TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Artesanal

Artigo: Trabalho Artesanal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 6

1. O artesanato na atualidade é artesanato ou indústria de consumo?

Indústria de consumo, que levou o artesão a aumentar a produção e o comerciante a dedicar-se à produção industrial. O manufatureiro distribuía a matéria-prima e o artesão trabalhava em casa, recebendo pagamento combinado. Esse comerciante passou a produzir. Primeiro, contratou artesãos para dar acabamento aos tecidos; depois, tingir; e tecer; e finalmente fiar. Surgiram fábricas, com assalariados, sem controle sobre o produto de seu trabalho. A produtividade aumentou por causa da divisão social, isto é, cada trabalhador realizava uma etapa da produção.

É possível encontrar as duas situações, isso dependendo do bem que é comercializado e a influência da localidade onde se atua. Há uma grande confusão nos dias atuais, tendo em vista, principalmente o fato que a produtividade tornou-se um valor entre os artesãos e, alguns deles, estão substituindo a atividade manual pelo auxílio de máquinas e equipamentos que geram menos esforço / dedicação, maior quantidade a ser explorada e uma sensação de lucro avantajado.

Contudo, em muitos locais onde o artesanato ainda persiste, como Embu das Artes, por exemplo, ainda é possível encontrar muitos trabalhos e produtos frutos da atividade manual, habilidade e dedicação de seus "autores".

2. Investigue se as pessoas envolvidas com o artesanato são os artesãos manifestando as suas habilidades do artesão.

Hoje em dia o artesanato está sendo um meio de sobrevivência, sendo que a maioria não tem qualificação no mercado industrial, comercio ou não tem formação profissional e até mesmo não terminaram o ensino médio, acabaram encontrando na arte uma forma de ganhar dinheiro e sobreviver.

A maior parte das pessoas avaliadas provém uma geração de artesãos, aprenderam desde a infância a desenvolver habilidades manuais para a criação do bem a ser comercializado. Bem como, a grande maioria também provém deste seu meio de subsistência, porém, não podemos descartar os que têm no artesanato um prazer especial e o fazem como complemento em suas vidas, tendo outro tipo de atividade primária, de onde estabelecem seu meio de vida.

3. Verifique como funciona o sistema de cluster, investigue o sistema de cooperativa e a funcionalidade de ambos.

O sistema de cluster funciona com base em probabilidades e aproximações, seu conceito busca investigar atividades produtivas e inovativas de forma integrada a cooperativa em esforço de coodernação dos relacionamentos.

Um cluster é uma concentração de empresas que se comunicam por possuírem características semelhantes e coabitarem no mesmo local. Elas colaboram entre si e, assim, se tornam mais eficientes. Este conceito foi popularizado pelo economista Michael Porter no ano 1990, no seu livro Competitive Advantages of Nations ("As vantagens competitivas das nações").

Já a Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida. Uma cooperativa pode adotar qualquer gênero de serviço, operação ou atividade, focando sempre o objetivo de eliminar intermediários, barateando custos e diminuindo preços através da racionalização e produção em grande escala.

4. O processo entrada no sistema de cluster e no sistema de cooperativa é político ou popular?

Tanto o cluster como as cooperativas estão sendo favorecidas pela sociedade, pois é uma forma de sobreviver na arte dos artesões.

Observando o modo de vida dos artesões que entrevistei, percebi muita gente talentosa na sua arte apesar de não estarem contentes com seus resultados, são pessoas humildes e com vontade de trabalhar, pessoas que não tiveram uma oportunidade, ou às vezes até teve mais com o comodismo da vida de artesão, pois trabalhando pra si mesmo sem se prender a alguma empresa.

São objetivos distintos. O cluster visa agregar empresas de um mesmo ramo, em uma mesma localidade, visando a flexibilidade de comercialização e estratégias comuns para que todos ganhem.

A cooperativa não tem fins lucrativos, é uma "sociedade fechada" aos associados, com regras e estatuto, onde tudo o que se propõe alteração deve ser levado à votação. Os associados possuem cotas que não podem ser repassadas a terceiros.

Ambos tem seus pontos políticos e populares. A política está inserida em todos os meios e níveis. Dificilmente um profissional ou empresário atinge altos níveis sem que tenha a política como um de seus valores. É o tal do "uma mão lava outra".

CONCLUSÃO

Através de esse trabalho constatamos que graças ao artesanato muitas pessoas reduziram suas dificuldades de sobrevivência. Encontraram um meio de ter o mínimo dentro de casa. A auto-estima os levantaram. O lado psicológico sofreu influências extremanente positivas que os tornaram outras pessoas.

Aprendemos que o artesanato deveria ser reconhecido não somente por ser um meio de sobrevivência, mas, especialmente, por ser uma atividade que requer extremo talento pessoal, uma Arte.

Paralelo contrário,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com