TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Custos

Por:   •  12/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.733 Palavras (7 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 7

ÁREA TEMÁTICA: Gestão da Qualidade

ÁREA: Ciências Humanas

A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO PDCA PARA ANÁLISE DE ANOMALIAS EM UM PROCESSO DE MANUTENÇÃO AUTÔNOMA

FONSECA, R. M. S

ricardomoreira@uniaraxa.edu.br

Curso de Administração de Empresas, Centro Universitário do Planalto de Araxá – Uniaraxá. Araxá – Mg.

RESUMO

Problemas surgem dia após dia, e os gestores precisam estar atentos e procurar soluções eficazes, para que, o problema não se repita. O ciclo PDCA é um método de soluções de problemas, que tem ajudado muito as organizações no seu dia a dia na busca de resultados.

Gerenciar é estabelecer e alcançar metas, e o método é o caminho mais eficaz para conseguir chegar aos objetivos.

O objetivo desse trabalho foi demonstrar a utilização do método PDCA de melhorias, na minimização de paradas corretivas, em uma unidade de produção de uma empresa de Araxá.

Os dados foram coletados em uma empresa de mineração localizada na cidade de Araxá, em setembro de 2015. A pesquisa foi descritiva, de caráter qualitativo. O método de investigação se deu por meio de um estudo de caso e, para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas para efetivar os pontos de melhoria que o método trouxe ao departamento.

Foram entrevistados oito participantes do grupo de melhoria, envolvendo operadores, líder e apoiador de gestão. Os dados foram tratados por análise de conteúdo. A literatura mostrou que o método PDCA pode gerar grandes melhorias para a gestão da qualidade, com um grande potencial em resolução de problemas.

Nas entrevistas ficaram evidentes os benefícios que o método proporcionou a vários departamentos da empresa. Foi possível verificar que todos estiveram muito envolvidos durante o projeto, o que é de extrema importância para se alcançar resultados desejáveis da organização.

Palavras chave: Qualidade, Melhoria Contínua, Ciclo PDCA, Metas, Resultados.

INTRODUÇÃO

Qualidade e gestão são dois termos de total importância para todas as organizações. Segundo Lélis (2011), uma empresa para implementar uma Gestão da Qualidade, ela deve atender a três exigências: a) compromisso com a ética; b) não gerar custos, e sim reduzi-los, e c) o planejamento da qualidade.

Conforme Oakland (1994), a reputação atribuída a uma organização é construída por qualidade, confiabilidade, entrega e preço. Ainda para o autor, a qualidade é a mais importante dessas armas competitivas.

Segundo Campos, (2004, p. 2) “qualidade é aquela que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente”.

Werkema (1995) cita que Qualidade Total se refere às características específicas dos produtos, bens ou serviços finais ou intermediários da empresa, as quais definem a capacidade destes bens ou serviços de promoverem a satisfação dos clientes. O autor ainda ressalta que, qualidade intrínseca inclui a qualidade do bem ou serviço – ausências de defeitos e presença de características que agradem o consumidor.

Com o objetivo de buscar liderança no mercado, foram criadas ferramentas da qualidade, e um dos métodos importantes conhecidos neste tipo de gestão é o uso do método Plan, Do, Check, Act – PDCA, desenvolvido em 1920 por Walter Shewhart e popularizado por W. Edwards Deming (BONDUELLE, 2006). Campos (2013) cita que o PDCA é um método de solução de problemas, e que a prática do controle deste método leva a garantia da qualidade.

Segundo Moura (2002) o PDCA é um instrumento importante da qualidade total, que resume toda a elaboração do processo de redução de custos, e que se baseia em quatro grandes passos – Planejar (Plan); Realizar (Do); Verificação e controle (Check) e Avaliação e correção (Act). Para Colenghi (2003), o ciclo PDCA é um método que deve ser de domínio de todos na empresa, independente das funções que exercem, devendo todos executá-lo.

Para aplicar o método algumas ferramentas são necessárias. Dentre elas destacam-se algumas. Em Custódio (2015) as ferramentas básicas da qualidade são: a) Fluxograma; b) Brainstorming; c) Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Ishikawa – Espinha de peixe); d) Folha de Verificação; e) Diagrama de Pareto; f) Diagrama de Dispersão e g) Cartas de Controle, além da matriz GUT, 5W2H e do ciclo PDCA.

Os principais Gurus da qualidade, segundo Custódio (2015): Joseph M. Juran; Walter Andrew Shewhart; Armand V. Feigenbaum; William Edwards Deming; Philip B. Crosby; e Kaoru Ishikawa. Araújo (2008), cita que foram os Gurus da Qualidade os responsáveis pela sedimentação da qualidade no mundo empresarial com suas propostas e postulados, esses grandes estudiosos escreveram, estudaram e experimentaram a tecnologia.

O estudo em questão apresentou a escolha de um escopo bem sucedido para a aplicação do método PDCA, com a intenção de elucidar: de que forma a utilização do método PDCA pode resultar na minimização das paradas corretivas?

Como objetivo geral, a pesquisa propôs Identificar a importância do método PDCA na melhoria do processo de Manutenção Autônoma.

Especificamente pretendeu-se:

  • Caracterizar qualidade e qualidade total;
  • Evidenciar as ferramentas da qualidade e seus respectivos gurus;
  • Demonstrar, através do método PDCA, a minimização das paradas corretivas;

Conforme Roesch (1999), o pesquisador deve apresentar as razões pelas quais argumenta a importância, a viabilidade e a oportunidade de seu trabalho. Esta pesquisa é importante, pois, o método nela utilizado, trás resultados benéficos para o processo de melhoria contínua, aumento da produtividade e padronização, em uma empresa do setor de mineração da cidade de Araxá, tendo em vista que a busca pela excelência tem sido um dos objetivos gerais da organização.

Quanto à viabilidade, é de extrema importância a criação de um projeto que determine os meios a serem percorridos para ser implantado à rotina do processo, o tratamento das paradas utilizando o método PDCA, além da abertura da empresa pesquisada para a realização deste estudo.

Para demonstrar este projeto, se faz necessário estabelecer uma forma ou o escopo, que irá viabilizar a aplicação e os benefícios de um método de melhoria.

METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, através de um estudo de caso. Foi realizada entrevista semiestruturada com oito participantes do grupo de melhoria da unidade de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (116.9 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com