TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Contabilidade

Artigos Científicos: Trabalho Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  2.961 Palavras (12 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 12

1- Evolução Histórica da Contabilidade

A contabilidade é um dos estudos mais antigos do mundo. Afirmam alguns historiadores que por volta de 4.000 a.C. foram observados os primeiros indícios do estudo dessa matéria na cultura Sumério-Babilonense. Os registros eram feitos de forma simples, ou seja, o homem calculava seus valores e os guardavam apenas na memória sem qualquer registro em papéis.

Os primeiros registros foram à época da Pedra Polida, através de desenhos e gravações em rochas sedimentares. Logo após, os balancetes passaram a ser lançados em diários, papiros ou tábuas .

Com o surgimento da moeda em 1.100 a.C. as anotações deixaram de ser física e passaram a ter conteúdo material, extravazado em notas de trocas. Destacam ainda os pesquisadores que no ano de 1.300 foi que surgiram os primeiros resquícios da ideia de Balanço financeiro na cidade de Florença na Itália. Tudo isso ocorreu porque o comércio desenvolveu e os pagamentos eram feito de dinheiro e nesse cenário surgiu o conhecido Livro Caixa.

A contabilidade surgiu da necessidade do homem de controlar seu sistema de finanças, ou melhor, do comércio que ele cuidava. Isso porque, com o passar dos anos o comércio deixou de ganhar somente o necessário para a sobrevivência e passou a ter grandes lucros, a acumular riquezas.

No mundo contemporâneo a necessidade de controlar as riquezas do mundo fez com que surgisse a necessidade da criação de um instituto que cuidasse exclusivamente para essa área.

Frei Lucca Paccioli, escreveu a obra “Tratactus de Computis et Scrioturis”- Contabilidade por Partidas Dobradas. Em razão dessa obra Paccioli foi considerado o pai da contabilidade. Nessa obra ele trazia método já utilizado na Itália, mas que até então era desconhecido por outros povos.

A técnica abordada no livro enfatizava a teoria contábil do débito e crédito correspondente a teoria dos números positivos e negativos. Utilizava a terminologia Per para o devedor e A para o credor. O autor estabeleceu um marco na história da contabilidade e depois dele outros milhares de autores lançaram suas obras sobre o tema contabilidade.

No Brasil a contabilidade surgiu com a vinda família Real, que aumentou os gastos públicos e também a renda dos estados, trazendo assim a necessidade de se controlar os gastos através do denominado Tesourarias da Fazenda.

Hoje, o contabilista não se dedica exclusivamente ao âmbito fiscal, ele atua em todos os ramos auxiliando inúmeras profissões. Atua fortemente também na auditoria, controladoria e atuarial.

Como reflexo da importância da contabilidade o Brasil editou inúmeras leis para auxiliarem e regularem a economia. A Lei 6.404 de 1976 trouxe me boje as teorias utilizadas no estudo da contabilidade. E mais, auxilia o contador demonstrando como se deve apresenta fluxo de Caixa e o valor adicionado. Demonstra como trabalha a carcaça para o balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício que enriquece sobremaneira a explanação e exame dos usuários.

Anos após, tendo em vista a defasagem da lei fora editada no ano de 2007 a Lei 11.638 que veio alterar a lei acima citada. Trouxe como inovação quanto as sociedades por ações. Substituiu a demonstração das origens e aplicações de recursos (DOAR), pela demonstração do fluxo de caixa; criou o grupo do ativo permanente e o patrimônio líquido; criou reservas de incentivos fiscais, entre outros.

E, por fim a Lei 11.941/2009 nada mais é do que a Medida Provisória 449/08 que fora convertida em lei. A referida lei institui o Regime Tributário de Transição.

Por tudo exposto, percebe-se que a contabilidade está presente no dia a dia de todo os cidadãos e exige cada vez mais a presença de profissionais com conhecimento na área. A Contabilidade é essencial a uma empresa, nela ficam registrados todos os atos e fatos. Se os atos do administrador são corretos: documentação adequada, transações negociais dentro do objeto da empresa, o reflexo é imediato: a Contabilidade é transparente. Caso contrário pode ser utilizada para incriminar a empresa, sócios, administradores e contador que foram relapsos e desleixados.

2- Objetivo da Contabilidade

A contabilidade com o passar dos tempos ganhou espaço no mundo comercial e garantiu sua necessidade no mercado. José Carlos Marion esclarece que a contabilidade tem por objetivo “fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos à entidade objeto da Contabilidade”.

Com efeito, percebe-se que a contabilidade permite aos seus usuários, avaliar a situação econômica e financeira de seu grupo comercial, bem como fazer previsões sobre suas tendências futuras. Merece destacar que as estimativas não são suficientes, mas necessárias à atividade empresarial.

As informações contábeis devem, pois, serem adesivas, de alguma forma visível ou não, àquilo que o usuário considera como elementos importantes para seu processo decisório. Ou seja, o escopo da Contabilidade está em ser equipamento útil para a tomada de decisões, tendo em vista a entidade.

Mas quem são os usuários da contabilidade? Atualmente inúmeros são os usuários das informações contábeis. Entre eles destacam-se :

• Investidores= esses profissionais analisam diariamente os riscos de um investimento e o retorno que ele produz. Assim, a contabilidade influi na necessidade de informações para decidir o que se deve comprar, manter ou vender à título de investimentos.

• Empregados= a contabilidade serve para comprovar a estabilidade e principalmente a lucratividade que traz cada empregado para o estabelecimento comercial. Influi também, no que diz respeito a remuneração, benefícios e oportunidades de emprego. Isso porque uma contabilidade em dia e correta, quer dizer que a empresa está em dia com suas contas.

• Credores de empréstimo= esses usuários são portadores de valores a receber. Assim, a contabilidade serve para demonstrar a aptidão da entidade de arcar com os valores devidos.

• Fornecedores e outros credores comerciais= a contabilidade tem o mesmo objetivo acima citado, ou seja, de ter os credores o conhecimento de que os créditos serão pagos na data do vencimento.

• Clientes= são usuários especiais, isso porque eles necessitam ter conhecimento das informações contábeis para que possam ter a garantia de continuidade do serviço prestado e qualidade dos fornecedores.

• Governo e suas agencias= a contabilidade tem destaque nas áreas fiscais e serve de base para dados estatísticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com