TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Administração

Artigo: Trabalho De Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 5

1 – Tome duas empresas ao acaso, como exemplo, e procure comparar seus objetivos (em termos de sociedade, produção, sistema, produtos e objetivos derivados).

Tomando duas empresas, como exemplo de comparação, podemos citar:

Santana Textiles: empresa multinacional no ramo de produção de tecidos que busca produzir bens que visem a necessidade da sociedade, em termos de produção procura produzir bens de consumo visando lucros, crescimento e estabilidade na organização. Com relação aos produtos procura sempre focar a qualidade de seus produtos para garantir seu desenvolvimento e expansão de sua marca.

Cinco Estrelas Serviços: empresa de pequeno porte que procura produzir serviços que auxiliem outras empresas na manutenção da ordem, seu foco é a prestação de serviços. Também visa lucros e crescimento na organização através da inovação dos produtos e com finalidade de expandir sua atuação no mercado.

2 – Tome duas empresas ao acaso, como exemplo, e procure compará-las, enfocando os recursos que elas utilizam.

Santana Textiles; possui grandes recursos físicos com muitos setores e vários equipamentos de alta tecnologia que são utilizados na produção; possui também grande capital de fluxo possuindo muito investidores internacionais; possui um números de milhares de funcionários tanto no Brasil como na Argentina; possui uma grande equipe de profissionais que atuam somente no planejamento de mercado e nas possibilidades econômicas da empresa.

Cinco Estrelas: possui uma estrutura pequena com relação aos recursos físicos possuindo apenas uma filial; seus recursos financeiros são restritos e se dão por meio de financiamentos; possui um pequeno numero de funcionários que buscam atender seus clientes; seus recursos de mercado são feitos através das necessidades da sociedade.

3 - Explique a “racionalidade” existente quando a empresa funciona na expectativa da certeza (sistema fechado) e na expectativa de incerteza (sistema aberto).

Sistema aberto: de elevada permeabilidade, isto é, tem muitíssimas entradas e saídas que permitem intensas transações com o seu ambiente externo. Por essa razão apresenta pouca previsibilidade no seu comportamento. O sistema aberto tem uma variedade enorme de entradas e saídas, nem sempre bem conhecidas graças ao seu intenso intercâmbio com o meio ambiente.

Sistema fechado: de pouca ou nenhuma permeabilidade, isto é, tem pouquíssimas entradas ou saídas em relação ao ambiente externo. Na verdade, nunca há um sistema absolutamente fechado ou hermético. Suas entradas e saídas são limitadas, bem conhecidas e perfeitamente determinadas, guardando entre si uma relação de causa e efeito que pode ser matematicamente conhecida. Uma determinada influência ambiental provoca um determinado efeito ou comportamento do sistema. Por esta razão apresenta elevada previsibilidade no seu comportamento. São os sistemas mecânicos ou determinísticos.

4 - Tome duas empresas ao acaso, como exemplo, defina e compare seus níveis institucional, intermediário e operacional.

Santana Textiles:

Nível institucional : a empresa está entre as cinco maiores do mercado no ranque de sua atividade, tem um quadro de colaboradores superior a 10mil e fatura anualmente mais 200 milhões; Nível intermediário:

a empresa está focada no mercado, com o objetivo de ser reconhecida pelos clientes como a principal produtora de fios de algodão atuando no Brasil e na Argentina.Nível operacional : a empresa tem uma administração sólida, com controle contábil, fiscal e financeiro com bastante rigor, obedecendo às leis, de forma poder participar de todas as concorrências públicas e privadas.

Cinco Estrelas Service: Nível institucional: a empresa é uma empresa de pequeno porte na sua atividade, tem um quadro de colaboradores inferior a 50 pessoas e fatura anualmente cerca de uns 200 mil.

Nível intermediário: a empresa está focada no mercado, com o objetivo de ser reconhecida pelos clientes como a uma das empresas mais empenhadas na área, atuando em algumas cidades de Mato Grosso e Goiás.

Nível operacional: a empresa tem uma administração que busca uma solidez no mercado, com controle contábil, fiscal e financeiro com bastante empenho, obedecendo às leis, de forma poder participar de todas as concorrências públicas e privadas.

5 – Explique o conceito de missão organizacional.

A missão é uma declaração ampla e duradoura de propósitos que individualiza a organização e distingue o seu negócio impondo a delimitação de suas atividades dentro do espaço que deseja ocupar em relação às oportunidades de negócios.

6 – Explique o conceito de visão organizacional.

O conceito de visão de uma organização é dado como uma situação futura desejada em longo prazo, dever ser uma meta ambiciosa, e servir como um guia para a definição dos objetivos e a realização da missão.

7 – Defina princípios e valores.

Princípio é definido como uma atitude compromissada da organização ou com um conjunto de posturas inegociáveis que independem do meio de atuação; inexiste o implemento ou descarte de novos princípios independente do cenário; pertencem à dimensão permanente da empresa; um posicionamento entre o “certo” e o “errado”, sem meio termo; uma indicação do que é devido.

Já a definição de valor é uma atitude compromissada da organização com seu modo de “estar”; uma dimensão situacional porém não volúvel, função da interação com o meio ambiente; uma escala de referência para as políticas de ações que podem ser aferidas numa escala de limites entre bom e mau sendo um guia “externo” de sua atuação; permite à sociedade identificar as atitudes da organização ante suas clientelas (em sentido figurado – a personalidade*); novos valores podem ser adquiridos e outros descartados, na adequação às variâncias sociais do ambiente. Por exemplo, a Responsabilidade Social é um valor novo para algumas empresas e outras, ainda virão a adotá-lo.

8 – Explique os papeis da empresa.

Os papeis da empresa são simultaneamente: satisfazer as necessidades da sociedade, do mercado e do cliente, assim seus produtos ou serviços prestados devem se alinhar a essas necessidades; gerar riqueza e agregar valor, assim a empresa capta insumos, processa-os e fornece saídas na forma de produtos e serviços e o resultado dessas saídas devem ser maior que os custos das entradas; distribuir a riqueza gerada, como a riqueza é gerada graças á contribuição e a colaboração de vários grupos, ela precisa ser distribuída proporcionalmente entre eles; respeitar a natureza e colaborar com a comunidade, toda empresa provoca impactos na natureza e com isso deve assumir uma responsabilidade corporativa para repor o que extraiu da natureza e ao mesmo tempo deve atuar socialmente responsável diante da comunidade.

...

Baixar como  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »