TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Da Metemática

Trabalho Escolar: Trabalho Da Metemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  11.088 Palavras (45 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 45

SUMÁRIO

Pág.

1 – Introdução.................................................................................................................. 05

2 – Características da Microempresa..............................................................................07

3 – Funções do 1º Grau

3.1 - Funções do 1º Grau associado a questões da Matemática Financeira...........09

3.2 - Função do 1º grau (aplicação na administração)............................................ 12

3.3 - Função oferta e demanda (1º grau).................................................................. 15

3.4 - Resolução de situações propostas..................................................................... 17

3.5 - Exercícios montados pela equipe..................................................................... 19

4- Equação do 2º Grau.................................................................................................... 21

4.1 - Resolução de situações propostas.................................................................... 36

4.2 - Exercícios montados pela equipe..................................................................... 38

5 – Funções Exponenciais

5.1 - Resolução de situações propostas.................................................................... 43

5.2 - Exercícios montados pela equipe..................................................................... 44

6 – Relatório Final de Elaboração.................................................................................. 45

7 – Referência Bibliográfica............................................................................................ 48

INTRODUÇÃO

Ao assistirmos um programa de TV, lermos um jornal ou uma revista, ou mesmo ao deslocarmos para o trabalho ou lazer, deparamos com uma imensa quantidade de informações, propagandas, anúncios de pequenas e grandes empresas com gráficos, tabelas e ilustrações. Estes são instrumentos muito utilizados nos meios de comunicação. Um texto com ilustrações é muito mais interessante, chamativo, agradável e de fácil compreensão. Não é só nos jornais ou revistas que encontramos gráficos. Os gráficos estão presentes nos exames laboratoriais, nos rótulos de produtos alimentícios, nas informações de composição química de cosméticos, nas bulas de remédios, enfim em todos os lugares. Ao interpretarmos estes gráficos, verificamos a necessidade dos conceitos matemáticos, em nosso caso das funções, estabelecendo interface com situações de uso real durante a tomada de decisão, e que, muitas vezes exigem raciocínio lógico e cálculos concretos.

O desafio proposto foi a apresentação do perfil de uma microempresa fictícia, baseando-se nas situações-problema apresentadas em cada etapa.

Este desafio consiste na elaboração de situações do cotidiano que utilizem cálculos diferenciados e conceitos matemáticos dentro de uma microempresa. Dessa forma, na etapa inicial, os alunos da equipe descreveram a microempresa, apresentando alguns detalhes sobre o empreendimento, como o objeto de produção, justificativa da viabilidade do serviço prestado, espaços e equipamentos necessários, número mínimo de funcionários, formas de contratação e piso salarial, além da elaboração de um relatório com a descrição do perfil da microempresa e, pautados no contexto das situações resolvidas nas etapas intermediárias, criar de três a cinco novas situações que utilizem conceitos matemáticos estudados nesta disciplina.

Este desafio é importante para que o aluno desenvolva seu raciocínio lógico, crítico e analítico, estabelecendo relação entre o cotidiano de sua área de atuação e a Matemática.

Numa primeira etapa, o grupo estabeleceu formas de compreensão dos conceitos matemáticos da disciplina, em interface com a situação de uso real no âmbito das atividades da área de Ciências Sociais, oferecendo oportunidade ao grupo de refletir sobre questões teóricas, práticas e subjetivas definidas durante a tomada de decisão.

Numa segunda etapa se estabeleceu a importância para se compreender o conceito de função de 1º grau e sua utilidade para a resolução de problemas teóricos e práticos.

Numa terceira etapa estabelecemos a importância para se compreender como, em algumas circunstâncias, a resolução da equação do 2º grau auxilia na resolução de situações-problemas reais mediante a contextualização dos conhecimentos, além de estar se aprofundando na utilização da fórmula de Báskara, selecionando e resolvendo exercícios e/ou problemas.

E por fim, numa quarta etapa, à importância pra se compreender como e em quais circunstâncias a função exponencial favorece a resolução de situações problema da área de Ciências Sociais, contextualizadas nos conceitos de depreciação e de juros compostos, principalmente. Além de aprofundar seus conhecimentos sobre questões de porcentagens, produção e proporcionalidade, resolvendo as situações propostas e refletindo sobre situações que envolverão os detalhes da microempresa pensada.

Para a realização do projeto utilizamos os mais variados instrumentos de informação, como livros, material didático da UNIDERP, consultas a Internet e etc, além de usar uma metodologia focada nos seguintes aspectos:

- Formação do grupo de alunos que participariam da proposta do ensino;

- Separação dos assuntos (relacionados sobre as etapas do trabalho) a serem pesquisados para o projeto;

- Digitação, revisão, impressão e cópias; e

- Distribuição para avaliação dos professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.7 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com