TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Ava Aula 3

Ensaios: Trabalho Ava Aula 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: RA: Curso: / Noturno

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

Atividade de Autodesenvolvimento

Que ações podem ser tomadas individualmente que podem colaborar para a elaboração de nossa própria Agenda 21?

1 - Reduzir o consumo de energia elétrica.

2 - Tomar banho, economizando água.

3 - Usar copos ou garrafas de vidros, substituindo os copos descartáveis.

4 - Reciclar e aproveitar tudo o que for possível.

5 - Preferir pilhas recarregáveis ao invés de pilhas comuns.

6 - Separar o lixo orgânico de forma consciente e eficaz.

7 - Observar se o bairro tem uma coleta seletiva eficaz.

8 - Adotar a ideia do consumo consciente.

9 - Evitar o acumulo de água parada, evitando a contaminação.

10 - Promover uma campanha para reduzir as queimadas.

Disserte sobre as suas conclusões e aponte algumas ações ambientalmente mais adequadas que você já incorporou ou pode adquirir após essa reflexão.

Acredito que a maioria dos itens citados acima, está interligado ao meu dia a dia e também na vida dos meus familiares que da melhor maneira possível tentamos ser ecologicamente corretos.

Me considero da melhor maneira, sustentável em relação ao meio ambiente, logicamente preciso rever os meus conceitos e fazer uns ajustes como por exemplo: Substituir o carro por uma bicicleta pois o trânsito de veículos tem sido cada vez mais comuns nas cidades, e utilizando o transporte público ou uma bicicleta é uma boa técnica para evitar a contribuição do trânsito e a emissão de gases poluentes.

Relatório

Introdução

O intuito desse trabalho é mostrar que com medidas de fácil acesso a todos, podemos mudar o mundo em que vivemos, plantando e colhendo no futuro mais qualidade de vida a todos nós cidadãos.

Desenvolvimento

Muitas dessas atitudes estão inseridas no dia a dia de cada um, são coisas simples que praticamos na nossa rotina de vida como: lavar a louça (economizando água), fechar a torneira enquanto escovamos os dentes, fazer o descarte correto dos lixos, desligar lâmpadas acesas sem necessidade, evitar as queimadas, plantas mais arvores, não deixar poças de água parada prevenindo contaminações e entre tantas outras coisas que resultam em um grande benefício a toda população.

Para reverter essas situações, precisamos pensar na sustentabilidade ambiental, envolvendo todos os setores a sociedade: econômica, política, educação, saúde e etc.

Conclusão

Conclui que o importante de tudo é educar e fazer com que o cidadão entenda que tudo o que ele faz ou fará, gerará um impacto no meio ambiente que o cerca. E que só com práticas e ações que visem a sustentabilidade, estará garantindo uma vida melhor e mais satisfatória para ela mesma e para gerações futuras. Por tanto temos que nos reeducar e começarmos a fazer diferente, temos que ser a mudança, não amanhã e sim hoje; agora.

Queremos um futuro com mais qualidade de vida, com o ar puro, sem desmatamento, com rios e mares limpos e o cidadão fazendo o certo sem interferir no meio ambiente. Não podemos deixar o nosso meio ambiente como está; hoje temos muitos problemas por não termos consciência do estrago que nós humanos fazemos ao meio em que vivemos.

Referências Bibliográficas: NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico. Estud. Av. [online]. 2012. Vol. 26 no.74 São Paulo 2012

...

Baixar como  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »