TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Contabilidade

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 4

A arquitetura de uma organização pode ser definida como todos os princípios e padrões de uma empresa, que a orientam para quais atividades executar e decisões tomar, para que ela possa executar uma estratégia pré-estabelecida. É preciso entender seu negócio, seu ramo e o mercado no qual se encontra (ambiente externo), seus processos, sistemas de informação e capital humano (ambiente interno), e alinhar tudo isso com suas estratégias organizacionais, para atingir os objetivos desejados. Resumindo, é preciso alinhar a sua estratégia a todo seu contexto.

Outra definição para a arquitetura organizacional de uma organização seria entendendo-a como um conjunto de características relativas ao seu tipo, tamanho, sistema produtivo utilizado, ferramentas dos gestores, grau de informatização, estrutura e capacitação de recursos humanos. Ela pode vir a determinar o quão flexível uma empresa é, principalmente nas implementações de estratégias diferentes, bem como sua na sua capacidade de inovação.

Essa arquitetura deve ser muito bem estruturada, pois ela é que vai acelerar e facilitar futuros projetos, processos de inovação, e posteriores transformações no âmbito organizacional. Para tanto é preciso que exista confiança entre os funcionários, compromisso com os propósitos organizacionais, colaboração com idéias e projetos, conexão com o que a empresa deseja para o futuro, visão do que pode vir a ocorrer no mercado, e muito estudo.

Segundo Nadler & Gerstein (1994) “A Arquitetura organizacional é a ampla série de decisões que os administradores tomam sobre as organizações. Para tanto, deve-se considerar: como a arquitetura permitirá à organização suas várias estratégias e realizar o trabalho exigido; como a arquitetura da organização se harmonizará com as pessoas da organização ou terá impacto sobre elas.”

Os criadores de uma arquitetura organizacional devem optar por um modelo que permita o contínuo funcionamento de uma organização, sua estabilidade, e sua relação com as pessoas, seus colaboradores e parceiros, em qualquer tipo de ambiente.

Após definir toda essa arquitetura, parte-se para a definição da estrutura organizacional, que Donaldson (1999) define como “conjunto recorrente de relacionamentos entre os membros da organização [....] o que inclui (sem se restringir a isto) os relacionamentos de autoridade e de subordinação como representados no organograma, os comportamentos requeridos pelos regulamentos da organização e os padrões adotados na tomada de decisão, como descentralização, padrões de comunicação e outros padrões de comportamento. [...] Não há definição de estrutura organizacional que circunscreva firmemente seu objeto a priori; mas cada [abordagem teórica] focaliza vários aspectos diferentes da estrutura organizacional, sem pretender que seu foco esgote as questões”

Uma Abordagem Diferente

Segundo PINEDO, Victor, ele traça Arquitetura Organizacional como algo a ser construído frente as novas necessidades de mercado. Ele demonstra que o século XX foi marcado principalmente pelos avanços tecnológicos e pela circulação da informação e que muitos paradigmas foram quebrados. O sistema de geração sofreu grandes transformações: assistimos o ocaso do mercantilismo o auge da era industrial e o início da era digital. No início, Ford

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com