TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Administração

Exames: Trabalho De Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  9.391 Palavras (38 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 38

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

FABRICIANA MENDES –AR 446919

JOUZE BARBARA ALENCAR DO NASCIMENTO

MARINÊS PADILHA AMORIM-RA 8332002830

MILENA MIRANDA RAMOS- RA: 7707662970

LUCIANA COSTA SANTOS

GRACIELE DE ASSUNÇÃO MACHADO DA CONCEIÇÃO

AR-7986731359

Trabalho Solicitado

de teorias da Administração

para obtenção de

nota do 2° Semestre

SÃO LUÍS – MA

2013

INTRODUÇÃO

A Teoria Geral da Administração, em seu conjunto, aborda uma sumula de normas que se completam e levam o entendimento da administração para o dia a dia das pessoas e das organizações como um todo, no objetivo de gerar desenvolvimento, com o princípio máximo de eficácia e eficiência gerando produtividade e lucro.

A importância das Teorias Administrativas teve seu reconhecimento a partir do século XX, após a Revolução Industrial, quando foi necessário começar a se produzir em larga escala.

Atualmente pode-se considerar que, no contexto social, econômico e político no qual vivemos, não há um único lugar no planeta que não precise ser administrado.

Esse trabalho tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as Teorias da Administração e como elas são imprescindíveis para as organizações. Identificar e associar acontecimentos históricos e sociais que influenciaram e influenciam, até os dias atuais nas Teorias Administrativas, compreendendo os novos rumos que foram tomados e as características da sua evolução contínua.

Entendemos que as Teorias da Administração servem como base para um Planejamento Estratégico e dão ênfase na estrutura, nas tarefas, nas pessoas, na tecnologia, no ambiente, nas competências e na competitividade das organizações.

Neste trabalho iremos fundamentar os processos e tarefas que definem o planejamento, a organização, a direção e o controle empresarial.

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

1. A ADMINISTRAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA

1.1 Primórdios da Administração

Os principais fatos que caracterizam os primórdios da Administração são históricos, sociais, políticos e econômicos.

As características mais marcantes ocorreram no século XVIII, onde os artesãos começaram a atuar em pequenas oficinas e escolas como profissionais autônomos.

A Administração recebeu influencias que moldaram seu futuro quando grandes filósofos da idade antiga deixaram suas contribuições para a administração moderna.

Sócrates, em seu trabalho relata administração como habilidade pessoal.

Platão, em seu livro “A República”, expõe a forma de governo e a administração de negócios públicos.

Aristóteles, quando escreveu “A Política”, fala sobre a organização do Estado e suas formas governamentais. (Chiavenato 2003).

1.2 Habilidades do Administrador

As habilidades do administrador podem ser natas ou adquiridas, ou seja, as pessoas nascem e desenvolvem habilidades próprias e outras são obtidas, de acordo com a necessidade e motivação que passarão a ter ao longo de sua existência.

Habilidade, segundo Lacombe (2003), é a capacidade que o ser humano tem de transformar os conhecimentos adquiridos em produtos ou serviços com desempenho esperado, a partir do ensinamento praticado.

Para adiquirir um bom desempenho profissional, o administrador necessita de três tipos de habilidades, que segundo o criador dessa tipologia, Katz (1955 apud CHIAVENATO, 2003), são de natureza: técnica, humana e conceitual.

• Habilidade Técnica – é a maneira pela qual se compreende e domina determinado tipo de atividade;

• Habilidade Humana – é a capacidade e a aptidão de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes por meio delas, refere-se à facilidade de relacionamento inter-pessoal e grupal;

• Habilidade Conceitual – é a habilidade que requer maior conhecimento, pois exige visualização do conjunto organizacional com suas partes integradas, formando um conjunto harmonioso. Implica a facilidade de em trabalhar com idéias e conceitos, teorias e abstrações.

1.3 Antecedentes históricos da Administração

Segundo Maximiano (2007), algumas contribuição deixadas pelos povos da antiguidade, foram importantes, como:

• Egípcios – burocracia administrativa;

• Babilônios – registros de transações comerciais e controle das mesmas;

• Assírios – tinham depósitos de suprimentos e colunas de transportes;

• Gregos – implantaram a democracia participativa, planos de estratégias, conceitos de qualidade, pregação da ética e igualdade na administração;

• Romanos – criadores dos tributos, primeiros organizadores de empresas em outros países e de associações artesanais;

• Chineses – ensinamento de planejamento, comando, doutrina e estratégia militar;

O renascimento foi um período histórico de grandes destaques para as artes e outras ciências trouxe contribuições em forma de métodos de produção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com