TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Administraçao

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Administraçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  2.214 Palavras (9 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03

2 DESENVOLVIMENTO................................................................................... 04 a 09

3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 10

4 REFERÊNCIAS...................................................................................................... 11

1 INTRODUÇÃO

Este estudo vem ressalta a importância do processo dos planejamentos e controles de qualidade para a vida das empresas diante de um cenário econômico abalado por inúmeras crises que levam a economia sofrer uma serie de variações. Diante desta realidade estes processos tem sido um fator chave para o sucesso empresarial contribuindo significativamente para que o planejamento estratégico obtenha êxito. Baseado nisto foi realizado um estudo das principais etapas do processo de planejamento e qualidade de produção.

A empresa vista como um sistema aberto possui uma missão, um modelo de gestão, uma estrutura organizacional, um processo de planejamento e controle buscando atingir a eficácia. Gestão é apresentar as abordagens integradas e os métodos avançados de gestão da produção, avaliando o estado da arte, discutindo experiências práticas e prospectando caminhos futuros. Com isso, procura-se desenvolver no participante a capacidade de adequar e utilizar, em ambientes de produção distintos, as técnicas estudadas considerando aspectos econômicos, organizacionais e humanos visando o aumento da lucratividade e competitividade de suas empresas.

As funções do gestor são em princípio fixar as metas a alcançar através do planejamento, analisar e conhecer os problemas a enfrentar, solucionar os problemas, organizar recursos financeiros, tecnológicos, ser um comunicador, um líder, ao dirigir e motivar as pessoas, tomar decisões precisas e avaliar, controlar o conjunto todo.

2 DESENVOLVIMENTO

1ª Parte - Administração da produção e Logística

O planejamento e controle implicam em medir a demanda e a capacidade da empresa, identificar possibilidades de aumentar a capacidade e adequá-la à demanda e escolher as políticas mais adequadas para que isso aconteça. Eles são importantes para garantir a continuidade da produção e a satisfação da demanda. Toda empresa precisa acumular recursos materiais para o processo produtivo, já que a demanda é oscilante. Assim, o planejamento e controle compensam as diferenças de ritmo entre fornecimento e demanda de recursos materiais, além de evitar desperdícios, prejuízos econômicos e, principalmente, evitam pausas na produção.

Utiliza-se o planejamento e o controle em todo o processo de produção, desde antes dele e após estar concluído. Isso porque todas as etapas do processo produtivo demanda planejamento e controle. Entre os tipos de planejamento e controle utilizados pelas indústrias estão: planejamento e controle de capacidade produtiva; de estoque, da cadeia de suprimentos, de projetos e, finalmente, planejamento e controle de qualidade. Planejamento e controle de capacidade é a tarefa de determinar a capacidade efetiva da operação produtiva, de forma que ela possa responder à demanda. Capacidade aqui pode ser entendida como sendo o que a empresa pode produzir em determinado período de tempo, sob condições normais de operação.

Em todo o planejamento e no controle de melhoramento, o mercado requer a qualidade e a entrega consistente de produtos e serviços. Bens e serviços de alta qualidade podem dar a uma organização considerável vantagem competitiva. A boa qualidade reduz custos de retrabalho, refugo, reclamações e devoluções e o mais importante boa qualidade gera consumidores satisfeitos.

Qualidade - a visão da operação é a conformidade consistente com as expectativas dos consumidores. O uso da palavra conformidade indica que há necessidade de atender a uma especificação clara e objetiva.

Quanto a qualidade - a visão do cliente:

• Expectativa pode ser diferente para cada consumidor

• Qualidade percebida por diferentes consumidores; e

• Papel da imagem de um produto na visão do cliente Qualidade - a visão do cliente Na conciliação das visões de qualidade da operação e do consumidor:

• O objetivo da operação é satisfazer a expectativas dos consumidores, o consumidor na busca de sua satisfação percebe a qualidade.

• A qualidade pode ser definida como o grau de adequação entre as expectativas dos consumidores e a percepção deles do produto ou serviço;

• Se a expectativa for maior que a sua percepção do produto, a qualidade percebida é POBRE;

• Se a percepção do produto for maior que a sua expectativa, a qualidade percebida é ALTA; e

• Se a percepção do produto atende às expectativas, a qualidade percebida é ADEQUADA.

A coleta de boas informações e o devido tratamento destas para que auxiliem na formulação de hipóteses sobre cenários futuros é uma das principais atividades do planejamento estratégico. Muitas informações são abrangentes e podem ser colhidas de diversas fontes públicas ou privadas. Outras são mais específicas ou locais, requerendo buscas mais direcionadas ou ainda pesquisas de campo.

Em se tratando de micro, pequenas e médias empresas, podemos nos concentrar em alguns temas básicos:

• Análise da concorrência local (empresas no mesmo ramo);

• Análise dos produtos concorrentes (produtos que concorrem com os da sua empresa, mesmo que indiretamente);

• Preço versus valor Perfil de clientes;

• Estrutura de custos Fatores macroeconômicos mais relevantes para o negócio;

• Tendências em termos de produtos;

• Tendências do mercado imobiliário, em caso de alta relevância de ponto comercial;

•Atratividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com