TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Cientico

Artigo: Trabalho Cientico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  6.247 Palavras (25 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 25

1. ARTIGO CIENTIFICO

1.1 CONCEITO

O artigo científico relata informações e resultados de uma pesquisa de maneira clara e concisa. Sua característica principal é ser publicado em periódicos científicos. É extremamente importante se reconhecer o formato básico exigido. O artigo pode ser rejeitado por não se encontrar no formato padrão, mesmo que apresente um bom conteúdo.

1.2 FUNÇÕES

Existem várias razões para se publicar um artigo técnico ou uma publicação científica, como:

• Divulgação científica - A publicação de um artigo científico ou técnico é uma forma de transmitir à comunidade técnico-científica o conhecimento de novas descobertas, e o desenvolvimento de novos materiais, técnicas e métodos de análise nas diversas áreas da ciência.

• Aumentar o prestígio do autor - Pesquisadores com um grande volume de publicações desfrutam do reconhecimento técnico dentro da comunidade científica, alcançam melhores colocações no mercado de trabalho, e divulgam o nome da instituição a qual estão vinculados.

• Apresentação do seu trabalho - Muitas instituições de ensino e/ou pesquisa, e várias empresas comerciais frequentemente requerem que os seus profissionais apresentem o progresso de seu trabalho e/ou estudo através da publicação de artigos técnico-científicos.

• Aumentar o prestígio da sua instituição ou empresa - Instituições ou empresas que publicam constantemente usufruem do reconhecimento técnico de seu nome, o que ajuda a atrair maiores investimentos e ganhos para esta organização.

• Se posicionar no mercado de trabalho - Redigir um artigo técnico lhe trará uma boa experiência profissional, e contribuirá para enriquecer o seu currículo, aumentando assim suas chances de obter uma melhor colocação no mercado de trabalho.

1.3 TIPOS DE ARTIGO

• Artigos originais

São contribuições destinadas a divulgar resultados pesquisa original que possam sem generalizados ou replicados. Incluem estudos controlados e randomizados, estudos de testes diagnósticos e de triagem e de outros estudos descritivos e de intervenção, bem como a pesquisa básica com animais de laboratório.

• Relatos de casos ou Caso clínico

São trabalhos de observações clínicas originais acompanhados de análise e discussão. Tratam de pacientes ou situações singulares, doenças raras ou nunca descritas, assim como formas inovadoras de diagnóstico ou tratamento. O texto é composto por uma introdução breve que situa o leitor quanto à importância do assunto e apresenta o objetivo da apresentação do caso; por um relato resumido do caso; e por comentários que discutem aspectos relevantes e comparam o relato com outros casos descritos na literatura.

• Artigos de revisão

Avaliação crítica sistemática da literatura sobre determinado assunto, devendo conter conclusões. A organização do texto do artigo, com exceção da Introdução, Discussão e Conclusão, fica a critério do autor.

• Artigos especiais

São textos não classificáveis nas categorias acima, que o Conselho Editorial da revista julgue de especial relevância para as ciências da saúde ou ensino na área da saúde. Sua revisão admite critérios próprios, não havendo limite de tamanho ou exigência prévias quanto as referências bibliográficas.

1.4 ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE UM ARTIGO

Itens preliminares: Título, e subtítulo (se houver); Nome(s) do(s) autor(es);Resumo; Palavras-chave em português.

Argumentação: Introdução; Material e método; Resultados; Discussão/Conclusão.

Itens Complementares: Resumo em língua estrangeira; Palavras-chave em língua estrangeira; Referencias bibliográficas; Apêndice e/ou Anexo.

1.5 ITENS PRELIMINARES

Título, e subtítulo (se houver)

Faça um título curto, que chame a atenção, e além de tudo, que reflita o tema principal do artigo.

Nome do autor e afiliação

Escreva o seu nome e a sua afiliação de forma uniforme e sistemática em todas as suas publicações para que seus artigos possam ser citados de forma correta por outros autores.

Resumo

O resumo redigido pelo próprio autor do trabalho na língua original, deve constituir a síntese dos pontos relevantes do trabalho, tais como: tema, problema de pesquisa, justificativa, objetivo(s), material e método proposto, os resultados alcançados, as conclusões e recomendações. O resumo deverá conter aproximadamente 250 palavras. O resumo deve ser digitado em um só parágrafo.

Palavras-chave em língua portuguesa

È necessário a inclusão de um conjunto de palavras-chave que caracterizem o seu artigo. Estas palavras serão usadas posteriormente para permitir que o artigo seja encontrado por sistemas eletrônicos de busca. Por isso, você deve escolher palavras-chave abrangentes, mas que ao mesmo tempo identifiquem o(s) assunto(s) de que trata o artigo.

1.6 CORPO DO TRABALHO - ARGUMENTAÇÂO

A argumentação do trabalho é composta pela introdução, material e método, resultados, discussão e conclusão, no caso de artigo original. São na verdade, o verdadeiro conteúdo do trabalho. É evidente que todas demais que compõem o artigo são importantes e essenciais. Na verdade, são nesses itens que serão concentrados todos os esforços de compreensão e entendimento, discussão e análise, síntese e demonstração do conhecimento.

Introdução

A introdução é um apanhado geral do conteúdo do artigo científico sem entrar em muitos detalhes. Apenas poucos parágrafos são o suficiente. Deve descrever brevemente a importância da área de estudo e especificada a relevância da publicação do artigo, ou seja, explicar como o trabalho contribui para ampliar o conhecimento em uma determinada área da ciência, ou se ele apresenta novos métodos para resolver um problema. Apresenta-se uma revisão da literatura recente (publicada nos últimos 5 anos), especificando sobre o tópico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com