TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Audtoria

Artigos Científicos: Trabalho De Audtoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  5.218 Palavras (21 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 21

AUDITORIA DE PASSIVOS

INTRODUÇÃO

Para iniciarmos nosso trabalho, primeiramente seguiremos as seguintes definições:

Auditoria: Segundo Fulgêncio, Paulo Cesar – Glossário Vade Mecum – Google Books – pg. 71, “Auditoria é o Exame das operações, atividades e sistemas de determinada entidade, com vistas a verificar se são executados ou funcionam em conformidade com determinados objetivos, orçamentos, regras e normas.”

Passivo:

Passivo evidencia toda a obrigação (dívida) que a empresa tem com terceiros: contas a pagar, fornecedores de matéria-prima (a prazo), impostos a pagar, financiamentos, empréstimos etc. O passivo é uma obrigação exigível, isto é, no momento em que a dívida vencer, será exigida (reclamada) a liquidação da mesma. Marion, José Carlos – Contabilidade Empresarial – 4ª. Edição – São Paulo – Atlas – 1989, pg. 54.

OBJETIVO

Como as obrigações representam fontes de recursos (capital de terceiros e próprios), as contas do passivo são testadas para a subavaliação, ou seja, se estas não estão sendo registradas com valores inferiores aos que deveriam, o que distorceria os números em favor da empresa, mostrando uma situação patrimonial favorável. Já a superavaliação, que é uma situação que não agrada aos empresários e investidores, portanto não é interessante, será verificada na auditoria das contas do ativo, despesas, receitas e patrimônio liquido. Os grupos de contas que compreendem as obrigações são:

- Fornecedores a Pagar;

- Imposto de Renda e Contribuição Social a Recolher;

- Outros Impostos a Recolher;

- Salários a Pagar e Descontos e Encargos Sociais a Recolher;

- Outras Obrigações;

- Provisões;

- Empréstimos.

ASPECTOS CONTÁBEIS

São contabilizados no passivo circulante se vencerem no exercício social seguinte ou até um ano, ou no passivo não circulante se vencerem após o exercício social seguinte ou após um ano.

AVALIAÇÃO

Todas as transações ainda não pagas, referente a bens que passaram a ser de propriedade da empresa, serviços contratados e despesas incorridas, devem ser registradas no passivo, caso estas dívidas tenham clausulas de correção, paridade cambial (divida contraída em moeda que não o Real) ou de encargos financeiros, devem ser atualizadas na data do levantamento dos demonstrativos financeiros. Se estas dívidas não tenham encargos financeiros ou se estes não forem compatível com o mercado, as dívidas devem ser ajustadas ao seu valor presente.

FORNECEDORES

As operações com fornecedores podem originar-se no país ou no exterior.

A aquisição de bens e serviços devem ser contabilizados no grupo de fornecedores a pagar. O momento em que deve ser reconhecida a obrigação é quando o ativo passa a ser de sua propriedade ou o serviço é prestado. Essa passagem de propriedade acontece com frequência com o recebimento do bem. Entretanto caso ocorra antes, em função de condições comerciais, a empresa deve contabilizar imediatamente o ativo e a devida obrigação, nestes casos utiliza-se a conta de bens em transito.

TESTE DE FORNECEDORES

-Obtenha uma relação dos fornecedores a pagar, por fornecedores e nota fiscal ou duplicata, na data-base de encerramento do exercício social.

• Confira a soma dessa relação.

• Confira o total dessa relação com a conta controle do razão geral da contabilidade.

• Qualquer divergência deve ser imediatamente investigada.

-Obtenha cartas de confirmação de saldos de alguns fornecedores. Devem ser circularizados os fornecedores (nacionais e estrangeiros), para os quais a empresa mantem maior volume de operações (essa informação pode ser obtida por meio de registro de compras). A quantidade de fornecedores circularizados devera ser decidida em conjunto com responsável pela auditoria, levado em consideração, principalmente, a segurança do sistema de controle interno da área. Veja modelo da carta de confirmação de fornecedores.

• Confira as informações da carta de confirmação antes de ser expedida.

*Nome e endereço do fornecedor.

*Terminologia da carta.

*Data-base circularização.

*Se a carta de informação foi assinada por empregado categorizado da empresa. É importante que o fornecedor aceite essa assinatura.

*Se a frente do envelope inclui o nome e endereço do escritório da firma de auditoria.

*Se o envelope foi devidamente selado.

• Inclua junto a carta de confirmação um envelope selado endereçado ao próprio escritório da firma de auditoria, a fim de evitar que a carta-resposta seja enviada para outro local indevidamente, e também para facilitar o trabalho do fornecedor.

• Coloque e a carta de confirmação e o envelope selado de resposta no envelope e envie pelo correio. Em nenhuma hipótese esse poderá ser feito por outras pessoas da empresa (poderiam não enviar a carta ou alterar suas informações).

• Para as cartas não respondidas envie segundos pedidos após quinze dias do primeiro pedido.

• Para as cartas não respondidas, decorrido algum tempo do envio dos segundos pedidos, efetue procedimentos alternativos:

*inspecione os documentos-suporte da dívida com o fornecedor. Observe se o valor já não foi testado na auditoria de compras;

*veja pagamentos subsequentes à data da confirmação especificamente para o fornecedor que não respondeu à carta. Para os pagamentos referentes a compras de competência até a data-base da confirmação, verifique se estavam devidamente registrados nessa data. O termo competência aqui apresentado representa a data em que o fornecedor passou a propriedade do bem comprado a empresa ou data em que o fornecedor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com