TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho BMW

Dissertações: Trabalho BMW. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ................................................................................................1

DESENVOLVIMNETO......................................................................................2

CONCLUSÃO ................................................................................................4

REFERENCIAS................................................................................................ 5

INTRODUÇÃO

A história da humanidade é repleta de problemas de ordem política, econômica e social. No entanto, o povo jamais deixou de construir e reivindicar sua própria história. Somos inseridos no mundo globalizado que satisfaz necessidades, mas isso não significa o fim dos problemas, pelo contrário, eles existem e muitos deles são enfrentados por muitas nações.

Se pararmos para analisar, a globalização gera grandes avanços, mas é necessário consciência para tomar-mos as decisões certas.

O processo de globalização acentuou as desigualdades nas últimas décadas. E por outro lado, a melhoria de determinados aspectos socioeconômicos nos países mais pobres tem sido atribuída à democratização de algumas tecnologias e alguns bens de consumo criados pela Terceira Revolução Industrial.

Como foi visto em nossos estudos, há muita desigualdade social presente em nosso mundo globalizado, causada por graves crises financeiras, fato que agrava às condições socioeconômica da parcela mais pobre de sua população.

DESENVOLVIMENTO

Como mostra o vídeo proposto para o portfólio, há muitos casos de pobreza e fome no Brasil em geral.

O avanço do processo de industrialização e também do processo de urbanização e do êxodo rural, surgiram várias consequências negativas, como problemas de saúde, moradia, alimentação, educação, transporte, violência, e etc. Diante desses problemas sociais, houve fortalecimento e ampliação da organização dos trabalhadores na luta por melhores condições de trabalho, exigindo uma ação/intervenção do Estado para resolver tais problemas.

Embora muitas vezes seja dito que as desigualdades sociais e a pobreza são de responsabilidade dos indivíduos, elas geralmente são geradas pela sociedade. Do ponto de vista estrutural, a fome é resultado do tipo de sociedade que temos: uma

sociedade capitalista que concentra renda, exclui as pessoas, não permite que haja igualdade e uma melhor distribuição de renda. Então a razão estrutural é esta: uma sociedade que visa ao lucro, e o lucro acontece junto com o acúmulo de riqueza e de renda.

“ Além disso, nós vivemos 20,30 anos de neoliberalismo. O neoliberalismo significa: “Quem pode mais, chora menos”. Mas não se trata apenas da política econômica e social, é também uma política cultural, de valores, que influência na maneira como as pessoas agem em relação umas ás outras”

(HECK; SELVINO, 2011, p.12).

Com o aprofundamento do estudo, há muitos casos de dificuldades enfrentadas pelas pessoas que vivem de mendicância nas ruas da cidade de Petrolina, em Pernambuco, e em outras regiões do nordeste, que passam por esta situação, porque se acomodam e acham que não têm chances e possibilidades de ascenção social, mas, analisando muitas situações subjetivas e objetivas dos sujeitos envolvidos, pensam que pobre vai ser sempre pobre, mas sabemos que não é bem assim que acontece.

A necessidade do trabalho é inerente ao ser humano é através dele que o homem pretende garantir sua subsistência e de sua família.

Devemos fazer uma análise, sobre nossa economia, para entender certas situações.Tudo é escasso, o ser humano precisa valorizar mais o seu dinheiro, para que possamos ter uma qualidade de vida melhor, para novas gerações futura.

Muitos, não têm certa visão e não sabem fazer escolhas. A vaidade descontrolada, o sentimento de querer consertar o mundo e um pouco de ingenuidade é o que leva a tudo isso.

Portanto, evidenciamos nesses fatos uma exclusão de grande potenciais econômicos, responsáveis por esse processo, criam os seus desiguais.

Com isso usufruem de mão de obra barata, sem compromisso social ou humano.

Não se pode esquecer que o processo de globalização possibilitou ou fez emergir

uma sociedade crítica, despolitizada. Essa sociedade crítica se deixa iludir pela facilidade do consumo de bugigangas, cópias de produtos consumidos pela elite. Coisas que tornam a sociedade cega com relação à exploração e destruição de seus recursos naturais e de seu próprio país, por meio de empresas multinacionais pagando salários miseráveis a população e gerando lucros incalculáveis para seus países de origem.

Precisamos cada vez mais de uma sociedade mais próspera, justa, igualitária e feliz. Com isso ele nos mostra que nossa sociedade vem formando e incentivando a individualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com