TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Ava PMII

Ensaios: Trabalho Ava PMII. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

Contextualização e apresentação do lúdico e da brincadeira no desenvolvimento e aprendizagem humana;

Primeiramente esclarecendo que a ludicidade e a brincadeira são coisas diferentes, que a primeira tem função de educar e promover o desenvolvimento infantil enquanto a outra pode ser um passatempo, ou diversão superficial, ao menos que ela venha com um propósito de educar a criança para a sociedade. A ludicidade vem sido desenvolvidas em todo contexto escolar para que o aluno possa aprender sobre diferenças entre jogos, brinquedos, brincadeiras. Sendo envolvidos no dia a dia da criança enquanto permanece na escola.

Os jogos fazem parte do aprendizado podendo estar sendo utilizados até mesmo nas disciplinas que são lecionadas para os alunos, os brinquedos fazem parte do desenvolver já nos primeiros anos de vida para que tomem conhecimento dos vários tipos de brinquedos que existe. As brincadeiras quando direcionadas para desenvolvimento no ambiente escolar e social são essenciais para que eles tenham em mente que a escola não é só obrigação, mas também um local alegre aonde eles podem se divertir e ao mesmo tempo aprender.

Para os meses iniciais podendo trabalhar com texturas, são exemplos de descobertas de uma criança, já os com mais idade podem fazer de um simples colher um brinquedo ou brincadeira, deixando fluir a imaginação.

Neste processo dos anos iniciais as crianças dos menores até os maiores, podem ter a troca de descobertas, busca por curiosidades e interagem entre elas aonde a socialização e essa interação são chamadas educar. Mesmo elas não tendo a dimensão do que fazem no momento que brincam e interagem, sendo com brinquedos ou não, destruindo ou construindo suas formas de brincar elas estão aprendendo o sentido que será levado para vida inteira deles e o ato de fazer e desfazer as coisas conforme suas vontades.

O comentário de Sneyders (1996, p.36) que diz “Educar é ir em direção à alegria.” Nos faz entender que a ludicidade promove à criança a descontração, e de uma forma prazerosa possa entreter o aluno nas atividades que lhes são propostas para seu melhor desenvolvimento.

Neste processo de ensino e aprendizagem o profissional deve procurar a metodologia mais adequada para estes alunos e que eles possam ter mais vida, prazer e significado neste momento que passam juntos. Um aluno bem estimulado que tem um professor competente capaz de influenciar sua criatividade, curiosidade, liberdade em se expressar, analítico e critico podem com toda certeza transformar uma pequena atitude em uma ação grandiosa no seu futuro.

Com tudo a escola vem se adaptando as novas formas de educar e se preparando para alunos mais informados e preparados para receber suas mentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com