TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Administração

Projeto de pesquisa: Trabalho De Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.037 Palavras (17 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO..........................................................................................................

2- REFERENCIAL TEÓRICO.......................................................................................

2.1- EVOLUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO..................................................

2.1.1-Habilidade do administrador e suas alterações com o decorrer do tempo..........

2.2- TEORIAS DO TRABALHO.....................................................................................

2.2.1-Conceito de trabalho e visão da sociedade para Durkheim, Weber e Mark........

2.2.2-Conceito de anomia (Durkheim), racionalização (Weber), alienação (Marx)......

2.2.3-As teorias marxistas, weberianas e positivistas do trabalho na atualidade.........

2.3- A CONCEPÇÃO DE HOMEM INAUGURADA NA IDADE MODERNA..................

2.4- NIVEIS DE LINGUAGUEM.....................................................................................

3- PESQUISA................................................................................................................

4- CONSIDERAÇOES FINAIS......................................................................................

REFERÊNCIA................................................................................................................

1- INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como intuito, demonstrar através de uma pesquisa assídua, um conteúdo baseado na profissão do administrador, onde estudos relacionados à mesma são citados utilizando referências teóricas.

No decorrer do contexto, informações de suma importância são mencionadas, para uma melhor compreensão e esclarecimento da disciplina em questão, visando desta forma, adquirir um conhecimento mais amplo e enriquecedor.

Neste veremos a definição das habilidades do administrador que são as habilidades técnicas, humanas, e conceituais, e sobre a visão do ser humano.

Além do conceito de trabalho e a visão da sociedade capitalista para Emile Durkheim, Max Weber e Karl Marx.

O conceito de Anomia, Racionalização e Alienação aplicados á categoria trabalho. Sobre a concepção de homem inaugurada na idade moderna, os níveis de linguagem, o uso das diversas situações de comunicação e como elas interferem no trabalho do administrador, e uma pesquisa feita através de uma entrevista, com um administrador e um trabalhador.

2- REFERENCIAL TEÓRICO

2.1- EVOLUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

2.1.1-Habilidade do administrador e suas alterações com o decorrer do tempo.

São as capacidades técnicas para realizar determinadas tarefas, desenvolvidas a partir da teoria e prática.

Para ocupar posições nas empresas, executar seus papéis e buscar as melhores maneiras de Administrar, o Administrador deve desenvolver e fazer uso de várias habilidades. Robert L. Katz (apud STONER, 1999) classificou-as em três grandes habilidades: Técnicas, Humanas e Conceituais.

Todo administrador precisa das três habilidades.

Habilidades Técnicas são as habilidades ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional. Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade técnica “[...] consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional”.

Habilidades Humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes. Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade humana “[...] consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas”.

Habilidades Conceituais são as habilidades necessárias ao proprietário, presidente, CEO de uma empresa. São essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na Administração da empresa. Segundo Chiavenato (2000, p. 3), Habilidade conceitual: Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização com um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato.

Nas habilidades de um administrador nada fica estático, tudo se transforma com o tempo, e estas que são necessárias a um bom administrador vão se alterando conforme as necessidades da sociedade em que ele está inserido. Pois as circunstancias impõe esta mudança, e, portanto cada problema deve ser resolvido de uma forma peculiar. Nas habilidades citadas, cada teoria vê o individuo de uma forma particular.

Das três aptidões discutidas, a técnica talvez seja a mais conhecida por ser a mais concreta, pois nesta o individuo era visto como um ser hábil, dotado de qualidades, isso por que a aptidão técnica subentende a compreensão e proficiência num determinado tipo de atividade, especialmente naquela que envolva métodos, processos e procedimentos ou técnicas.

Na habilidade humana o individuo era visto como uma pessoa dotada de grande habilidade humana é cônscia de suas próprias atitudes, opiniões e convicções acerca dos outros e de grupos de pessoas, é capaz de aquilatar a utilidade e as limitações de tais sentimentos.

Já na habilidade conceitual, o individuo era visto como um ser capaz de distin¬guir o relacionamento entre os vários fatores ligados à sua condição que o façam agir de maneira a conseguir o máximo de vantagem para a organização em geral.

2.2- TEORIAS DO TRABALHO

2.2.1-Conceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com