto de atividades coordenadas para dirigir econtrolar uma organização com relação à qualidade, englobando o planejamento, o controle, agarantia e a melhoria da qualidade.Qualidade total, de acordo com a ISO 8402: 1994, significa o “modo de gestão de umaorganização, centrado na qualidade, baseado na participação de todos os seus membros, visando aosucesso a longo prazo, por meio da satisfação do cliente e dos benefícios de todos os membros daorganização.”

O controle da Qualidade Total

Em essência, o TQC japonês tem como requisitos o envolvimento de todas as áreasfuncionais nas atividades direcionadas à obtenção da qualidade, além da melhoria da qualidade eutilização de métodos estatísticos. Outro ponto central é o gerenciamento feito pelas diretrizes baseado no ciclo PDCA, utilizando um sistema integrado de procedimentos que encorajam osfuncionários a analisar as situações a fim de corrigi-las.Já na visão americana do TQC há um outra enfase. Definindo- o como um sistema eficaz para integrar a manutenção da qualidade e os esforços de melhoria da qualidade dos vários gruposda organização, de modo a possibilitar a produção em níveis mais econômicos, permitindo alcançar completa satisfação dos clientes.As diferenças entre o CWQC( TQC Japones) e o TQC é que , enquanto o ultimo advoga queo TQC deve ser conduzido por especialistas, a visão japonesa não dá exclusividade a essesespecialistas. No Japão é notório um maior envolvimento e comprometimento dos funcionários nasatividades de gestão da qualidade. Por outro lado, nos Estados Unidos existe uma ênfase à aplicaçãode métodos e técnicas associadas à qualidade.

TQM – Gestão da qualidade Total( Total Quality Management)

A ideia central do TQM é que a qualidade esteja presente na função de gerenciamentoorganizacional, em uma tentativa de ampliar seu foco, não se limitando às atividades inerentes aocontrole.Os elementos mais comuns do TQM são: Liderança e apoio da alta direção; Relacionamentocom os clientes; Gestão da força de trabalho, relação com fornecedores, gestão por processos,Projeto de produto, fatos e dados da qualidade.

Modelos de TQM

A visão de Lascelles e Dale:A intenção é mostrar que a qualidade vem evoluindo de formamais intensiva ao longo das últimas décadas. As fases evolutivas compreendem uma maior ênfaseem : inspeção, Controle estatístico da qualidade e garantia da qualidade, chegando, finalmente, àgestão da qualidade.O modelo de Shiba:TQM é um sistema em evolução, por meio da melhoria contínua de produtos e serviços, na busca do aumento da satisfação dos clientes. O autor considera quatroelementos fundamentais para a qualidade: Foco nos clientes, melhoria contínua, participação total,entrelaçamento social e atividade com foco na qualidade(TQM).O modelo de Zaire:Estabelece que o TQM depende de fases construtivas, estabelecidas por uma estrutura similar a uma construção civil. Assim, estabelece-se como fases: A fundação:Melhoria continua, Envolvimento dos funcionários, gerenciamento de atividades que adicionamvalor; Pilares: Controle estatístico de processo e da qualidade, Cadeia fornecedor e usuário, Sistemade gerenciamento e controle, Flexibilidade do processo, Projeto do local de trabalho e Topo:Liderança, Planejamento da Qualidade, Visão para competitividade de classe mundial.

Gestão da qualidade

A gestão da qualidade total (TQM ) consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência de qualidade em todos os processos organizacionais. O TQM tem sido amplamente utilizado em indústria, educação, governo e serviços. Chama-se total porque o seu objetivo é a implicação não só da empresa inteira mais também a organização estendida: fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios. O TQM é composta de estágios tais como: planejamento, Organização controle, liderança. Tanto qualidade quanto manutenção são qualificadas de total porque cada empregado que participa é diretamente responsável pela realização dos objetivos da empresa. Então a comunicação organizacional torna-se uma peça chave da estrutura da empresa.

Antes do séc xx o gerenciamento da qualidade se baseava em dois princípios, inspeção dos produtos pelo consumidor e a confiança que era depositada no artesão. Com a Revolução industrial o gerenciamento da qualidade passou a ser supervisionado conforme a administração científica de taylor.

Com a evolução do tempo a gestão da qualidade também evoluiu e o resultado obtido no controle da qualidade incentivados pela ética do trabalho japonês, chega-se ao modelo de gerenciamento da qualidade total.

Os conceitos dessa prática administrativa foram desenvolvidos inicialmente por autores norte-americanos, como Deming, Juran Feigenbaum e Crosby, nas décadas de 50 e 60, que encontraram no Japão o ambiente perfeito para o seu desenvolvimento deste conceito durante os anos que se seguiram.

Sendo assim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com