TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Cambio

Ensaios: Trabalho De Cambio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 5

O que é Câmbio?

É uma operação financeira com a finalidade de vender, comprar valores em moedas de outros países, sendo assim, a troca de moeda de um país pela de outro.

O contrato de cambio, é o instrumento firmado entre o vendedor e o comprador de moeda estrangeira, neste estão mencionadas as características da operação e as condições sob as quais se realizam.

A regulamentação do Mercado de Cambio e Capitais Internacionais (RMCCI) foi instituída pela circular 3.280 de 09/03/2005, possuindo os seguintes títulos:

• Mercado de Cambio abrange operações de compra e venda de moeda estrangeira, transferências internacionais em Reais, operações envolvendo ouro(instrumento cambial).

• Capitais brasileiros no exterior contemplam valores, ativos em moeda, bens e direitos fora do país por pessoas físicas e jurídicas, residentes ou com sede no Brasil.

• Capitais Estrangeiros no país cuida dos investimentos externos no Brasil, e outros recursos oriundos do exterior na forma da legislação e regulamentação vigente.

Mercado de Cambio

Define- se como conjunto de operações ajustados entre o operador e o cliente ou entre operadores, estando ou não na mesma cidade ou pais.

Em paris e Bruxelas ainda há locais específicos onde acontece a reunião de operadores de cambio onde realizam seus negócios e determinam as taxas cambiais.porém mesmo com locais físicos a maioria das operações é realizada por telefone ou internet.

Estrutura do Mercado Cambial

Estão inseridos nesta estrutura exportadores e importadores, bolsas de valores, bancos, corretores e outros que tenham transações com o exterior. Eventualmente autoridades monetárias (Tesouro e Bancos Centrais ).

Teremos então o grupo vendedor(exportador,investidores, tomadores de empréstimos , turistas).

Agindo como intermediário entre os dois grupos teremos os bancos, os quais centralizam compras e vendas de divisas, esta intermediação é obrigatória na maioria dos países.

No Brasil uma operação que não esteja intermediada por um banco é considerada ilegítima pelas nossas autoridades monetárias (BCB).

A autorização para praticarem operações de cambio por bancos estão regulamentadas pelo Banco Central do Brasil dependendo das seguintes condições:

• Possuir nível mínimo de capital para que um banco possa operar em cambio;

• Estar sob a forma de banco comercial, de investimento ou instituição financeira múltipla;

• Ter um profissional com notória experiência em administração bancaria sendo responsável pelas operações de cambio;

• Possuir facilidades e condições operacionais necessárias paraa conduzir os negócios de cambio, apresentando projeto ao BCB.

De posse desta autorização as praticas operacionais devem se iniciar em até 180 dias e exercidos continuamente, para que não se caduque a autorização.

Operadores de Cambio

Os operadores de cambio (dealers) são funcionários altamente especializados , que se encarregam de comprar e vender as moedas estrangeiras, tendo a sua disposição todas a as ferramentas de comunicação.

Em bancos internacionais com grande movimento pode-se ter um operador para cada uma das principais moedas negociadas estes estando sob o comando de um operador chefe(chief dealer).

O local de trabalho dos operadores podem ir desde uma simples mesa de operações ou ate uma sala com muitos operadores e seus auxiliares utilizando de equipamentos eletrônicos para fornecer constantemente noticias e informações em diversos países , utilizando estas para tentar prever as tendências das diversas moedas.

Um fator muito importante é o acompanhamento do fuso horário, para acompanhar quem esta iniciando e terminando seu expediente.

Além de operadores existe também os escriturários que são responsáveis em dar andamento aos detalhes das operações processando os registros contábeis.

Corretores de Cambio

Este procura e analisa no mercado de cambial as melhores taxas e condições para seus clientes, aproximando as partes interessadas para que o negócio seja concretizado.

Embora não obrigatória a intervenção de um corretor para operações em comercio ou finanças internacionais pode ser conveniente. Com o surgimento do Mercado de Cambio de Taxas Flutuantes outros participantes podem operar naquele mercado (operadores credenciados, sociedades corretoras, sociedades de credito) agencias de turismo e hotéis (apenas para comprar moedas a clientes).

Funcionamento do Mercado

Ao início das atividades do dia operadores e corretores fazem consultas entre si, buscando determinar taxas para interesse em realizar negócios.

Para isso são consideradas taxas do dia anterior, informações políticas ou econômicas que possam influenciar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com