TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Bao

Trabalho Universitário: Trabalho Bao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  221 Palavras (1 Páginas)  •  170 Visualizações

Fichamento do capítulo VII – Teorias Como Estruturas: Programas de Pesquisa – 1. As teorias devem ser consideradas como um todo estruturado.

CHALMERS, A. O que é ciência afinal. Tradução: Raul Filker. Editora Brasiliense. 1993

No primeiro parágrafo do capitulo, o autor introduz a ideia de que os relatos individutista e falsificacionista da ciência não ponderam a complexidade das fundamentais teorias científicas. Tal ideia é calcada na revolução copernicana, na qual Copérnico troca o sistema geocêntrico anteriormente aceito, desde Aristóteles e Ptolomeu - a Terra seria o centro do Universo e tudo o mais giraria em seu redor, inclusive o sol - pelo heliocêntrico - de forma, a ser agora, o sol o centro do Universo, estando o planeta Terra, bem como outros astros, girando ao seu redor - uma troca de referencial, onde, a partir de Kant, os objetos deixam de ser o centro de nossa potencialidade de conhecimento, saindo a ênfase dos objetos para o humano que os conhece, estando os objetos sujeitos à capacidade de conhecer deste humano e não o contrário.

O autor continua a desenvolver seu conceito de que se deve considerar a teoria como “um todo estruturado” através da demonstração de que o estudo histórico, que esclarece que o avanço da ciência se dá por uma estrutura que não abarca os relatos individutista e falsificacionista.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com