TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Atrividade Aquaticas

Tese: Trabalho De Atrividade Aquaticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Tese  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

1)Pode-se dizer que desde a Pré-História o ser humano apresenta uma relação estrei¬ta com o meio líquido. Nesse sentido, que indícios podem ser destacados, os quais justificam a afirmação dessa aproximação?

R-Pois o ato de nadar ou mover na agua ou sustentar-se sobre ela usando o próprio corpo já era utilizado para recolher alimentos ou mesmo para fugir de algum perigo, os soldados treinavam para guerra e utilizavam o beneficio do nado para ganho de batalhas o filosofo grego Platão afirmava que os que não sabiam nadar não poderiam ser considerados educados. Porem isso não significa que se deslocar no meio liquido seja conceito de natação, nadar tem varias formas diversificada de manifestações já a natação possui caráter desportivo utilizando movimentos técnicos preestabelecidos visando rendimento e desempenho .Portanto podemos dizer que o homem esta envolvido pela agua antes mesmo de sua concepção.

2)A natação e a hidroginástica são manifestações das atividades aquáticas no âmbito da saúde. Sabendo disso, comente sobre os benefícios advindos da prática destas atividades envolvendo os aspectos: físicos, motores, cognitivos, sociais e afetivos.

R- As atividades aquáticas vêm evoluindo de maneira satisfatória de acordo com as exigências da sociedade e do próprio ser humano, sendo uma das modalidades esportivas mais praticadas em academias e clubes. São inúmeros os benefícios das atividades aquáticas, em diferentes faixas-etárias e respeitando melhoria em diversos níveis.

A hidroginástica é uma atividade praticada por muitos anos sua origem esta ligada a atividade física de baixa intensidade para pessoas idosas e debilitada, atualmente é praticada com mais intensidade para treinamento de atletas ou mesmo para condicionamento físico no geral. Hoje temos dois grandes tipos de aula, a Shallow-Water que significa hidro no raso, essa por sua vez é a mais tradicional o aluno ficara em contato com o fundo da piscina com diferentes níveis de imersão.

O Deep-Water que significa hidro em agua profunda, o aluno fica em suspenção não tem contato com o fundo da piscina e não tem impacto nenhum, sendo recomendado uso de equipamentos de sustentação não sendo indicado para alunos sem domínio no meio aquático.

Aspecto físico e motores: a possibilidade de realizar movimentos sem causar impacto unindo exercícios aeróbico de flexibilidade, força e resistência.

Aspecto Cognitivo: O desenvolvimento cognitivo é a sua ação sobre objetos, acontecimentos e outras pessoas, pois ela constrói sua própria realidade baseada no que o mundo representa para ela e, através de experiência sensorial, visual, auditiva, motora e cenestésica.

Aspecto afetivo: tendência à elevação da autoestima, alívio dos níveis de stress, maior disposição p/ enfrentar as atividades cotidianas, entre outros.

Aspecto social: é perceptível como há novas possibilidades de favorecimento das relações interpessoais e consequente aumento dos laços de amizade, interesse em compartilhar experiências e ideais, entre outros. Tanto é, que a orientação dada por diversos médicos, educadores físicos e fisioterapeutas é para que seus clientes optem pelos benefícios das atividades aquáticas como alternativas ao processo de recuperação de determinada enfermidade ou mesmo como forma de precaução aos diversos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com