TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Da M&M

Artigo: Trabalho Da M&M. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  4.013 Palavras (17 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 17

O segmento de confeitos não seria o mesmo sem a marca M&M’s, aquelas deliciosas bolinhas de chocolate envoltas em casquinhas coloridas. Apoiada em um eficiente marketing, a marca conseguiu popularizar seu produto, fazendo de seus falantes personagens, que parecem ter alma, tão conhecidos e famosos quanto Mickey Mouse. Uma alegria que contagia até mesmo quem não gosta dessas guloseimas deliciosas.

A história

Quem poderia imaginar que a idéia para os M&M’s nasceu no cenário da Guerra Civil Espanhola? A lenda conta que, durante uma viagem à Espanha, o comerciante Forrest Edward Mars encontrou soldados que estavam comendo pequenos pedaços de chocolate envoltos em cascas açucaradas rígidas, evitando assim que eles derretessem. Inspirado por essa ideia voltou à sua cozinha e inventou a receita exclusiva para os famosos M&M’s, recebendo a patente de seus confeitos no dia 3 de março de 1941. Vendido ao público pela primeira vez ainda neste ano, os confeitos de chocolate ao leite M&M’s tornaram-se os favoritos dos soldados americanos que estavam servindo na Segunda Guerra Mundial. Embalados em tubos de cartolina, foram vendidos aos militares como um lanche conveniente, porque suportava bem viagens sob qualquer clima. O nome da marca deriva de “Mars & Murrie” (pois o parceiro de negócios de Forrest Mars era Bruce Murrie, filho do então presidente da tradicional Hershey’s). Os confeitos foram lançados originalmente em cinco cores: marrom, amarelo, vermelho, verde e violeta

O produto logo se tornou um sucesso porque, na época, o ar condicionado ainda não era muito encontrado em lojas, casas e automóveis e o derretimento das barras de chocolate se tornou um enorme problema na época do verão, o que não acontecia com os M&M’s por causa de seu revestimento, fazendo com que os confeitos pudessem ser comercializados o ano inteiro. No final desta década, os M&M’s foram trazidos em abundância para o público em geral, que deu a eles uma excelente recepção. Em 1948, a embalagem mudou do tubo para o característico saquinho marrom de celofane conhecido hoje, e no ano seguinte a cor violeta seria substituída pelo bronze. E foi somente em 1950 que a letra “M” passou a ser impressa nos confeitos em cor preta, divulgada pelo slogan “Look for the M on every piece” (algo como “Procure pelo M em cada confeito”), mudando para cor branca, como nos dias de hoje, somente em 1954. Atualmente, o “M” gravado em todos os confeitos é colocado por uma máquina com calibragem sensível, evitando assim que os confeitos se quebrem.

Com o advento da televisão nesta década, os M&M’s tornaram-se parte do vocabulário americano e uma guloseima constante nos lares de milhões de pessoas. Com a estreia oficial de seus coloridos personagens na televisão e a primeira expansão na linha de produto, com a introdução da versão feita com amendoim, a marca se popularizou pelo país inteiro com extrema rapidez. Em 1976, os M&M’s vermelhos foram retirados da tradicional mistura de cores, devido à controvérsia pública a respeito dos corantes de alimentos que levavam essa cor serem cancerígenos. Esse corante vermelho (“red dye #9”) não era utilizado nos tradicionais M&M’s. Porém, para evitar confusão na mente dos consumidores e causar dúvidas, o confeito vermelho foi retirado da mistura. Neste mesmo ano, a cor laranja foi adicionada à mistura dos M&M’s Amendoim, juntando-se ao verde e ao amarelo, que foram adicionados em 1960 à cor marrom já existente.

Em 1980, os famosos saquinhos de M&M’s ganharam 10% a mais de peso sem que o preço fosse aumentado, em uma promoção chamada “You Get More For Your Money From M&M’s”. Foi a partir deste momento que a marca deu início a uma forte expansão internacional, e nos próximos dois anos, M&M’s seria lançado em 16 países incluindo Austrália, Canadá, Hong Kong, Malásia, Dinamarca, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Japão e Reino Unido. Em 1981, o produto foi escolhido pelos astronautas do primeiro ônibus espacial da NASA para ser incluído na lista de suprimentos.

Era a publicidade que a marca precisava. Pouco depois, em 1984, a empresa investiu em mais uma ação eficiente de marketing, quando os M&M’s foram nomeados como doce oficial dos jogos olímpicos de Los Angeles, Califórnia. Uma linha especial de produtos para os dias festivos foi desenvolvida no início desta década. Essas novas misturas de cores sazonais incluíam verde e vermelha nos M&M’s especial para o Natal e cores pastéis para a edição de Páscoa. Posteriormente, outras edições especiais foram introduzidas com cores laranja e preto para o Dia das Bruxas (Halloween); além do vermelho, rosa e branco para o Dia dos Namorados (Valentine’s Day).

O ano de 1987 foi muito importante na história da marca. Foi nesta época que o confeito vermelho voltou à tradicional mistura de cores, atendendo a intensos e calorosos pedidos dos consumidores. Com isto, a mistura original dos M&M’s passou a contar com seis cores. Em 1993, novos M&M’s foram disponibilizados em lojas especializadas, que ofereciam 24 cores diferentes do delicioso confeito. No ano seguinte, a cor azul (em substituição ao bege) passou a fazer parte da mistura do M&M’s original. Em 1996, a marca continuou literalmente na boca do povo com ações inusitadas e pioneiras, como o M&M’s STUDIO, um hotsite lançado em 1996, nos primórdios da Internet. Nesse portal a marca parodiava o universo de Hollywood utilizando suas coloridas e cativantes mascotes, onde os internautas poderiam acompanhar detalhes sobre suas vidas de celebridades. Outro momento histórico para marca ocorreu durante o verão de 2000.

Foi decidido, depois de tantos anos, que os M&M’s Chocolate ao Leite eram bons demais para serem chamados de “Simples” (expressão americana para designar o item) e toda a linha de embalagem passou por uma mudança de denominação: de Confeitos de Chocolate Simples para Chocolate ao Leite. O anúncio foi feito pelo tagarela personagem vermelho, afirmando que era ele quem vinha fazendo toda a campanha por essa mudança já há um bom tempo. Além disso, neste ano ocorreu o relançamento do M&M’s MINI com novas embalagens (quatro opções de cores) que se encaixavam formando esculturas.

A cor lilás foi introduzida no ano de 2002 através de uma enorme votação que envolveu consumidores de 200 países. Em junho de 2004, a marca ganhou ainda mais popularidade quando o piloto da SpaceShipOne, Mike Melvill, abriu um pacote dos famosos confeitos ao atingir a fronteira do espaço, mostrando a leveza do ar enquanto os pedaços coloridos de chocolate flutuavam na cabine.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com