TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Administração

Artigo: Trabalho De Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  1.894 Palavras (8 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 PRIMEIRO DESAFIO – Teorias da ADM 2 3

2 SEGUNDO DESAFIO – Micro e Macroeconomia..................................................6

3 TERECIRO DESAFIO – Comportamento Organizacional ...................................6

4 QUARTO DESAFIO - Estatística.............................................................................7

5 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

1. PRIMEIRO DESAFIO – TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO II

Questão 1 : Em primeiro lugar, façam uma pesquisa sobre a família Klein, bem como acerca da história das Casas Bahia e apontem qual o estilo de gestão da empresa, e as características de qual abordagem teórica da administração a que estes se referem.

Fundador das Casas Bahia, nascido no dia 15 de novembro de 1923, na Polônia, Samuel Klein foi testemunha de um dos capítulos mais cruéis da história da humanidade, o genocídio de judeus pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Sua história de superação está entre as mais marcantes trajetórias dos grupos empresariais brasileiros e a empresa fundada por ele, a Casas Bahia, transformou-se em ícone na comercialização de produtos para as classes de baixo poder aquisitivo. Samuel já vendia para classe C quando grande parte das empresas desprezava esses consumidores, hoje cobiçados por todos os setores.

Preso em Auschwitz em 1944, Samuel reencontrou mais tarde em Munique, na Alemanha, seu pai e seus irmãos que conseguiram sobreviver à guerra. Com sua mulher, Ana, Samuel decidiu arriscar a sorte na América do Sul, enquanto outros irmãos emigraram para os Estados Unidos. O empresário, que pouco pôde estudar durante a infância e juventude, fundou a Casas Bahia em 1952 em São Caetano do Sul, na região do ABC, em São Paulo. A empresa transformou-se em uma potência do varejo, especialmente após os anos da estabilização econômica, em 1994, e a ascensão da classe C durante a era Lula, que também surgiu no ABC, como líder sindical. Antes de fundar a Casas Bahia, Samuel vendia artigos para os operários que trabalhavam nas indústrias da região de charrete.

Enquanto esteve à frente das Casas Bahia, Samuel era considerado um gestor centralizador e costumava dizer que não queria sócios. Seu estilo de gestão foi sempre atentar ao mercado de baixa renda. É a grande jogada que impulsiona e sustenta o crescimento das Casas Bahia, além de uma estrutura enxuta.

A visão global do negócio da família Klein impulsiona o seu crescimento, já que ela tem bem definido o seu foco, que é vender a prazo para população de baixa renda. E aconteça o que acontecer, ela não muda o foco, apenas faz ajuste de percurso, quando necessário (alteração de taxas de juro, por exemplo).

Adotando uma estratégia desenvolvida pela própria empresa, o pagamento dos carnês é efetuado somente nas lojas, mesmo com todo o aparato tecnológico. Esta estratégia resulta numa interação maior entre cliente e empresa e esse contato direto agrega valor para os clientes e solidifica o relacionamento. O marketing da empresa recebe investimento expressivo, a Casas Bahia é um dos maiores anunciantes do país, trabalha com mix variado criando para seus produtos vantagens que possam ser observadas pelos seus atuais e potenciais clientes.

Questão 2 : Realize uma pesquisa sobre o processo de fusão das Casas Bahia com o Grupo Pão de Açúcar apontando de que forma a gestão sofreu impactos em relação ao modelo anteriormente praticado pela família Klein?

A fusão entre Pão de Açúcar e Casas Bahia, estabelece uma consolidação do setor de varejo. A nova empresa terá mais chances de ditar o preço dos produtos para outras empresas do segmento e principalmente para a indústria. Concorrente direto das Casas Bahia, o Magazine Luiza deve ser um dos maiores prejudicados com a negociação. A empresa de Luiza Trajano também mira a classe C emergente, mas possui um market share de 6%, contra 20% da nova empresa (Casa Bahia + Globex), segundo dados de mercado. Com menor participação, a varejista com sede na cidade de Franca terá menos poder de fogo na negociação com fornecedores.

A fusão dos gigantes do varejo lembra outra união de companhias que aconteceu recentemente no país: a fusão de Sadia e Perdigão. Para o analista da Vallua, a Casas Bahia, assim como a Sadia, é uma empresa familiar que tem muito a ganhar com a profissionalização da gestão que, hoje em dia, é um dos pilares do Grupo Pão de Açúcar. Outro ganho das Casas Bahia será o crescimento do faturamento. As incertezas geradas pela crise econômica e o medo do desemprego fizeram com que o consumidor ficasse mais arredio na hora fazer compras. O faturamento da empresa fundada por Samuel Klein para este ano deve ficar perto dos R$ 13,9 bilhões conquistados em 2008.

E para o Pão de Açúcar os ganhos são muitos. Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Varejo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), acredita que o Pão de Açúcar deverá aumentar as margens de lucro. Como o valor dos alimentos é muito pequeno, a margem de lucro que o varejo alimentício tem é pequena. Já a venda de bens duráveis como eletroeletrônicos e móveis dá mais retorno, pois os produtos são vendidos a prazo em parcelas que embutem juros elevados. “O Grupo Pão de Açúcar irá diminuir a concentração de suas operações e reduzirá seus riscos", diz.

A estratégia de negócio das duas empresas continuará distinta. As Casas Bahia devem continuar focada na classe C e o Pão de Açúcar, com suas lojas do Ponto Frio, focará nas classes A/B. "O desafio será unir culturas organizacionais tão distintas", afirma Pastore.

Questão 3 : Com base nos argumentos do texto e nas pesquisas realizadas, vocês devem apontar os motivos pelos quais a nova gestão da Viavarejo enfrenta resistências dos colaboradores das Casas Bahia.

Quem analisa os resultados da Via Varejo nos últimos anos não se surpreende com o arrependimento da família Klein e o desejo de rever as condições da associação realizada com o Grupo Pão de Açúcar em meados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com