TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Avaliação

Trabalho Universitário: Trabalho De Avaliação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  2.335 Palavras (10 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 10

Atividades aplicadas práticas:

1-Entreviste dois professores do ensino fundamental, solicitando – lhes impressões a respeito da importância de sua função em facilitar a aprendizagem para seus alunos:

Para que isto ocorra o professor deve, em primeiro lugar, gostar e acreditar naquilo que faz, ou seja, através de seus atos e ações ele servirá de modelo para seus alunos; se ele ensina a refletir ele deve também refletir, se ele ensina a respeitar o próximo ele deve respeitar seus alunos e assim por diante. Deste modo ele está sendo uma prova viva daquilo que está ensinando, pois bem a sua frente existem seres humanos que estão sendo moldados por ele. O aluno é como se fosse um solo fértil, onde o professor semeia suas melhores sementes para que se produzam belos frutos. A relação professor/aluno deve ser cultivada a cada dia, pois um depende do outro e assim os dois crescem e caminham juntos. E é nessa relação madura que o professor deve ensinar que a aprendizagem não ocorre somente em sala de aula. Se estivermos atentos aprendemos a todo o momento e não só na escola com o professor. Assim, o aluno irá desenvolver um espírito pesquisador e interessado pelas coisas que existem; ele desenvolverá uma necessidade por aprender, tornando-se um ser questionador e crítico da realidade que o circunda.

2- Elabore um texto de até 10 linhas a respeito da necessidade de bom senso e senso de justiça de que o professor deve estar imbuído ao avaliar o desempenho dos seus alunos:

Avaliar faz parte do ato educativo. Avalia-se para diagnosticar avanços e entraves, para interferir, agir, problematizar, e redefinir os caminhos a serem percorridos. Portanto, rever o processo de avaliação, não significa analisá-lo isoladamente, e sim refletir sobre todos os aspectos que envolvem o ato pedagógico e a escola. A avaliação que envolve professor e aluno tem um caráter participativo, que possibilita a ambos dinamizarem oportunidades para que tomem consciência da evolução do ensino e da aprendizagem. É um momento de reflexão da ação para fazer e refazer caminhos numa permanente atitude investigadora frente ao conhecimento. Ao invés de mecanismos de controle e coerção, pode vir a funcionar como processo de apropriação do próprio trabalho que os agentes envolvidos realizam.

3 – Convide colegas de curso para a familiarização com a estrutura de um estudo de caso. Em seguida, escolham um tema e façam uma aplicação prática de um estudo de caso. Por fim, analisem os resultados de aprendizagem que tal atividade propiciou.

4- Elaborem uma prova com base nos instrumentos de avaliação escolhidos e depois analisem se tais instrumentos de fato são suficientes de domínio do grupo para a manifestação dos conhecimentos que dominam.

A prova elabora a seguir é de história e pode ser aplicada para alunos do Ensino Fundamental. A prova tem os seguintes instrumentos de avaliação:

• Questionários

• Prova objetiva

• Prova dissertativa.

5- A avaliação da aprendizagem objetiva identificar o desempenho de aluno; a avaliação institucional objetiva identificar o desempenho de instituição de ensino. Com base no capitulo 3 do livro, entreviste colegas do curso a respeito da importância dessas duas modalidades de avaliação para o conjunto do desempenho da unidade escolar.

Avaliação institucional.

É um instrumento que contém o processo de acompanhamento contínuo das atividades e da implementação de mudanças necessárias à retomada da missão proposta pela Instituição. O propósito de toda a avaliação é assegurar a continuidade das atividades da Instituição,verificando o que não está correto, os acertos e os resultados positivos e, a partir dessas informações, tomar posições que proporcionem mudanças, estabeleçam alternativas, elaborem melhorias e ampliações. A Avaliação Institucional engloba todos os segmentos da Instituição: diretores; discentes e docentes da graduação e pós-graduação; funcionários técnicos e administrativos; alunos egressos e representantes da sociedade civil.

Avaliação da aprendizagem.

Durante muito tempo, a avaliação foi usada como instrumento para classificar e rotular os alunos entre os bons, os que dão trabalho e os que não têm jeito. A prova bimestral, por exemplo, servia como uma ameaça à turma. Felizmente, esse modelo ficou ultrapassado e, atualmente, a avaliação é vista como uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer todos os estudantes avançarem. Ou seja, o importante hoje é encontrar caminhos para medir a qualidade do aprendizado da garotada e oferecer alternativas para uma evolução mais segura. A avaliação deve ser encarada como reorientação para uma aprendizagem melhor e para a melhoria do sistema de ensino. Daí a importância de pensar e planejar muito antes de propor um debate ou um trabalho em grupo. É por isso que, no limite, você pode adotar, por sua conta, modelos próprios de avaliar os estudantes.

6- Competência, capacidade, e habilidade são variáveis acadêmicas que podem ser empregadas na avaliação de desempenho de aluno. Reestudo o capitulo 3 do livro e elabore duas questões de avaliação sobre um determinado tema do curso, com base nessas variáveis acadêmicas.

7- A escola ciclada recomenda a utilização das modalidades continua e diagnostica para avaliação da aprendizagem. Analise com professores de escola ciclada os objetivos dessas modalidades de avaliação no contexto da avaliação da aprendizagem.

A escolha dos instrumentos de avaliação não pode ser aleatória, devendo estar atrelada ao planejamento de ensino e aos objetivos que se pretende alcançar. É preciso que o professor tenha clareza sobre: como, quando, para quem e para que avaliar, se o interesse é verificar não somente o produto das aprendizagens, mas também o decorrer de todo o processo, a articulação de vários instrumentos se fazem necessários como, por exemplo: o caderno de campo, a auto-avaliação, o mapa conceitual, o portfólio ou pasta avaliativa, a observação, a entrevista, as provas, as discussões coletivas, o conselho de classe, dentre outros.

Propor a substituição da nota pelos pareceres descritivos e relatórios de desempenho, é dar um salto qualitativo na compreensão e interpretação do fenômeno da construção do conhecimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com