TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Ava

Dissertações: Trabalho Ava. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  1.672 Palavras (7 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Neste trabalho de ATPS, iremos mostrar a importância do Planejamento da ação empresarial, veremos que as organizações que não utilizam desse recurso, correm um grande risco de fracassar em poucos anos de vida.

Toda a ação realizada em uma empresa precisa de planejamento para que possa ser direcionada ao caminho que deverá ser seguido, e alcançar seus objetivos para o futuro.

E não é somente na vida empresarial que usamos o recurso do planejamento, em nossas vidas particulares precisamos constantemente usa-lo, seja para o estudo, para viagens, casamento, na construção de uma casa ou de uma família, até mesmo na compra de um veículo usaremos o planejamento.

Com este trabalho queremos mostrar para o estudante, o empresário, o líder de uma família, enfim, para a sociedade em geral, que em tudo que iremos fazer em nossas vidas precisaremos planejar para alcançar nossos objetivos.

ETAPA 1 - Passo 3

1 - O que é Planejamento?

Através de pesquisas que realizamos em livros, artigos sobre Administração e comentários de alguns profissionais da área, encontramos várias definições sobre o planejamento, veremos algumas e seus autores:

Para Cezar Magalhães que é engenheiro mecânico, pós-graduado em Marketing e Docência, consultor empresarial, palestrante e professor universitário, Planejar não significa apenas buscar o registro dos detalhes para evitar esquecimentos.  É bem mais do que isso.  Planejar é ordenar as ações.  É estabelecer o passo-a-passo de maneira a se ter uma sequência lógica na realização de qualquer trabalho.

Segundo o "Aurélio", planejamento é o ato ou efeito de planejar. É o processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações, visando à consecução de determinados objetivos. Planejar é elaborar um roteiro de ações para se atingir um determinado fim.

Carlos Escóssia, economista por formação acadêmica de Mossoró-RN, diz de forma genérica que o planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios para alcançá-lo. Em outras palavras, poderíamos definir planejamento como sendo o exercício sistemático da antecipação.

2 – Quais os tipos de planejamento?

Planejamento Estratégico – é conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa com o seu ambiente.

Relaciona-se a objetivos de longo prazo e com maneiras e ações para alcança-los, que afetam a empresa como um todo.

Planejamento Tático – relaciona-se a objetivos de curto prazo, e com maneiras e ações que, geralmente, afetam somente uma parte da empresa.

Tem como eixo central otimizar determinadas áreas de resultados, e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposição dos objetivos e políticas estabelecidas no planejamento estratégico.

Planejamento Operacional – pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escrito das metodologias de desenvolvimento e implantações estabelecidas.

Considerações finais:

Ao lermos os textos sugeridos pela ATPS dos professores Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto dos Santos e dos capítulos 7,8 e 9 do PLT atual escrito por Idalberto Chiavenato, enxergamos claramente os ideais de ambos que por sinal, tratam do mesmo assunto, a importância do Planejamento empresarial.

O planejamento em uma organização é vital para alcançar objetivos para o futuro, não somente em uma organização que já esteja em funcionamento, mas também para as novas empresas que serão criadas.

Serve como uma bússola para guiar os empresários, os administradores, gerentes e supervisores.

Para um administrador obter sucesso para a empresa a qual esteja administrando e para a sua própria carreira profissional, terá que usar os recursos do planejamento para que possa ser traçado os objetivos para o futuro da organização, onde será estabelecido o objetivo da organização e o caminho que deverá ser seguido.

O planejamento é uma ferramenta que possibilitará o administrador prever possíveis futuros problemas, e quando acontecer, poderá estar preparado para enfrenta-lo e soluciona-lo de imediato, usando o caminho planejado pela organização.

O período da construção de um planejamento pode variar de 2 a 10 anos, dependendo dos objetivos traçados, do caminho a ser seguido e do tamanho da organização. É dividido também em 03 (três) partes dentro da organização, Planejamento Estratégico, Tático e Operacional, onde cada uma delas opera em setores diferentes em uma empresa, porém são interligados e inseparáveis no processo, onde a organização poderá alcançar seus objetivos.

Concluímos que olhando sob uma visão holística, é fundamental o Planejamento na vida de um Administrador, mas não somente na área profissional, em nossa vidas particulares constantemente temos a necessidade de planejar nossas ações, sem o qual, muitos de nós, teremos sérios problemas para o futuro.

ETAPA 2: Processo Administrativo: Organização da ação empresarial.

UM DIA MELHOR NO ORFANATO

Diante da situação em que vivemos hoje, com respeito a pobreza, a miséria, o desemprego, a falta de acesso a educação para as famílias mais pobres e as crianças abandonadas em orfanatos, nosso grupo optou por ajudar, ou melhor, fazer “um dia ser melhor” para as crianças de um orfanato, cujas crianças não tem família e nem acesso a recursos básicos que uma criança normal com seus pais possuem.

Este projeto social será realizadoa cada 90 dias, onde será realizado em diversos orfanatos de diferentes bairros e cidades, e contribuiremos para que essas crianças sejam um pouco mais feliz, e neste dia teremos várias atrações e serviços sendo realizados ao mesmo tempo, onde elas terão acesso a seguintes atrações:

Neste dia teremos um serviço de Buffet, onde teremos almoço para todos os participantes, sucos, lanches, doces.

Cada componente de nosso grupo pedirá uma ajuda em suas respectivas empesas onde trabalham, e arrecadaremos dinheiro ou roupas e sapatos de diversos modelos e tamanhos, para que possamos distribuir entre as crianças e atender a todas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com