TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Ciencias Contabeis

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

a CONCEITO DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

b) CONCEITO DE PATRIMÔNIO 4

c) FONTES DE RECURSOS 4

d) ANÁLISE DE MERCADO 4

e) DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 4

f) ESTRUTURAS DE MERCADO 4

g) CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPOSABILIDADE SOCIAL 4

2 CONCLUSÃO 7

3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 8

INTRODUÇÃO

As funções administrativas estão relacionadas com o subsistema de Gerência das Organizações, também denominado subsistema gerencial.

Basicamente esse subsistema tem como objetivo conseguir a cooperação permanente das pessoas, nas diversas áreas de especialização, para alcançar os objetivos organizacionais. Ao contrário das funções técnicas, que são diferentes conforme as particularidades de cada empresa, as funções administrativas se aplicam sem exceção a qualquer tipo de organização. Na definição das funções administrativas, identifica-se inicialmente a de Planejamento que por definição, precede a ação. De fato, no princípio de grande parte das ações humanas, individuais ou coletivas, está algum tipo de planejamento. O planejamento pode ser sistemático ou temático, externalizado ou internalizado e a curto, médio ou longo prazo. Planejamento sistemático é aquele que se realiza através de técnicas apropriadas e em prazos regulares. Ele é externalizado quando participam de sua elaboração as pessoas envolvidas no processo e seu prazo dependem do horizonte de tempo que a organização pretende ter algum tipo de controle. Em seguida, identifica-se a função de Organização, que decorre de algum tipo de Planejamento. De fato, ao se planejar uma ação através de uma coletividade de pessoas, cooperando de forma permanente, define-se também a forma como as pessoas estarão agrupadas e a forma como irão trabalhar. A forma de organizar depende em grande parte dos pressupostos que o organizador tem sobre o comportamento das pessoas, sua capacidade de se envolver com o trabalho, de assumir responsabilidades, motivação etc. Definidos o plano e a estrutura, vem a função de Direção, ou seja: fazer com que a coisa se faça. É a função que conduz a ação. Finalmente, identifica-se a função de Controle, que tem como objetivo garantir que o trabalho executado corresponda ao que foi planejado.

CONCEITO EMPRESARIAL

Segundo Rubens Requião é o sujeito que exerce atividade empresarial aquele que é líder de categoria mais elevada que deve assegurar a eficiência e o funcionamento dos fatores organizados.

Já o ARTI. 966 o conceito empresário como ‘’ aquele que exerce uma profissão econômica, organizada para a produção circulação de bens e serviços, diz também que não pode ser considerado empresário aquele que exerce profissão artística, literária... Mesmo com apoio de colaboradores.

Para se caracterizar empresário é necessário obedecer alguns requisitos como:

Profissionalismo: A atividade deve ser encarada de forma habitual e pessoal, deve se contratar empregados que exerçam a produção e promovem a circulação de bens e serviço.O empresário deve também se informar sobre seu produto e informar ao consumidor sobre seu produto.

Atividade econômica organizada: A Atividade busca o lucro a partir do bem ou serviço que explorar. O empresário deve ter em seu domínio de mão de obra, o capital, os insumos e a tecnologia.

Produção ou circulação de bens e serviços: Consiste basicamente em efetivas a interdição entre o produtor e o consumidor do serviço a ser prestado.

Pressupostos fundamentais ao exercício de atividade empresarial: Existem alguns pressupostos fundamentais ao exercício de atividade empresarial. O primeiro diz quanto à capacidade ou seja, teoricamente é preciso ter mais de 18 anos.

O segundo diz quanto à incapacidade, teoricamente os menores de 16 e menos de 18 anos não teriam capacidade a não ser que houvesse a incapacitação, por exemplo: o casamento pela concessão dos pais, emprego publico efetivo tendo assim a menor economia própria. Entretanto, esse tipo de exigência não é valido no que diz respeito à sociedade por ações.

Atividades econômicas civis: Existem quatro hipóteses de A.E.C de acordo com o C.C que são: profissional intelectual, empresária rural e cooperativa e ainda as atividades que não se enquadram como empresário legal sendo assim considerado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com