TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Aps Unip

Trabalho Universitário: Trabalho Aps Unip. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  1.883 Visualizações

Página 1 de 4

1. APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE

TEMA: Imagem corporal e a influência da mídia – qual o papel do professor de educação física?

DISCIPLINAS DO SEMESTRE RELACIONADAS AO TEMA:

- Corporeidade e Motricidade Humana

- Crescimento e Desenvolvimento Humano

- Aprendizagem e Desenvolvimento Motor

- Homem e Sociedade

OBJETIVO DO TRABALHO DE APS:

Trazer uma maior aprendizagem em assuntos relacionados ao meu curso.

JUSTIFICATIVA: Por ser um tema muito discutido nos dias atuais e que influência muito em aspectos de saúde e auto-estima, que são fatores que apresentam muitos problemas. E com a pesquisa desse tema, irá me trazer maneiras de como um professor de educação física pode lidar com esse assunto e está por dentro dos problemas que certas pessoas sofrem por causa da sociedade e de ferramentas, como a mídia, que estipulam um corpo ideal, fazendo com que as pessoas muitas vezes usem maneiras erradas e prejudiciais a sua saúde para atingi-los.

2. DESENVOLVIMENTO

Imagem corporal nada mais é do que aquilo que vimos no espelho, como o corpo se apresenta para nós. Muitas vezes essa imagem é influenciada pela mídia, na qual ela coloca para a sociedade um tipo de corpo ideal, fazendo com que as pessoas corram atrás desse corpo e muitas vezes utilizem metódos prejudiciais.

Paul Schilder (1994) conceitua imagem corporal afirmando que "... entende-se por imagem do corpo humano a figuração de nossos corpos formada em nossa mente, ou seja, o modo pelo qual o corpo se apresenta para nós" 

Em relação o que diz Paul que a imagem é algo formada em nossa mente, a mídia por meio de propagandas coloca como corpo perfeito aquele sempre jovem, belo e sarado e que esse tipo de pessoa está sempre feliz e realizada, fazendo com que as pessoas pensem que só seram assim se adquirirem determinado produto ou sejam de acordo com as pessoas que lá estão.

Vários meios são usados pelas pessoas para se atingir a ilusão do corpo perfeito, a obsessão constante e cada vez maior pelas academias, por exercícios pesados e diários, o que é muito perigoso, pelo abuso destes, como também as academias que nem sempre estão preparadas para atender as pessoas que acabam prejudicando suas saúdes. Outro metódo é os medicamentos, que as pessoas usam em excesso e acabam as afetando de maneira ruim.

Alguns profissionais da aréa de educação física colocam o corpo com uma máquina, o culto ao corpo que seria a corpolatria. Dantas (2005) diz que (...) na área onde trabalhamos, a educação física, vemos o corpo objeto sendo mecanicamente preparado para obter rendimento melhor aperfeiçoando um ritmo uniforme, padronizado através de seqüências ‘fabricadas’, onde o objetivo é o desempenho máximo, mais uma vez na perspectiva do corpo perfeito, desprezando-se as possibilidades corporais. Esse tipo de pensamento leva muitas vezes as pessoas a estresses, pressões, depressões, ansiedade, afastando dessa forma os hábitos de vida saudáveis e a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com