TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Custos E Orçamento

Trabalho Escolar: Trabalho Custos E Orçamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  1.598 Palavras (7 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 7

Classificação dos custos

Custos Fixos (CF): são aqueles cujos valores são os mesmos qualquer que seja o volume da produção. Ex.: Aluguel, IPTU, salários e outros. Sendo que estes serão cobrados os mesmos valores independentemente do volume da produção, inclusive nas situações em que não houver também produção.

Custos variáveis (CV): são aqueles que os valores se alteram em função do volume da produção. Ex.: matéria-prima consumida, depreciação de equipamentos e gastos com hora extra. Estes custos aumentam de acordo que há um aumento na produção, caso não haja o mesmo será nulo.

Custos para tomada de decisões

Ponto de equilíbrio é o ponto da atividade da empresa no qual não há lucro nem prejuízo, isto é, o ponto em que a receita é igual ao custo total. Sendo que mais baixo este ponto de equilíbrio o prejuízo será menor.

Ponto de equilíbrio contábil: significa a quantidade que equilibra a receita total com a soma dos custos e despesas relativos aos produtos vendidos.

Ponto de equilíbrio econômico é a qtde que iguala a receita total com a soma dos custos e despesas acrescidas de uma remuneração mínima (custo de oportunidade) sobre o capital investido pela empresa.

Ponto de equilíbrio financeiro é a qtde que iguala a receita total com a soma dos custos e despesas que representam desembolso financeiro para empresa. Os encargos por depreciação são exclusos por não representarem desembolso para empresa.

Assim podemos caracterizar que o ponto de equilíbrio econômico é maior que o ponto de equilíbrio contábil que é maior que o ponto de equilíbrio financeiro.

Orçamentos de vendas

A sistemática: é projetar vendas com a fixação prévia de qtde físicas e volumes monetários, é o ponto de partida do esquema orçamentário empresarial.

Tipos de previsão de vendas: por produtos, território, canal de distribuição, método de venda, tipo de cliente, valor de venda, combinações de venda, organização e vendedor.

Maximização das vendas X maximização dos lucros: é fundamental traçar uma estratégia de vendas que concilie a geração do maior volume de receita sem provocar custos e despesas excessivas.

Planejamento da produção: o gerente deve obedecer ao plano de vendas, no entanto com base em seu conhecimento poderá sugerir modificações.

Qtde da produção: depende do volume de venda e da variação dos estoques inicial e final do período orçamentário. Menos investimento em produtos acabados e semi acabados assume a importância para as empresas que processam ou manufaturam componentes para seu próprio uso.

Planejamento do custo das matérias-prima, os métodos comuns são:

• Relação entre qtde física do produto acabado e a qtde de cada matéria-prima usada;

• Relação entre qtde de mão-de-obra ou haras de máquina e a qtde usada de matéria-prima;

• Relação entre o custo da mão-de-obra direta e o custo da matéria-prima usada.

Controle do custo da matéria-prima: cabe ao depto de compras determinarem o preço orçado que leva em consideração o bom uso do material e a variação de preços.

Planejamento do custo mão-de-obra há várias modalidades de planejar como a experiência histórica ou estudos tecnológicos.

Controle do custo da mão-de-obra direta: o processo requer que a contabilização seja feita por centro de custo, sendo que a comparação no final do mês entre custo orçado e planejado revela as áreas deficientes.

Planejamento e controle das despesas Administrativas: para isto é necessário departamelizar, ou seja, cada um dos departamentos administrativos oferece assistência as demais áreas da empresa.

Orçamento de caixa no desenvolvimento envolve a projeção das entradas e saídas do caixa, as necessidades de financiamento e o controle dos recursos financeiros. O orçamento deve se preocupar com a defasagem entre as transações e os fluxos de caixa a elas relacionados com as necessidades de caixa e com o excesso de fundos que geram custos de ociosidade.

Balanço Patrimonial (BP): aqui será demonstrada a situação econômica e financeira da empresa final do período orçado, podendo através de técnicas de análises e comparações, avaliarem o grau de adequação aos objetivos estabelecidos.

Demonstração de resultados: todas as receitas e despesas geradas no orçamentário serão reunidas aqui cujo resultado fornecerá a administração uma projeção do resultado que será obtido com o desenvolvimento das atividades orçadas.

Fórmulas:

1) Ponto de equilíbrio físico (PEF) Quantidade (Q)

PEF (Q) = CF / MCu

MCu = PVu – Cvu

2) Ponto de equilíbrio monetário (PEM) ($)

PEM ($) = PEF x PVu

3) Lucro (L)

L = RT – (CF + CV)

RT = PV x Q

Depreciação= Custo Equipamento / Vida útil

Q = CF / MCu

MC = PV – CV

CV = Q x CVu

Legendas:

CF = Custo fixo

MC = Margem contribuição

U = unitário

PV = preço de venda

CV = Custo variável

RT = Receita Total

Perguntas:

1) Descreva custos diretos e indiretos.

Resposta: Custo Direto: são aqueles que podem ser apropriados diretamente aos produtos fabricados. Ex.: Matéria-prima, utilizando na fabricação, energia elétrica que pode ser separada e medida.

Custo Indireto: são aqueles que são apropriados ao custo do produto de forma indireta, ou seja, por rateios. Ex.: depreciação de equipamentos, salários dos chefes de supervisão, aluguel da fábrica.

2) Descreva custeio por absorção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com