TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Administraçao

Ensaios: Trabalho De Administraçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.765 Palavras (8 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Administração se inovou no século XX, transformando o conhecimento de várias ciências em coisa uteis para a sociedade. A escola de administração foi criada por Frederick W. Taylor fazendo entender a melhor maneira de completar as tarefas com eficiências tendo a ajuda de Henry Ford, Fayol e Max Weber onde cada um deles criou e implantou suas ideias; processo produtivo, processo de administração planejar, processo de organização e burocracia. Na Revolução Industrial, a administração ocorreu por meio de produção manufatureira, antes os artesões faziam suas produção manual com a revolução começou a aparecer maquinas com isso os artesoes eram obrigados a usar essa ferramenta. E por fim foi reestruturado o comercio do Sr. Bread com uma boa administração; Planejar, Organizar, Liderar, executar concluir um excelente negocio.

Administração

A palavra administração vem do latim ad (dedução, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) e significa originalmente aquele que realiza uma função sob o comando de outrem, isto é, aquele presta um serviço ao outro. A palavra administração sofreu uma radical transformação em seu significado, com o decorrer do tempo.

Na verdade ela constituiu uma inovação no século XX, transformando um conhecimento de várias ciências em coisas úteis para a sociedade. Passou então a interpretar os objetivos da organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle dos esforços realizados em todas as áreas e níveis de organização a fim de alcançar objetivos e garantir a competitividade no mundo dos negócios. Atualmente ela significa a melhor maneira de agregar valor e criar riqueza dentro da sociedade. Abrangem cinco principais funções, a organização, planejamento, liderança, execução e controle sendo importante em qualquer escala de utilização de recursos para realizar objetivos.

A escola de administração cientifica foi criada por Frederick Winslow Taylor com ideias ao combate ao desperdício, tempos e movimentos, racionalização do trabalho, melhor maneira de fazer as tarefas e eficiência. Juntamente na escola clássica Henry Ford implantou as ideias a linha de montagem para a eficiência no processo produtivo, já Henri Fayol explicou o papel dos gerentes e do executivo principal no processo de administrar e Max Weber mostrou novos modelos de organização e burocracia.

Na medida em que as indústrias evoluíram, surgiu a competitividade e com ela nova administração com o nome de ”escola neoclássica” com dois grandes organizadores Pierre Du Pont e Alfred Sloan suas ideias era gerada na estruturação das grandes corporações em unidade de negócios, planejamento estratégico e avaliação do desempenho da empresa como um todo.

Revolução Industrial o conjunto de transformações ocorridas de modo geral na Europa Ocidental, entre os séculos XVIII e XIX. Tais transformações relacionam diretamente com a substituição da produção artesanal realizada por artesoes com a utilização de ferramentas pela produção em serie, realizada por trabalhadores assalariados com o uso predominante de maquinas.

O processo de industrialização, isto é, de constituição de indústrias ou fabricas com suas instalações, maquinaria e operários tiveram inicio na Inglaterra em meados do século XVIII e estendeu para outros países a partir do século XIX. Antes desse período a maioria das pessoas vivia em campo ou vilarejo, trabalhando em pequenos grupos produzindo apenas o que necessitavam.

Ate o final do século XVIII, a atividade industrial passou por diferentes etapas no que se refere aos aspectos técnicos e de organização do trabalho. Algumas das etapas a produção artesanal ou artesanato realizado de forma manual, o artesão também era geralmente o dono das matérias-primas e dos instrumentos de produção a oficina e as ferramentas. Produção manufatureira ou manufatura países como Inglaterra e França, a transformação de matérias-primas em bens também se organizou em manufaturas onde vários artesãos executavam as tarefas manuais usando ferramentas, sob o controle do dono da manufatura. Nessas oficinas, começaram a ser implantados a produção em serie e um sistema de divisão de trabalho do qual cada artesão passou a cumprir uma tarefa especifica dentro do processo de fabricação de um mesmo bem voltado ao exemplo de Adam Smith na produção de alfinetes um artesão puxava o arame, outro o endireitava, um terceiro o cortava, um quarto afiava uma extremidade, um quinto esmerilhava a outra ponta para a colocação da cabeça, um sexto colocava a cabeça e um sétimo dava o polimento final, aumentando a velocidade de fabricação, pois o trabalhador passava o dia todo fazendo a mesma tarefa e tornava-se cada vez mais ágil em sua realização, além de ter um compromisso com seus companheiros. Produção mecanizada ou maquino fatura iniciada quando os avanços técnicos, aliados ao aperfeiçoamento dos métodos produtivos. As maquinas substituíram varias ferramentas e muitas vezes o próprio trabalhador, Deixou de ser artesão para se tornar operário, passando a realizar sua tarefa em linhas de montagem. A produção mecanizada nas fabricas deflagrou o que foi chamado de Revolução Industrial.

Entre as teorias que justificavam a sociedade industrial capitalista, destacou a corrente do liberalismo econômico, cujos principais representantes foram os economistas britânicos Adam Smith (1723-1790), Thomas Malthus (1766-1834) e David Ricardo (1772-1823).

No filme Tempos Modernos mostra claramente a dificuldade de um trabalho repetitivo e desgastante para o funcionário que após um certo período de trabalho entra em colapso e sai apertando tudo que ele vê na frente. Atualmente as empresas buscam modernizar sempre que possível, suas linhas de montagem e produção para máquinas, que apesar de apresentarem defeitos acabam produzindo mais por não ter as mesmas dificuldades do ser humano que nessas péssimas condições de trabalho em alta escala apresentadas no filme, resultam em diversos problemas de saúde: estresse, ansiedade, depressão, desgaste físico e mental, sem citar ainda os acidentes que podem ocorrer em decorrência do trabalho sendo que o operário durante seu horário de trabalho também tem suas necessidades fisiológicas: banheiro, água, lanche, tudo enquanto a máquina (se não apresentar defeito) continuaria sua produção sem intervalos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com